Quarta-feira, Outubro 31, 2007

Comer Brigadeio pode, Coronel não pode!

Recebi por email, de um amigo e achei muito legal! Não sei se já conhecem. Por via das dúvidas, aí vai. Bom divertimento.
Dono de lanchonete é preso por batizar sanduíches como patentes militares
Para o dono de uma lanchonete de Penedo, a 170 km de Maceió (AL) tratava-se de uma estratégia de marketing. Para o comandante da Polícia Militar na cidade, era uma ofensa à corporação. E assim, por batizar os sanduíches da casa com patentes militares, Alberto Lira, 38 de idade, dono da lanchonete Mister Burg, acabou detido por ordem do comandante da PM local. Afinal, entendeu o militar, não ficaria bem alguém chegar na lanchonete e pedir:
- Quero um coronel mal passado.
Ou sair de lá dizendo:
- Acabei de comer um sargento...
Na delegacia, foi lavrado boletim de ocorrência e, face ao tumulto havido, a casa comercial fechou durante algumas horas. Como o delegado de plantão entendeu que não havia motivo para prisão, Lira foi liberado horas mais tarde. Os cardápios da lanchonete foram recolhidos para avaliação e a casa reaberta em seguida. Aproveitando-se da inesperada repercussão, a lanchonete quer manter o cardápio que desagrada a PM. A casa oferece lanches como o "coronel" (que é o filé com presunto) e o "comandante" (um prato com calabresa frita). A brincadeira foi demais para o parco humor da Polícia Militar que diz que os nomes dos pratos provocavam chacotas e insinuações contra os policiais entre os moradores da cidade de 60 mil habitantes.
Lira, o dono da lanchonete, diz que não teve nem tem nenhuma intenção de brincar ou ofender a corporação. O cardápio - garante o dono da lanchonete - pretendia ser uma homenagem à hierarquia militar. O prato mais caro era o "comandante". O comerciante contratou ontem (15) o advogado Francisco Guerra, para entrar com uma denúncia por abuso de autoridade contra o comandante local da PM e uma ação reparatória por dano moral contra o Estado de Alagoas. Nela vai salientar que não existe nenhum texto legal que impeça um restaurante de incluir, no seu cardápio, "lula à milanesa", "filé a cavalo" ou "coronel mal passado", etc. O advogado já pediu habeas corpus preventivo para evitar outra detenção de seu cliente. A peça sustenta que "se o argumento do comandante fosse válido, nenhuma festa de criança poderia ter brigadeiro".
Como se sabe, brigadeiro - além de ser a mais alta patente da Aeronáutica - é também o nome do docinho obrigatório em aniversário de crianças.
- Em Penedo, comer brigadeiro pode, mas comer coronel, está proibido - ironizam os advogados da cidade.

 
 

Terça-feira, Outubro 30, 2007

Advogado deve prestar contas ao cliente

O advogado constituído deve prestar contas ao seu mandatário dos valores recebidos no curso do processo, se assim não faz e sendo condenado em ação de prestação de contas, o valor devido deve ser corrigido monetariamente. O entendimento é da Terceira Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ), seguindo o voto da ministra Nancy Andrighi, para quem a correção monetária incide sobre todos os débitos judiciais, inclusive sobre o saldo credor apurado em sentença da segunda fase desse tipo de ação judicial.
A decisão é resultado de ação movida por um posto de gasolina, em São Paulo, afirmando que o advogado constituído tinha o dever de prestar contas sobre valores recebidos e não repassados durante o cumprimento do mandato. A ação foi julgada procedente em primeira instânciae em segunda instância.
O advogado recorreu ao STJ. Quando a ministra Namcy Andrighi apreciou o recurso, manteve na íntegra a decisão do tribunal estadual. Para a ministra,
não tem fundamento a alegação de que o Código Processual Civil proíbe a incidência de correção monetária sobre o saldo credor apurado na segunda fase da ação. Em primeiro lugar, porque o dispositivo legal determina expressamente que "o saldo credor declarado na sentença poderá ser cobrado em execução forçada". E, em segundo, porque a jurisprudência do STJ já está consolidada no sentido de estender a correção a todos os débitos resultantes de decisão judicial, qualquer que seja a sua natureza, após a edição da Lei n. 6.899/1981.

Fonte: STJ - Superior Tribunal de Justiça

 
 

A profecia celestina

O que dizem afinal as misteriosas revelações?
1 Nós estamos descobrindo novamente que vivemos em um profundo e misterioso mundo, cheio de certas coincidências e encontros sincronizados que parecem destinados.
2 Quanto mais nós despertarmos esse mistério, nós iremos criar uma completamente nova visão do mundo – redefinindo o universo como energético e sagrado.
3 Nós descobriremos que tudo ao redor de nós tem importância, consiste em obter de uma energia divina o que nós estamos começando a ver e a entender.
4 Dessas perspectives, nós podemos ver que humanos sempre têm se sentido inseguros e desconectados dessa fonte sagrada, e tentando pegar energia dominando ao outro. Essa luta é responsável por todo o conflito humano.
5 A única solução é cultivar uma conexão pessoal com o divino, uma transformação mística que nos enchem de energia ilimitada e amor, estende nossas percepções da beleza e deixa-nos no elevado da própria consciência.
6 Com esta consciência poderemos deixar de controlar nosso próprio modelo de controle e descobrir uma verdade específica, uma missão, nós estamos aqui para compartilhar que essas ajudas desenvolvem a humanidade para esse novo nível de realidade.
7 Na procura dessa missão, nós podemos descobrir uma intuição que nos mostrará o caminho e o que fazer, e se nós fizermos só interpretações positivas, trará o fluxo das coincidências e isso abrirá as portas de uma missão.
8 Quando muitos de nós entramos nesse fluxo evolucionário, sempre entregando as próprias energias para qualquer um que encontramos, nós iremos construir uma nova cultura onde nossos corpos evoluem a altos níveis de energia e percepção.
9 Assim desse jeito, nós participamos na longa jornda de evolução do grande estrondo, até a meta final: para energizar nossos corpos, por gerações e gerações, até nós andarmos no paraíso que finalmente consigamos ver.

 
 

Segunda-feira, Outubro 29, 2007

Para quem é pai ou mãe e para aqueles que o serão

Este é o título de um escrito de Affonso Romano de Sant'Anna. Achei-o em meio a uma infinidade de mensagens que recebo todos os dias; simplesmente sensacional. Agora que já fui filho, já fui pai e sou avô, consigo entender tudo o que ele escreveu. Não resisti, transcrevo a seguir o texto completo. Se tiverem paciência e um pouco de tempo, leiam e reflitam. Recomendo a meus filhos. O mais velho (Cristiano) já é pai; o caçula (Sandro), o será em breve. A eles toda a felicidade do mundo e curtam seus filhos e a família.
Há um período em que os pais vão ficando órfãos dos seus próprios filhos. É que as crianças crescem independentes de nós, como árvores tagarelas e pássaros estabanados. Crescem sem pedir licença à vida. Crescem com uma estridência alegre e, às vezes, com alardeada arrogância. Mas não crescem todos os dias de igual maneira. Crescem de repente.
Um dia sentam-se perto de você no terraço e dizem uma frase com tal maturidade que você sente que não pode mais trocar as fraldas daquela criatura.
Onde é que andou crescendo aquela danadinha que você não percebeu? Cadê a pazinha de brincar na areia, as festinhas de aniversário com palhaços e o primeiro uniforme do maternal?
A criança está crescendo num ritual de obediência orgânica e desobediência civil...
E você está agora ali, na porta da discoteca, esperando que ela não apenas cresça, mas apareça! Ali estão muitos pais ao volante, esperando que eles saiam esfuziantes sobre patins e cabelos longos, soltos.
Entre hambúrgueres e refrigerantes nas esquinas, lá estão nossos filhos com o uniforme de sua geração: incômodas mochilas da moda nos ombros.
Ali estamos, com os cabelos esbranquiçados.
Esses são os filhos que conseguimos gerar e amar, apesar dos golpes dos ventos, das colheitas, das notícias e da ditadura das horas. E eles crescem meio amestrados, observando e aprendendo com nossos acertos e erros. Principalmente com os erros que esperamos que não repitam.
Há um período em que os pais vão ficando um pouco órfãos dos próprios filhos.
Não mais os pegaremos nas portas das discotecas e das festas. Passou o tempo do ballet, do inglês, da natação e do judô. Saíram do banco de trás e passaram para o volante de suas próprias vidas.
Deveríamos ter ido mais à cama deles ao anoitecer para ouvir sua alma respirando conversas e confidências entre os lençóis da infância, e os adolescentes cobertores daquele quarto cheio de adesivos, pôsteres, agendas coloridas e discos ensurdecedores.
Não os levamos suficientemente ao Playcenter, ao Shopping, não lhes demos suficientes hambúrgueres e cocas, não lhes compramos todos os sorvetes e roupas que gostaríamos de ter comprado.
Eles cresceram sem que esgotássemos, neles, todo o nosso afeto.
No princípio subiam a serra ou iam à casa de praia entre embrulhos, bolachas, engarrafamentos, natais, páscoas, piscina e amiguinhos. Sim, havia as brigas dentro do carro, a disputa pela janela, os pedidos de chicletes e cantorias sem fim.
Depois chegou o tempo em que viajar com os pais começou a ser um esforço, um sofrimento, pois era impossível deixar a turma e os primeiros namorados.
Os pais ficaram exilados dos filhos. Tinham a solidão que sempre desejaram, mas, de repente, morriam de saudades daquelas "pestes". Chega o momento em que só nos resta ficar de longe torcendo e rezando muito (nessa hora, se a gente tinha desaprendido, reaprende a rezar) para que eles acertem nas escolhas em busca de felicidade. E que a conquistem do modo mais completo possível.
O jeito é esperar: qualquer hora podem nos dar netos. O neto é a hora do carinho ocioso e estocado, não exercido nos próprios filhos e que não pode morrer conosco. Por isso os avós são tão desmesurados e distribuem tão incontrolável carinho. Os netos são a última oportunidade de re-editar o nosso afeto. Por isso é necessário fazer alguma coisa a mais, antes que eles cresçam.
Aprendemos a ser filhos depois que somos pais... Só aprendemos a ser pais depois que somos avós...

 
 

Sexta-feira, Outubro 26, 2007

O primeiro prédio verde do Oriente Médio

A Pacific Control Systems, uma companhia de automação com operações em todo o mundo, inaugurou hoje sua matriz em Techno Park, Dubai. O prédio da matriz é o primeiro prédio verde do Oriente Médio e o décimo sexto do mundo com certificação Platinum concedida pelo programa LEED (Leadership in Energy and Environment Design) do Conselho de Edifícios com Bom Desempenho Ambiental dos EUA (USGBC - US Green Building Council).
O prédio foi inaugurado por S. Exa. Mohammad Al Gergawi, Ministro de Estado para Assuntos do Gabinete do Governo Federal dos Emirados Árabes Unidos e Presidente Executivo da Dubai Holding.
Comentando sobre a inauguração da matriz, o Sr. Dilip Rahulan, Presidente e Principal Executivo da Pacific Controls, disse: "Estamos orgulhosos pela inauguração de nossa matriz que está sendo realizada hoje. O prédio de nossa matriz foi construído de acordo com nosso compromisso com o governo dos Emirados Árabes Unidos que é voltado para a obtenção do desenvolvimento sustentável na região. Acreditamos que nossa iniciativa significará um novo marco para outros projetos de desenvolvimento ecológico nos EAU e em outros lugares, demonstrando nosso compromisso para com a gestão ambiental e com a responsabilidade social corporativa".
O premiado prédio da matriz obteve a certificação LEED do USGBC, acumulando o total de 55 pontos. O prédio verde já havia recebido dois prêmios internacionais, um deles em Boston, em junho de 2007: como o "Prédio Comercial mais Avançado do Mundo", o "Digie Award" vencendo o Taipei 101 e o Shanghai Financial Centre; e o "Prédio Mais Inteligente do Mundo" do Chigago Buildcon de 2007.
Em sua declaração de encerramento, o Sr. Dilip Rahulan, Presidente e Principal Executivo da Pacific Controls, anunciou que a Pacific Controls está agora olhando além dos prédios verdes com certificação Platinum e irá liderar o processo de construção do primeiro "Prédio Vivo" do mundo, que será seu Centro de Pesquisa & Desenvolvimento, em Dubai.
Para mais informações, visite o endereço: http://www.pacificcontrols.net
Fonte: PR NEWSWIRE LATIN AMERICA.

 
 

Não deixe para amanhã o que pode investir hoje! Chegue a R$ 1 milhão

Interessante matéria de Patrícia Alves na InfoMoney sobre como chegar a R$ 1 milhão investindo suas economias.
O artigo apresenta uma tabela onde estão apontados os valores a serem investidos mensalmente, segundo diferentes faixas etárias, a taxas de juros não muito distante da realidade atual (0,64% ao mês) e para uma aposentadoria aos 65 anos. Vale conferir!
Por exemplo, uma pessoa com 20 anos, que ainda deve trabalhar 35 anos até se aposentar, deveria investir, hoje, R$ 211,00, mensalmente. Já para um indivíduo com 50 anos, restando pois, 15 anos para a aposentadoria, o valor mensal a ser investido seria de R$ 2.973,00.
Quem se habilita?

Fonte: Infomoney

 
 

Quinta-feira, Outubro 25, 2007

Por que os gagos conseguem cantar!

Alvo de piadas e personagens cômicos célebres, a gagueira é tratada na medicina como disfemia. Ela faz com que o indivíduo repita sílabas ou faça longas pausas ao pronunciar palavras. Mas raramente isso acontece quando um gago canta. Isso porque nosso cérebro processa a fala e o canto de formas diferentes.

Segundo a fonoaudióloga da Faculdade de Medicina da USP, Cláudia Furquim Andrade, o ser humano tem uma neurofisiologia que é adptada para processar a fala em uma seqüência temporal. A gagueira afeta essa habilidade de fazer a sequencialização do som e da fala, ou seja, prejudica o processamento de segmentação temporal no cérebro.

Segundo ela, o problema só aparece quando a fala é auto-expressiva. "No caso da música, quando você canta não está em fala auto-expressiva, porque a música dita o ritmo e a letra já existe. A única coisa que o gago faz é intepretar o que já está pronto, e não processar a fala", explicou.

Para a médica, a pessoa com gagueira junta pensamento, linguagem e emoção, atrapalhando o processamento de fala do cérebro. A patologia pode ser herdada em uma tendência hereditária, mas existe um pequeno percentual de gagueira que pode ser adquirida através da vida por causa de problemas psicológicos com o indivíduo.

A fonoaudióloga informou que existem diferentes abordagens terapêuticas para tratar o problema, mas as principais delas são os tratamentos que modificam a gagueira e os que promovem a fluência.

Dar sustos em um gago como remédio para obter a cura, como acontece em filmes em desenhos, não funciona nem um pouco e as vezes pode até piorar a situação da pessoa. "Isso é pura lenda, além de já ter problemas na estrutura neural, o invidíduo ainda pode se transformar em uma pessoa assustada e medrosa no dia-a-dia".

"Como o problema está mais ligado à ansiedade do que ao nervosismo, o gago tem maiores dificuldades para falar nos momentos em que está mais feliz", completou.

Entre alguns gagos famosos podemos citar o Rei Jorge VI, da Grã-Bretanha, o primeiro-ministro britânico Winston Churchill, o filósofo grego Aristóteles, o cientista inglês Charles Darwin, a atriz Marylin Monroe, o imperador francês Napoleão Bonaparte, o físico e matemático inglês Isaac Newton. Os brasileiros Machado de Assis (escritor) e Nelson Gonçalves (cantor) também tinham problemas de disfemia.

 
 

Finanças e patrimônio

Não vou falar de Bolsa de Valores. Pensei um pouco e resolvi postar sobre finanças e patrimônio, já que, nos dias de hoje, todo cuidado tem se mostrado pouco com nosso dinheiro, nossas economias.
A primeira abordagem refere-se às facilidades que as instituições financeiras, e mesmo as comerciais, estão oferecendo atualmente a clientes, ou não.
Vejam o exemplo: ontem minha esposa recebeu um telefonema da central de relacionamento do Ponto Frio, cadeia de lojas do segmento de varejo, oferecendo um cartão de crédito da bandeira Mastercard, sem anuidade. A proposta é de que o cartão é oferecido para compras na rede de lojas, ou fora dela, acúmulo de pontos (bônus) diferenciados para cada situação. Minha esposa argumentou que não possui renda e o agente disse que poderia ser utilizada a renda do esposo como referência. Muito interessante! Quem não tem renda pode receber um cartão de crédito, tendo como base a renda de outra pessoa, sem declaração de avaliação de cadastro, ou outra referência (contra-cheque, por exemplo). A base para a oferta é uma compra realizada em priscas eras em uma das lojas da rede Ponto Frio. Mas qual a vantagem para o ofertante? Estímulo a compras, e o
famoso seguro contra roubo (R$ 3,00 por cartão emitido), ´pe uma das respostas. Há que se tomar cuidado!
Outro item que pode mexer com as finanças de qualquer mortal é a facilidade de saque nos caixas eletrônicos da rede bancária. Em recente levantamento realizado pelo IDEC - Instituto de Defesa do Consumidor, ficou constatdo que os práticos caixas eletrônicos podem levar os clientes dos bancos a gastar mais do que pensam. Isto porque, alguns bancos oferecem a seus clientes, ao final da operação de saque, alguma praticidade adicional: empréstimos, seguros, títulos de aplicação, e outros produtos mais, que normalmente o cliente não precisa, mas é levado a optar, por impulso, tal como a compra em um supermercado. Isso sem contar as tarifas cobradas pelos bancos para saque, que nem sempre o cliente se lembra. Essas tarifas podem variar de pouco mais de R$ 1,00, a pouco menos de R$ 2,50.
Precisamos estar constantemente preocupados com nossas finanças, pois, afinal de contas, é o que garante a tranqüilidade do dia-a-dia.
A mestre em economia Eliana Bussinger, em recente palestra na Expomoney, em São Paulo, lembrou que "todas as escolhas financeiras que fazemos refletem em algum momento em nossas vidas". Ela lembrou ainda que os cuidados a serem tomados quando administramos nossas finanças envolvem os palpites e modismos dos amigos, parentes e especialistas sobre as formas como gastamos ou aplicamos nosso sagrado dinheirinho. Também devem ser tomados cuidados com o acompanhamento permanente das planilhas de orçamento, receitas, despesas e investimentos, de forma a manter o equilíbrio financeiro.
Conforme já ventilado acima, o impulso, ou a compulsão por compras deve ser constantemente monitorada, verificando sempre se a necessidade de um produto que está em promoção é real; se o preço apresentado está dentro da realidade do mercado, e por aí vai.
Temos que ter sempre em mente que não existe milagre, nem almoço de graça.
Por trás de toda boa oferta, sempre existe um custo embutido, se não no curto prazo, quem sabe no longo prazo? Veja o caso dos planos de fidelidade ofertados por alguns prestadores de serviços.

Mas e o nosso patrimônio? Qual deve ser? Thomas J. Stanley e William D. Danko, no livro "O Milionário mora ao lado", apresentam uma fórmula bastante simples para cálculo da expectativa de patrimônio, conforme a renda e a idade para cada pessoa. Eu, particularmente, vejo a proposta como muito simples, talvez válida para a economia americana. Mas vamos lá, não custa conhecer a metodologia proposta.
A fórmula mágica para cálculo do patrimônio que devemos acumular diz que devemos multiplicar a renda anual pela idade atual e, em seguida, dividir o resultado por dez. Por que dividir por dez? Não sei a resposta!
Um exemplo: supondo uma pessoa que tenha, hoje, 30 anos e tenha uma renda anual de R$ 60 mil. Assim, multiplicando-se 30 anos por R$ 60 mil, encontra-se 1.800, dividindo-se por 10, obteremos 180, ou seja, o patrimônio dessa pessoa deve ser de R$ 180.000,00, aos 30 anos.
Assim, podem ser feitas diversas projeções para patrimônio, dependendo da renda anual da pessoa interessada e da idade projetada. Faça sua projeção!
Então, amigos, se deseja ter bens duráveis, ou não e ainda está longe de seus objetivos, poupe adequadamente e lembre-se de que nada cai do céu. Trabalho, esforço e disciplina são ingredientes básicos para uma vida financeira tranqüila. Invista com cuidado, mas antes, invista em você, nos seu conhecimento, nos seus relacionamentos, tenha fé em Deus e creia que só Ele é capaz de lhe conceder tudo o quê você merece. Seja feliz. Pode parecer papo de auto-ajuda, mas sugiro que raciocinem, olhem em seu meio, olhem ao lado e vejam que felicidade não é ter o carro do ano ou o palacete imaginado em sonhos.
Trabalhe e creia em Deus!

 
 

Quarta-feira, Outubro 24, 2007

Não seja garanhão!

Em humanos e em muitas outras espécies, o macho envelhece mais rápido e morre antes do que a fêmea. Uma nova pesquisa realizada na Inglaterra sugere que isso acontece em função da intensa competição sexual, informou nesta sexta-feira o site LiveScience.com.
Cientistas compararam espécies monogâmicas com espécies poligâmicas, em que cada macho copula com várias fêmeas. Há uma tendência natural de que a competição por fêmeas em espécies monogâmicas seja menor quando comparada às espécies poligâmicas.
Depois de investigar cerca de 30 espécies diferentes de vertebrados, os pesquisadores Tim Clutton-Brock e Kavita Isvaran, da Universidade de Cambridge, descobriram que, quanto mais poligâmica é a espécie, mais rápido os machos vão envelhecer, morrendo antes do que as fêmeas.
Os pesquisadores explicaram que, como a competição entre machos por sexo é intensa, cada exemplar tem menos tempo para procriar. Dessa forma, não há fortes incentivos de os machos desenvolverem uma longevidade, já que não há descendentes para proteger.
Visto que os homens envelhecem mais rápido e morrem antes que as mulheres, essas descobertas sugerem que "no momento em que a fisiologia humana se desenvolveu, talvez durante a Idade da Pedra, a procriação poligâmica fosse normal", justificaram os cientistas.
A dupla de pesquisadores detalhou suas descobertas na última edição da revista Proceedings of the Royal Society.
Fonte: Terra

 
 

Importância das relações sociais na velhice

O ser humano é eminentemente social. É indiscutível a importãncia da vida em sociedade. É através das relações sociais que aprendemos formas de comunicação e regras de convivência, conhecimento a cerca de si mesmo e construímos nossa identidade.
Na velhice a desativação de certos papéis que teoricamente poderia levar a prejuízos da auto-estima e na identidade social não é tão ameaçador.
A aprendizagem com outros é especialmente importante no comportamento humano. O comportamento que é socialmente transmitido sobrevive por causa de suas conseqüências. Todos os seres vivem basicamente num mundo social de co-específicos (ser igual a você, pertencente a mesma sociedade) individualmente reconhecidos e têm a capacidade de predizer o comportamento dos seus co-específicos em diversas situações utilizando pistas e insights.
Esse processo chama-se "cognição social", é o nosso conhecimento social, a capacidade de compreender os co-específicos como seres iguais a você com vidas mentais e intencionais iguais a nós. É "imaginar-se na pele do outro".

Estudos gerontológicos mostram que o convívio com familiares, amigos, conhecidos e gerações mais novas, durante o surgimento de eventos não normativos (não esperados) como viuvez, problemas de saúde, dependência física, alterações sensoriais, tem impacto considerável na vida social. A ligação com uma irmã pode fornecer uma proteção, por exemplo, contra a depressão. O contato com filhos e netos se torna importante para a satisfação de relacionamentos interpessoais. Os integrantes de uma família se movimentam juntos através da vida.
Entretanto, com o avançar da idade, a interação é cada vez mais motivada pela regulação da emoção e menos motivada pela possibilidade de obter informações ou pelos atendimentos das necessidades de afiliação com pessoas que não temos intimidade. Por isso é que as preferências quanto a parceiros sociais e a comportamentos sociais mudam de modo previsível ao longo da vida, quando ocorre a diminuição do número de pessoas nas redes de relações sociais e a redução do contato social na vida dos idosos refletem a perda de significados de algumas metas e aumento de significado das emoções. Na velhice, a maior parte dos amigos é de velhos amigos. As amizades são geralmente baseadas mais na proximidade com os outros do que em suas características pessoais.
A regulação da emoção está claramente implantada em um contexto social. As pessoas buscam o contato social durante períodos de estresse e dependem de parceiros sociais para instigar emoções positivas. Na verdade nossas maiores alegrias, assim como nossas maiores tristezas são atreladas em contextos sociais.

Fonte: Elisângela Vilella G. Sé

 
 

Dicionário brasileiro de prazos

Para evitar que estrangeiros fiquem "pegando injustamente no nosso pé", está-se compilando o "Dicionário Brasileiro de Prazos", que já deveria estar pronto, mas atrasou, do qual foram extraídos os trechos a seguir:
DEPENDE: Envolve a conjunção de várias incógnitas, todas desfavoráveis. Em situações anormais, pode até significar sim, embora até hoje tal fenômeno só tenha sido registrado em testes teóricos de laboratório. O mais comum é que signifique diversos pretextos para dizer não.
JÁ JÁ: Aos incautos, pode dar a impressão de ser duas vezes mais rápido do que já. Ledo engano; é muito mais lento. "Faço" já significa "passou a ser minha primeira prioridade", enquanto "faço já já" quer dizer apenas "assim que eu terminar de ler meu jornal, prometo que vou pensar a respeito."
LOGO: Logo é bem mais tempo do que dentro em breve e muito mais do que daqui a pouco. É tão indeterminado que pode até levar séculos. Logo chegaremos a outras galáxias, por exemplo. É preciso também tomar cuidado com a frase "Mas logo eu?", que quer dizer "tô fora!".
MÊS QUE VEM: Parece coisa de primeiro grau, mas ainda tem estrangeiro que não entendeu. Existem só três tipos de meses: aquele em que estamos agora, os que já passaram e os que ainda estão por vir. Portanto, todos os meses, do próximo até o Apocalipse, são meses que vêm!
NO MÁXIMO: Essa é fácil: quer dizer no mínimo. Exemplo: Entrego em meia hora, no máximo. Significa que a única certeza é de que a coisa não será entregue antes de meia hora.
PODE DEIXAR: Traduz-se como nunca.
POR VOLTA: Similar a no máximo. É uma medida de tempo dilatada, em que o limite inferior é claro, mas o superior é totalmente indefinido. Por volta das 5h quer dizer a partir das 5 h.
SEM FALTA: É uma expressão que só se usa depois do terceiro atraso. Porque depois do primeiro atraso, deve-se dizer "fique tranqüilo que amanhã eu entrego." E depois do segundo atraso, "relaxa, amanhã estará em sua mesa. Só aí é que vem o amanhã, sem falta."
UM MINUTINHO: É um período de tempo incerto e não sabido, que nada tem a ver com um intervalo de 60 segundos e raramente dura menos que cinco minutos.
TÁ SAINDO:
Ou seja: vai demorar. E muito. Não adianta bufar. Os dois verbos juntos indicam tempo contínuo. Não entendeu? É para continuar a esperar? Capisce! Understood? Comprendez-vous? Sacou? Mas não esquenta que já tá saindo...
VEJA BEM: É o Day after do depende. Significa "viu como pressionar não adianta?" É utilizado da seguinte maneira: "Mas você não prometeu os cálculos para hoje?" Resposta: "Veja bem..." Se dito neste tom, após a frase "não vou mais tolerar atrasos, OK?", exprime dó e piedade por tamanha ignorância sobre nossa cultura.
Fonte: Perguntas Cretinas

 
 

Larvas do Aedes Aegypti e a borra de café

Chega o verão, é tempo de praia, de férias e de epidemia de dengue. Isso vem se repetindo há alguns anos e as áreas de saúde do governo, ou dos governos, parecem apreciar tudo isso como se nada tivesse a ver com o assunto: a epidemia de dengue. Anual e mortal.
Segundo o Jornal do Commercio (Recife), no Brasil foram registrados exatos 736.341 casos de dengue clássica de janeiro a outubro de 2002. A forma hemorrágica da doença atingiu 2.279 pessoas e matou 134 delas.
Não há dúvida de que o número real de casos, de mortes e de pessoas contaminadas, é muitas vezes superior, uma vez que muita gente não vai a um posto de saúde ou hospital para se tratar.
Em todos os recantos do Brasil repetiu-se a mesma coisa, pelo menos no que diz respeito à ausência de ações preventivas dos governos.
Mas, como é que se diz: o dengue ou a dengue?
Não importa. Esqueça a gramática. Pode matar da mesma maneira.
O ciclo de contaminação inicia-se com uma picada.
A transmissão se dá pela picada do mosquito Aedes Aegypti que ficou infectado porque picou uma pessoa doente. Esse mosquito infectado, picando uma pessoa sadia, passa o vírus da dengue e esta pessoa fica doente.
Para quebrar essa corrente e interromper o ciclo há que se exterminar o mosquito.
No início de 2002, enquanto grassava a epidemia anual de dengue, circulou mensagem recomendando usar borra de café no combate ao mosquito da dengue, o Aedes Aegypti.
Segundo a mensagem, cientista paulista "... descobriu que a borra de café produz um efeito que bloqueia a postura e o desenvolvimento dos ovos do Aedes Aegypti."
Para interromper o ciclo de reprodução, ela recomenda "... colocar duas colheres de sopa de borra de café para cada meio copo de água..."
Duas colheres do pó produzem cerca de meio litro de café, dependendo da preferência de cada um: mais forte, mais pó. Mais fraco, menos pó.
Portanto, ao fazer um litro de café usam-se cerca de quatro colheres de sopa e o pó resultante do processo dá para preparar uma mistura capaz de encher um copo.
No final das contas, a finalidade da mistura é eliminar a (quase) pureza da água que se acumula em vasos de plantas e na qual se reproduz o temível mosquito. Dizem os especialistas, que o mosquito, ou melhor, "a mosquita", pois é ela quem contamina as pessoas e põe os ovos, não aprecia água suja.
É uma ajuda, talvez não muito significativa dentro do universo de reprodução do Aedes Aegypti, mas, como se diz, é uma maneira de cada um fazer a sua parte.
Gente de fino trato pode botar na água das plantas um dose de vinagre balsâmico, um pouco de noz moscada ou de essências aromáticas que, certamente, produzirão o mesmo efeito: sujar a água e impedir que "a mosquita" ponha os ovos.

 
 

Terça-feira, Outubro 23, 2007

Como a televisão afeta a química de nosso cérebro

Muitos acreditam que asistir à televisão é uma atividade inofensiva, de entretenimento, digna de sua atenção, mas o vídeo abaixo abrirá seus olhos para algumas coisas que devem ser consideradas.
Em exatos 4 minutos você aprenderá porque a televisão é essencialmente uma plataforma para a elite dos anunciantes vender suas mercadorias e comparar como as imagens visualizadas podem fazer sua vida, na realidade, parecer triste e vagarosa.
Se você assiste televisão, você deve assistir este vídeo.
Se não for por você, pelo menos desligue a televisão por seus filhos, é o conselho do Dr. Mercola.


Fonte: Mercola.com

 
 

Segunda-feira, Outubro 22, 2007

Quer mais velocidade no seu micro?

Aqui vai a dica. Boa sorte!

 
 

Sobre limpeza de bicos injetores de automóveis e espelhamento de pintura

O jornalista Boris Feldman, especialista em automóveis deu uma dica, em sua coluna no jornal Estado de Minas, de 05 de agosto de 2006, bastante interessante e que pode mudar a vida de todos nós pobres usuários de oficinas mecânicas. Não tenho conhecimento de que o assunto tenha sido abordado em outras ocasiões, por outros experts. Por este motivo, como achei o artigo muito interessante, reproduzo aqui trechos que me chamaram atenção. Quem quiser ler o artigo completo pode encontrá-lo no Estado de Minas.
"Está mais complicado as oficinas das concessionárias enganarem seus clientes ao incluir a "limpeza de bicos injetores" na relação de serviços das revisões periódicas, pois já há pelo menos uma montadora afirmando objetivamente, no manual do proprietário, que a operação é desnecessária."
Em outro trecho, ele diz.
"... a Ford, preocupou-se com o bolso do consumidor e resolveu ser objetiva em seu manual, afirmando expressamente não ser necessária a limpeza de bicos injetores nas revisões periódicas, pois eles são autolimpantes. A explicação dos engenheiros das montadoras é que os bicos (o nome técnico é válvula injetora) são submetidos a pressões elevadíssimas na passagem do combustível e, por isso, é difícil ou quase impossível a formação de resíduos em seu interior. Afirmam também que existe de fato a possibilidade de problemas nos bicos, mas que, neste caso, a solução é quase sempre sua substituição. Além disso, a eventual limpeza de bicos só é necessária caso o motor apresente um problema de desempenho: difícil de pegar, marcha lenta irregular ou com variação de rotações. E nunca "preventivamente", como insinuam os consultores."
Para concluir segue o texto.
"Empurroterapia
Muitas concessionárias aplicam uma fórmula simples de estimular os recepcionistas da oficina a empurrar serviços desnecessários no momento em que o carro é levado para a revisão: eles são comissionados pelo faturamento conseguido à custa do desconhecimento do cliente. A limpeza de bicos é justificada pela gasolina adulterada e a descarbonização (ou "descontaminação") fica por conta do excesso de enxofre ou do óleo lubrificante. Até na hora de receber o carro zero quilômetro o cliente é vítima de golpe baixo: é quando se tenta enganá-lo com o "espelhamento" da pintura, totalmente inútil e que prejudica a camada protetora aplicada pela montadora quando o carro deixa a linha de montagem."
Então, olho vivo com as concessionárias!

 
 

Sexta-feira, Outubro 19, 2007

Sr. Greenspan e a Bolsa Chinesa

Recebi ainda pouco um email de meu irmão, também investidor na Bolsa, com a seguinte notícia:
"19/10/2007 - 15h08
Greenspan prevê crack da Bolsa na China
WASHINGTON, 19 Out 2007 (AFP) - O ex-presidente do Federal Reserve (Fed, banco central americano), Alan Greenspan, advertiu nesta sexta-feira que os mercados de ações chineses, que vêm batendo recorde atrás de recorde, estão se encaminhando para uma queda vertiginosa.
"Haverá um crack na China. Só não sei quando", afirmou Greenspan, em uma entrevista concedida à revista Emerging Markets publicada nesta sexta-feira.
Greenspan, que continua sendo uma figura muito ouvida em Wall Street, baseia sua conclusão na "ausência de cultura histórica dos mercados" chineses.
A Bolsa de Xangai duplicou seu valor desde o início do ano, depois de subir 130% em 2006. De qualquer forma, parece estar havendo uma pequena correção, depois da "exuberante irracionalidade dos últimos meses".
A Bolsa de Xangai fechou em baixa nesta sexta-feira, em 5.818,05 pontos, depois de despencar 3,50% na quinta-feira."
Obviamente, não poderia deixar de dar minha opinião a respeito. Aí vai.
Há algum tempo (março de 2007) eu comentava aqui em meu blog sobre o assunto China e Bolsa de Valores, nos links a seguir:
http://www.lcdias.com.br/2007/03/retornando.html e http://www.lcdias.com.br/2007/03/como-funciona-bolsa-de-valores-de.html.
O Sr. Greenspan merece todo o meu respeito, e não poderia ser diferente. Mas este senhor, já com mais de 80 anos, está omitindo, não sei se propositalmente, que os ganhos na Bolsa de Nova Iorque, de 12/03 até 11/10, alcançaram nada mais, nada menos do que 13,8%. Ganhos dessa ordem na economia americana não acontecem sempre. Isto se verificou, mesmo com todo o problema das subprime, que vieram à tona com intensidade, exatamente no mês de março, embora em fevereiro eu já tivesse comentado o temor do mercado financeiro em meu blog.
Há que se considerar alguns aspectos nesse embroglio todo:
1 - o investidor, de um modo geral, em economias estáveis, não fica esperando grandes lucros; é bateu-valeu, ou seja, subiu dentro de suas expectativas, vende e fatura; se cair além de sua previsão, ele também vende; são os famosos stop;
2 - nos dias atuais, as empresas americanas, logo os EUA, são altamente dependentes da China, pois as empresas americanas estão usando a China para baratear os custos de produção: uma quebra geral na China vai respingar, e feio, na economia americana e de quebra, na economia mundial; não acredito que permitam isso, enquanto estiverem se dando bem;
3 - apesar dos temores do Sr. Greenpan com a China, as empresas americanas continuam apresentando aumentos consideráveis em seus lucros. Vide os anúncios bem recentes de Google, Caterpillar, Coca-Cola, JP Morgan, McDonald´s, Honeywell e outras mais, as vendas da GM cresceram 4% no terceiro trimestre, e o governo chinês anuncia um crescimento de 11,5% no terceiro trimestre. É bem verdade que os lucros do Bank of America e da Xerox cairam no terceiro trimestre, mas não só de aumento de lucros vive a economia. Se alguns ganham, outros perdem. Principlmente quem andou apostando nas subprime;
Assim, continuo acreditando que a alardeada derrocada no mercado chinês, caso venha a acontecer, pois todo o mercado acionário mundial é vulnerável, ainda deverá demorar um bom tempo. O tempo suficiente para que os EUA concluam que já teriam se beneficiado o suficiente e que foi chegado o momento de cair fora. Lembremo-nos de outros casos asiáticos: primeiro foi o Japão, depois os chamados tigres asiáticos (Tailândia, Coréia do Sul, Filipinas, Malásia e outros), muitos dos quais, até hoje não se recuperaram. Talvez uma honrosa exceção: Hong Kong.
As quedas na Bolsa de Xangai são sempre grandes, o mesmo ocorrendo com as altas.
Não nos esqueçamos o anuncio de hoje, dando conta de que a China tem 345 milionários. Não é nada, não é nada, não é nada mesmo, para a população que existe por lá. Mas o fato real é que há pouco tempo, nem isso eles tinham. O número representa um aumento de 7,8% em relação a 2005. Para isto contribuiu a alta de 130% da Bolsa chinesa registrada ano passado.
Vamos aguardar e ver o que acontecerá; talvez uma próxima alta!

 
 

Quinta-feira, Outubro 18, 2007

A Bolsa de Valores dos dias atuais

Como está a Bolsa de Valores nos dias de hoje?
Depois da derrocada com os subprime americanos o mercado de ações recuperou-se rapidamente e vem superando recordes anteriores, embora com pequenas quedas em alguns dias. Como deve ser encarado isso? Algumas considerações precisam necessariamente ser feitas. Curto prazo, médio prazo, ou longo prazo?
Para o curto prazo, acredito que os investidores precisam ter um pouco de cuidado. Por que? Não há condição, no curto prazo, de a Bolsa de Valores permanecer com todas as ações em alta. Isso porque sempre aparecerá a realização de lucros, boatos que visam desestabilizar o mercado para que os que já verificaram bons lucros possam vender suas ações, e por aí vai. Tecnicamente, deve ser observado o comportamento de cada ação para então se fazer uma melhor avaliação.
Por exemplo, Petrobrás (PETR4) vem de seguidas altas já se encontrando há oito pregões em posição de super-comprada (ver gráfico ao lado). Cuidado! Pode estar próxima uma realização de lucros, com alguma queda significativa no curto prazo. O papel vem em alta expressiva desde 20/08/2007, tendo vencido a linha de resistência do canal de alta em 10/10/2007, quando passou a configurar uma super-compra. Do ponto de vista fundamentalista, a empresa não tem apresentado parâmetros significativos que empurrem as cotações para cima. Senão vejamos: o valor do barril de petróleo no mercado internacional tem subido nos últimos dias, o que acarreta elevação dos custos da empresa, isto porque a maior parte do combustível produzido no Brasil deriva de óleo importado e o preço do óleo produzido por aqui e a quantidade exportada, não geram receitas suficientes para empatar o jogo. A contra-partida que seria a elevação do preço interno dos combustíveis não tem acontecido, pois o governo afirma que ainda não há necessidade de aumentos – haveria muita gordura do passado? Não creio. Outro aspecto, as novas descobertas, aí incluindo as de óleo pesado que diminuiriam a dependência do óleo externo, não deverão gerar escala de produção antes de 2010, pois os campos descobertos ainda precisam ser completamente dimensionados, as plataformas precisam ser produzidas, e por aí vai. Somente se pode enxergar geração de despesas no curto/médio prazo.
Pesquisa recente entre analistas aponta os papéis da Petrobrás como os de melhor perspectiva para investimentos no curto prazo, à frente de papéis da Vale, de instituições do mercado financeiro e de siderúrgicas. Estes, em minha opinião têm fundamentos e valor de mercado mais consistentes do que os papéis da Petrobrás.
Aguardemos as próximas semanas para verificar a verdade!

 
 

Bill e Melinda Gates no combate à malária

Bill e Melinda Gates apelaram aos líderes globais para que adotem "uma meta audaciosa -- de chegar um dia em que nenhum ser humano tenha malária e nenhum mosquito do mundo a carregue". Eles proferiram este pedido de ação em um fórum que contou com a presença de 300 cientistas dedicados ao estudo da malária e legisladores líderes do mundo todo.
"Avanços nas ciências e medicina, pesquisas promissoras e a preocupação cada vez maior de pessoas do mundo todo representam uma oportunidade histórica não apenas para o tratamento da malária ou para controlá-la -- mas para traçar um plano de longo prazo para erradicá-la", disse Melinda Gates.
Todos os anos, a malária mata mais de um milhão de pessoas, sendo que a maioria é de crianças. Uma campanha de erradicação da malária nos anos 50 e 60 desmoronou devido ao declínio nos fundos dos doadores e na crescente resistência a medicamentos e pesticidas. Desde então os programas de combate à malária têm se dedicado em reduzir e não eliminar o ônus da malária.
Bill Gates disse que "um ímpeto de novos atores" -- tais como a Global Fund to Fight AIDS, Tuberculosis, and Malaria (Fundo Global de Combate à AIDS, Tuberculose e Malária); Malaria Booster Program (Programa para Impulsionar o Combate à Malária) do Banco Mundial; e a President's Malaria Initiative (Iniciativa de Combate à Malária do Presidente) dos Estados Unidos - estão trazendo nova energia e recursos para o esforço global para controlar a malária. Juntas, essas iniciativas prometeram US$ 3,6 bilhões para controlar a malária e irão abranger mais de 70 países.
Um novo relatório da UNICEF divulgado no fórum destaca o esplêndido progresso dos
recentes esforços para controlar a malária. Por exemplo, o relatório mostra que: -- O fornecimento anual de mosquiteiros tratados com inseticida para a prevenção contra a malária mais do que duplicou nos últimos anos, de 30 milhões de mosquiteiros em 2004 para 63 milhões em 2006. -- A demanda global por terapias de combinação de artemisinina, o tratamento mais eficiente para combater a malária, cresceu de 3 milhões de doses em 2003 para 100 milhões em 2006.
Progresso nas pesquisas de novas vacinas, medicamentos e inseticidas

Bill Gates citou a "amplitude extraordinária das pesquisas em andamento
relacionadas com medicamentos, vacinas e outras ferramentas de controle" como uma outra razão do novo otimismo na luta contra a malária. Exemplos dos últimos progressos científicos outorgados pela Fundação Gates incluem os seguintes:
-- Vacinas: novos resultados do estudo da PATH Malaria Vaccine Initiative (Iniciativa da Vacina de Combate à Malária PATH), publicados hoje pela The Lancet, mostram que a vacina experimental de combate à malária RTS,S é segura e pode reduzir substancialmente o risco de infecção da malária nas crianças recém-nascidas. No estudo realizado com 200 crianças recém-nascidas, a vacina reduziu novas infecções em 65% no período de três meses e meio. Um teste de grande escala da Fase III da vacina terá início no ano que vem em 10 locais de teste africanos.
-- Medicamentos: The Medicines for Malaria Venture (Medicamentos para a Iniciativa de Combate à Malária), que está pesquisando os tratamentos para superar a resistência aos medicamentos existentes, desenvolveu o maior portfólio de medicamentos de combate à malária da história e aguarda aprovação reguladora no ano que vem para um tratamento aperfeiçoado para as crianças.
-- Controle dos mosquitos: o Innovative Vector Control Consortium (Consórcio de controle Vetor Inovador) está desenvolvendo inseticidas novos e mais eficientes para controlar os mosquitos que transmitem a malária.
Novas vacinas, medicamentos e inseticidas vão ajudar "a quebrar o ciclo de
transmissão e erradicar a doença", disse Melinda Gates. "Tanto a indústria privada como as instituições de pesquisas públicas precisam continuar investindo em novas ferramentas para fazer com que a erradicação da malária se torne possível".
Bill e Melinda Gates fizeram esses comentários em uma reunião composta de
pesquisadores da malária, líderes do setor de saúde global, experts em política e representantes do governo do mundo todo, que está sendo realizada de 16 a 18 de outubro no Sheraton Hotel em Seattle.
Guiados pela crença de que todas as vidas têm o mesmo valor, a Fundação Bill &
Melinda Gates trabalha para ajudar todas as pessoas a terem uma vida saudável e produtiva. Nos países em desenvolvimento, a Fundação dedica-se em melhorar a saúde das pessoas, dando-lhes a chance de se livrarem da fome e da pobreza extrema. Nos Estados Unidos, a Fundação procura garantir que todas as pessoas, principalmente aquelas com poucos recursos possam ter acesso às oportunidades que necessitam para terem sucesso na escola e na vida. Com sede em Seattle, a fundação é liderada pela CEO Patty Stonesifer e co-presidente William H. Gates Sr., sob a direção de Bill e Melinda Gates e Warren Buffett.

Fonte: Bill and Melinda Gates Foundation e PR News Brasil

 
 

Corte o açúcar e viva mais!

Simplesmente restringindo o açúcar e suplementos vitamínicos da dieta diária, é possível extender a expectativa de vida humana, de acordo com pesquisadores germânicos.
Quando os pesquisadores usaram um composto químico para bloquear a capacidade dos vermes de processarem a glicose, a expectativa de vida se extendeu por até 25%, o que significa algo próximo de 15 anos da existência humana.
O efeito benéfico vem de uma fonte conhecida: os radicias livres. Tipicamente, os radicais são considerados como causadores de deterioração do corpo humano, e muitas pessoas consomem anti-oxidantes e vitaminas para combatê-los.
No entanto, quando os vermes foram incapacitados de usar a glicose para se alimentar, eles aumentaram sua energia a partir de outras células - um processo que gerou mais radicais livres do que o normal.
Em resposta, os vermes geraram enzimas que combateram os radicais livres e fortaleceram sua proteção contra as moléculas danificadas.
O estudo também indica uma razão porque os anti-oxidantes podem não ser benéficos a longo prazo.
Quando alguns vermes receberam anti-oxidantes, os radicais livres foram neutralizados. Contudo, isso também evitou que os vermes gerassem defesas benéficas a longo prazo.

Fonte: Reuters

 
 

Todo cuidado com a obesidade, é pouco!

Uma grande pesquisa divulgada nesta quarta-feira na Grã-Bretanha diz que pessoas que sofrem de obesidade podem ter a expectativa de vida reduzida em até 13 anos.
O estudo "Combatendo a obesidade: escolhas futuras" foi endossado pelo governo britânico e compilado por 250especialistas do Foresight Programme (ligado ao departamento governamental para Ciências).
Um dado pararelo mostra que se o número de obesos continuar crescendo, estima-se que 60% dos homens, 50% das mulheres e 25% das crianças britânicas serão obesas em 2050. Atualmente, um quarto da população adulta sofre de obesidade. O impacto sobre o sistema público de saúde também será drástico, aponta o levantamento.
Sociedade de consumo
O relatório conclui que os indivíduos não são os culpados por desenvolverem obesidade, mas sim “uma sociedade que prioriza o consumo de comidas baratas, ricas em açúcar e gordura, o uso de transportes motorizados e trabalhos sedentários”.
Os estudiosos cobram maior envolvimento do governo na questão e apontaram algumas políticas que poderiam ser aplicadas, como planejar cidades para que acomodem mais locais para a prática de exercícios físicos e fazer maior pressão sobre as mães para amamentarem seus bebês - o que poderia diminuir o ganho de peso durante a infância.
Fonte: BBC Brasil

 
 

Quarta-feira, Outubro 17, 2007

Sobre TV analógica e TV digital

Atenção! A empresa americana de varejo Best Buy anunciou que não mais venderá aparelhos de TV analógicos. Informa ainda que sua rede de lojas foi instruída a acabar com os estoques de TV analógica a partir de 1º de outubro passado. Agora, a Best Buy só venderá aparelhos de TV digital.
Fonte: Reuters

Os consumidores brasileiros devem ficar atentos, pois já se fala por aqui que os preços dos aparelhos de TV de plasma e LCD cairão de preço devido ao início das transmissões digitais de alta definição no próximo mês de dezembro, inicialmnte em São Paulo.
É, mais uma vez, os produtores tentando conduzir as preferências dos consumidores.

 
 

Nova solução para energia?

A operadora americana de energia American Electric Power (AEP) apresentou esta bateria de sódio como parte de um projeto de demonstração em Charleston , Wisconsin. A bateria fornece 1,2 megawatts de potência por até sete horas.
Sem problemas operacionais desde quando foi instalada no último ano, faz os técnicos da AEP estarem convencidos de que tal tecnologia de armazenamento de energia está pronta para uso intenso.

Fonte: AEP, abc news

 
 

Sobre alho e azeite

Podemos acreditar? Cada um pode dar sua opinião!
Uma conhecida resolveu experimentar. Leia o relato dela:
"Uso 03 dentes pequenos ou 2 se for dos maiores, bem picadinho direto no prato, sirvo a comida normalmente no prato e depois coloco uma colher de sopa de azeite de oliva por cima de tudo e como com muito apetite!!!!
Resultado: Iniciei o tratamento em 14/07/06, em 02 meses eu emagreci 6.800 kg e no dia 23/10/06 voltei na minha endocrinologista e ela boquiaberta me informou que teria que alterar a dosagem do meu remédio para o hipotireoidismo, pois a coisa reverteu. Meu TSH, que era 9,20, baixou para 0,09 quando a taxa considerada normal, vai de 0,27 a 4,20 mUi. Não utilizo mais os remédios de hipertensão, porque já não são mais necessários. Em síntese...estou muito feliz com esse processo todo. E pretendo continuar com o uso, meu principal problema é seguir com somente a medida indicada...porque a-d-o-r-o alho e azeite de oliva!!!!"

Repasso mais uma dica para pessoas que têm problemas com colesterol e pressão alta. Essa informação é de um professor, membro do nosso grupo, mas um pouco "tímido" nas mensagens para a lista. Segue abaixo seu depoimento:
"Há dez meses atrás meu coração estava cansado, segundo o cardiologista. Fiz eletro, chapa de tórax, exame de sangue. Nessa época estava com derrame de sangue na vista e cego do olho esquerdo. Li na internet as propriedades do azeite virgem e do alho. Comi alho e azeite de oliva por dez meses, todas as noites, à base de 1 dente por 20 quilos de peso. Há 15 dias fui de novo ao cardiologista. Coração forte, fiz eletro, chapa de tórax e exame de sangue. Vindos os resultados, o médico me segurou mais de 30 minutos para explicar o que foi que fiz. Vista perfeita, coração forte, artéria aorta retificada (estava sinuosa), área cardíaca, pulmonar e vias respiratórias normais, ácido úrico baixo, glicemia baixa, triglicérides baixos, colesterol baixo, THC da tireóide baixo."
Receita do Dia:
Azeite virgem de oliva: primeira espremedura a frio. Cicatrizante e antiinflamatório. Baixa o colesterol e os triglicérides quando se evita outras gorduras e o açúcar refinado. Uso no mínimo durante 90 dias para que se sinta ótimos resultados. Dosagem: 1 a 2 colheres de sopa ao dia.
Alho: dosagem : 1 dente de alho roxo a cada 20 quilos de peso ao dia. Pode ser tomado engolindo-se inteiro, cru, como pílula. Exemplo: pessoas com oitenta quilos, 4 dentes de alho ao dia, espaçando-se um a cada refeição. Impede trombose, facilita a circulação em artérias e arteríolas, melhorando o funcionamento de todos os órgãos. É antibiótico contra vírus e bactérias. Limpa as vias respiratórias. Em três meses caem todas as verrugas. Desaparecem as gripes e os resfriados. A associação de alho cru esmagado com azeite, curando-se o macerado por pelo menos 2 horas antes de usar, pode ser tomado vertendo-se um caldo (carne, galinha ou legumes) bem quente sobre a mistura e picando-se pão, novo ou velho, de preferência integral. Deixa-se esfriar a sopa de pão e deve-se tomar morna. É um alimento energético a ser tomado à noite por ser calmante, proporciona um sono profundo e reparador, afora todas as propriedades citadas anteriormente. Indicado principalmente para crianças e idosos. O azeite atenua o cheiro e o gosto do alho e não deixa bafo halitoso no dia seguinte. Neste caso pode-se esmagar o alho como dose única, um dente de alho para 20 quilos de peso, misturados ao azeite. Normaliza a pressão em menos de 30 dias. Como melhora a circulação em geral, melhora todos os órgãos internos, o que é evidente em diabéticos, pois estabiliza em 30 dias os casos menos graves. 500 ml de azeite La Española custam 12,00 reais. 500 gr de alho podem custar 5,00 reais. Essa quantidade dá para 15 dias ou mais. Economiza-se na farmácia, além de servir como alimento e dá oportunidade de aproveitar o pão velho. Damos preferência ao pão integral. Previna-se contra qualquer tipo de gripe ou infecção tipo virótica.

 
 

Terça-feira, Outubro 16, 2007

O novo Cubo de Rubick

Foi lançada a nova versão do Cubo de Rubick. Isso mesmo! Aquele fantástico brinquedinho da década de 80, que fazia todos enlouquecerem tentando arrumar os cubos com as mesmas cores, em linha, acaba de sofrer uma atualização.
O novo cubo não se move em segmentos como o anterior. No novo brinquedo, chamado Revolução de Rubick, cada lado pode se alinhar independentemente e os quadrados do meio foram substituídos por um botão incandescente.
As luzes, em conjunto com efeitos de som e voz permitem utilizar um dos seis jogos que acompanham o brinquedo.
O preço do novo gadget é de US$19.99, lá nos States.

Fonte: OhGizmo!

 
 

Atenção motociclistas!

As jaquetas anti-impacto que haviam sido desenvolvidas para proteger os operários da construção civil japonesa de quedas durante os trabalhos (o quê foi conseguido com sucesso), acabam de chegar aos EUA.
As jaquetas japonesas se inflam antes do impacto.
Lá pelos EUA, em lugar de ter a mesma aplicação para a qual foi desenvolvida pelos nipônicos (salvar vidas dos operários da construção civil), as jaquetas estão sendo utilizadas por motociclistas. Não deixa de ser uma aplicação também bastante útil, principalmente tendo em vista o alto grau de imprudência prórpia dos condutores de motos.
O noticiário americano dá conta de que o primeiro grande teste já aconteceu com um piloto de moto que usava a jaqueta e sofreu um acidente, sendo projetado a 30 m de distãncia, com uma velocidade de 140 mph, não tendo sofrido maiores ferimentos.


Fonte: Gizmodo

 
 

Segunda-feira, Outubro 15, 2007

Café da manhã com alta tecnologia!

O café da manhã ganhou novo status tecnológico com a apresentação da chaleira e da torradeira desenvolvidos pela Kenwood e que apresentam a característica de resposta a comandos pré-programados e economia de energia.
Seja com a opção de ferver sua água, ou aquecê-la até 80 graus - temperatura ideal para preparar café ou chá de ervas - este equipamento tecnologicamente avançado é a chaleira inteligente, que também é mais eficiente do ponto de vista de otimização no uso da energia. Quando fervendo a água, este equipamento cria um espetáculo luminoso em sua cozinha toda vez que, no interior da chaleira as cores variam, mostrando as variações de temperatura da água.
No entanto, caso seja escolhido empurrar a chave dessa jarra de metal com 1,7 litro para aquecer somente até 80 graus, pulsará uma luz laranja, indicando a temperatura que será mantida. Assim, será possível manter a temperaturaconstante sem necessidade de reaquecer a água e desperdiçar energia.
A nova torradeira da Kenwood é a resposta às preces de todos os amantes da tecnologia. Esse aparelho do Século XXI tem regulagem automática completa, bastando apertar a lateral. Com a seqüência de LEDs do display podem ser monitorados diversos estágios do processo de aquecimento do pão, e assim será possível saber quando a torrada estará pronta e o pão saltará. A abertura
variável permite que sejam tostadas finas fatias de pão, até uma baguete e, se você demorar, você poderá conservar o pão aquecido em uma temperatura adequada. No topo do equipamento existe um aquecedor para bolos o que permite aquecer muffins ou biscoitos sem colocá-los no interior da torradeira.

Fonte: Kenwood.

 
 

Sutiã inteligente pode detetar câncer

As mulheres são aconselhadas a realizar mensalmente exames dos seios de modo a detetar o câncer em um estágio inicial, mas nem todos os auto-testes podem ser considerados 100% perfeitos. Com vistas a maior segurança na avaliação, está aparecendo um protótipo de sutiã inteligente, desenvolvido por pesquisadores ingleses. O dispositivo vem com uma série de antenas de microondas que detetam variações na temperatura do seio, que normalmente indicam um estágio inicial de câncer, ajudando assim a evitar que o tumor se desenvolva e se espalhe pelas áreas vizinhas. O conceito em questão é conhecido como termografia, e usará um alarme audível, ou visual, para alertar sobre a necessidade de procurar um especialista médico. Enquanto essa tecnologia não estiver completamente aperfeiçoada, o especialista deverá fazer uma avaliação cuidadosa, pois tanto os tumores benígnos, como as inflamações não malígnas poderão disparar o alarme.

Fonte:
übergizmo

 
 

Para os apreciadores da geladinha!

Os suecos são os autores desta proeza chamada Asko HomePub, a geladeira dos sonhos para muita gente.
A HomePub possui um reservatório destacável de 5 litros para o chopp, um compartimento para o gás e a torneira para servir.
Fora a mais do que necessária prateleira para mais alguns reservatórios.
Isto tudo sem perder espaço: sua capacidade é de 218 litros na geladeira e 83 litros no congelador.
Esta obra-prima já está sendo vendida em alguns países da Europa por cerca de mil dólares.
Fonte: Oh Gizmo! e HomePub

 
 

Domingo, Outubro 14, 2007

Carregador de telefone móvel - sem fio!

A produção já começou, as reservas e pré-encomendas já estão disponíveis, as vendas em todo o mundo têm início em novembro de 2007.
Campanha de caridade! Os primeiros 15 aparelhos da marca Anyfix podem ser adquiridos em leilão no eBay, em prol do fundo fiduciário Menschen fuer Menschen.
As lendárias conquistas da história da tecnologia frequentemente foram baseadas em uma idéia bem simples que ninguém nunca tinha tido antes.
Tal revolução de cada dia da vida é apresentada pelo novo dispositivo carregador universal Anyfix do designer famoso Luigi Colani.
Anyfix: Um para todos!
Com o Anyfix, qualquer usuário de celular a partir de agora poderá carregar 80% de todos os modelos de telefone celular de todo o mundo a qualquer hora e em qualquer lugar, e economizar tempo com isso: é só apertar um botão para o plugue correto de carregamento ser escolhido, e o dispositivo funciona sem fio.
A apresentação do Anyfix na Cebit 2008 criou uma onda de entusiasmo em todo o mundo. Em poucos dias, o Anyfix foi apresentado e discutido em mais de um milhão de websites e fóruns em todo o mundo.
Devido ao enorme eco e demanda, sua capacidade de produção planejada teve que ser incrivelmente aumentada.
Hoje, a Anyfix Company, com uma capacidade de produção de 2 milhões de unidades por mês, está preparada para a demanda mundial e anuncia o início das vendas para novembro.
Como um serviço especial para todos os fãs desta pequena maravilha da tecnologia de carga, as reservas e pré-encomendas já estão disponíveis a partir de 11 de outubro no http://www.anyfix.de.
Para o impaciente, os primeiros 15 aparelhos Anyfix do mundo -- assinado por Luigi Colani -- podem ser comprados em um leilão no eBay da Alemanha a partir de 11 de outubro.
Detalhes técnicos, fotos de Luigi Colani e do Anyfix estão disponíveis na nossa área de download e serviços de mídia no website:
http://www.anyfix.de/engl/download_engl.htm

 
 

Quinta-feira, Outubro 11, 2007

Levante-se, Faça sua parte - Campanha da ONU

A Organização das Nações Unidas - ONU, estará realizando nos dias 16 e 17 próximos a Campanha do Milênio das Nações Unidas para dar suporte ao seu movimento Stand UP, Speak OutLevante-se, Faça sua parte) no dia da consciência global contra a pobreza.
Ano passado, mais de 23 milhões de pessoas em 100 países do mundo inteiro se levantaram no apoio aos pobres do mundo. Neste ano, milhões mais estão planejando se levantar para mostrar a sua solidariedade em favor dos pobres e marginalizados. Os eventos do movimento Stand Up, Speak Out ao redor do mundo despertarão a consciência dos problemas da pobreza e enfatizarão o esforço global para enfocar os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (MDGs - Millennium Delevopment Goals) em prol das pessoas que sofrem com pobreza, fome e doença.
Sua participação é importante. Pegue um amigo e participe. veja alguns exemplos de engajamento ao movimento global.
- Torcedores de futebol estão programando se levantar e gritar por um minuto durante um jogo na Nigéria.
- Entidades sem fins lucrativos organizarão um festival ao ar livre no centro de Chicago para despertar a consciência em favor dos necessitados.
- Estudantes da oitava série em Sri Lanka estão planejando um evento para educar seus colegas sobre os problemas.
- No Japão, as pessoas serão incentivadas a se levantar em lugares públicos, inclusive em ônibus e trens.
Encontre ou inicie um evento em sua região: http://www.standagainstpoverty.org/en/events.
Use a sua pulseira branca: http://www.noexcuse2015.org.
Levante-se literalmente contra a pobreza: http://www.standagainstpoverty.org.
Quebre o recorde mundial do Guinness: http://www.one.org/press/202.html.
Incentive os seus líderes na adoção dos MDGs em prol dos pobres: http://www.endpoverty2015.org/goals.
Participe da conversação
- Veja vídeos do Stand Up, Speak Out no YouTube.
- Visite o blog: http://www.standagainstpoverty.org/blog.
- Leia sobre o progresso dos MDGs: http://www.un.org/millenniumgoals/pdf/mdg2007.pdf.
- Levante-se e faça a sua parte em Facebook, MySpace, Windows Live Spaces e Flickr.
- Ouça o que Shakira, Michael Douglas e Lenny Kravitz pensam: http://www.standagainstpoverty.org/media/video/voices.
- Obtenha materiais do evento: http://www.standagainstpoverty.org/en/materials.
Os fatos
- Mais de 1 bilhão de pessoas vivem com menos de US$1 por dia, e quase a metade da população do mundo (2,8 bilhões) vive com menos de US$2 por dia (Relatório de Desenvolvimento Humano da ONU, 2003).
- O Relatório de Monitoramento Global de 2007 da UNESCO declara que a educação primária universal custaria US$11 bilhões por ano - a metade do que os americanos gastam anualmente em sorvete.
- Globalmente, estima-se que 15,2 milhões de crianças perderam um dos pais, ou ambos, devido a AIDS; 80% dessas crianças vivem na África subsaariana. (UNICEF, 2005)
Sobre o Stand Up, Speak Out
Stand Up, Speak Out é o crescente movimento de pessoas que não querem mais ficar sentadas ou em silêncio diante da pobreza e da desigualdade. A Campanha foi lançada em outubro de 2002, dois anos após 189 líderes de governo de quase todos os países do mundo terem concordado, na Cúpula do Milênio de setembro de 2000, com um conjunto de oito metas aprazadas que, quando atingidas, acabarão com a pobreza extrema em todo o planeta. Trabalhando tanto em nível nacional quanto em nível internacional, a Campanha ambiciona inspirar um movimento global para atingir as metas e erradicar a pobreza extrema até 2015.
Mais informações estão disponíveis em http://www.standagainstpoverty.org.

 
 

Nobel de literatura para escritora de 87 anos

A escritora Doris Lessing, de 87 anos, nascida na Pérsia (hoje Irã), criada na Rodésia (hoje Zimbabwe) e residindo atualmente em Londres, engajada nos movimentos feministas, com profundos aspectos sociais e políticos, venceu, hoje, o Prêmio Nobel de Literatura de 2007, conforme anunciou a Academia Sueca, em Estocolmo.
O Prêmio concedido é de 10 milhões de coroas suecas, o que equivale a cerca de US$ 1,6 milhões.
Lessing que completará 88 anos ao final do corrente mês, não completou seus estudos formais, tendo sido uma auto-didata, função de sua intensa dedicação á leitura. Ela escreveu dezenas de livos sobre ficção e não ficção e uma auto-bigrafia. Ela é a 11ª mulher a vencer o Pr~emio Nobel na área de Literatura.
Caso deseje mais informações sobre a vencedora e o sobre o Prêmio Nobel, o jornal The New York Times publicou hoje, matéria relacionada.

 
 

VILAGO, um dos patrocinadores oficiais do BarCamp Rio 2007

O Vilago é um dos patrocinadores oficiais do primeiro BarCamp Rio, que acontece dia 21 de outubro na PUC-Rio. Dentro do espírito de sempre contribuir com a comunidade digital brasileira, o patrocínio é visto como muito mais do que uma oportunidade de divulgação dos serviços do Vilago e sim como um incentivo para que mais eventos deste tipo sejam realizados em todo o Brasil.
Vamos prestigiar o evento. Espero que o mesmo se consolide e se espalhe por aí. Parabéns aos organizadores! Parabéns ao nosso Condomínio Vilago! Parabéns ao Síndico!

 
 

Quarta-feira, Outubro 10, 2007

Caneta Mágica

Durante uma aula, o professor escreve no quadro e fala com tanta rapidez que os alunos mal conseguem acompanhar toda a informação. Essa dificuldade surgiu na vida de Gabriel Couto, estudante do quarto semestre da Faculdade de Engenharia da Computação da PUC de Campinas, e ele transformou o obstáculo em idéia. Sugeriu que um sensor de movimento fosse introduzido numa caneta, e as informações, digitalizadas. O sensor de movimento identifica as letras e passa para o computador o texto escrito.
Orientados pelo professor Carlos Miguel Toledo, Gabriel e os colegas Édipo Aragão, Eric Ribeiro Mendes, Paulo Balbino e Rodrigo Estefani desenvolveram a caneta Youpi!. A novidade foi apresentada e chegou à semifinal da 5ª edição do Imagine Cup, um torneio de tecnologia realizado pela Microsoft, que seleciona dez dos mais de três mil inscritos.
Veja mais aqui.

 
 

Gaúchas empreendedoras

O tradicional chá-de-panela não estava nos planos da arquiteta Aline Fuhrmeister. Às vésperas do seu casamento, Aline decidiu juntar as amigas num evento que chamou de champagne de lingerie. Em vez de receber acessórios para cozinha, a noiva foi presenteada com peças de moda íntima. O chá também foi substituído pelo champanhe. A festa foi um sucesso, mas algumas amigas comentaram que sentiram a falta de opções no comércio de Porto Alegre na hora de comprar o presente. Foi então que Aline, a irmã Carolina e a prima Fernanda decidiram montar a Santo Babado, uma loja especializada em moda íntima e com espaço para eventos como o champagne de lingerie. “Sempre pensávamos em ter um segundo negócio e resolvemos usar a idéia da festa para abrir uma loja”, conta Aline.
Mais detalhes no site Empreendedor.

 
 

Campanha beneficente pelo 80º aniversário da pastilha PEZ

De outubro a novembro os colecionadores poderão adquirir diferentes objetos da famosa pastilha austríaca PEZ, através de um leilão mundial pelo eBay. A receita será doada ao UNICEF.
O nome PEZ se origina da palavra para hortelã-pimenta: uma pastilha com leve aroma de hortelã-pimenta. Esta foi a primeira pastilha PEZ em 1927, ano no qual a companhia foi estabelecida por Eduard Haas III. Inicialmente vendida como um "confeito de luxo para pessoas ricas", logo se descobriuque eram as crianças o seu grupo alvo. PEZ se tornou um sucesso em todo o mundo, através do uso dospersonagens das histórias em quadrinhos da Disney como as cabeças dos porta-balas. Esta idéia tornou a PEZ atrativa, não somente para as crianças, mas também para uma grande comunidade de
colecionadores do mundo inteiro.
A PEZ celebra o 80º aniversário da famosa pastilha com uma inigualável campanha beneficente: "Para celebrar este aniversário, desenvolvemos uma série exclusiva de porta-balas do Mickey que será vendida, em uma inigualável ação beneficente, através da indústria de alimentos e em um leilão em cooperação com o eBay, em benefício do UNICEF", disse Manfred Fodermayr, Executivo-Chefe do Grupo PEZ.
Gudrun Berger, Diretor Executivo do UNICEF na Áustria, está muito contente com o compromisso social da PEZ: "Em tempos onde o tráfico infantil se tornou uma indústria de bilhões de dólares, e quando ainda existem crianças morrendo de fome, é mais importante do que nunca que as companhias internacionais participem da luta pelos direitos das
crianças. Neste sentido desejo parabenizar a PEZ International por seu 80º aniversário!".
"Por causa de Pam Omidyar, uma dedicada colecionadora das pastilhas PEZ e a esposa de Pierre Omidyar, fundador do eBay, a história da fundação do eBay está fortemente ligada à marca PEZ. Por este motivo, temos a satisfação de podermos apoiar a PEZ e a esta boa causa na ocasião do seu 80º aniversário. A edição limitada de itens de coleção certamente agitará a comunidade de colecionadores", disse Alberto Sanz, do eBay.
Para informações mais detalhadas e imagens gratuitas, visite o endereço: http://www.letspez.com.

 
 

Culinária Portuguesa (não é piada!)

Acredite, as denominações estão corretas. Se você pedir qualquer destes pratos em qualquer restaurante em Portugal, vai ser atendido sem nenhuma risada do garçom.
Há muitos motivos para se visitar Portugal. Mas um deles é, com certeza, a culinária regional. A balança é a maior testemunha de que por lá se come e bebe muito bem. E como os prazeres da mesa merecem ser compartilhados, faço a minha sugestão para um almoço à portuguesa.
Aperitivo
Punheta de Bacalhau (uma delícia!). Enquanto o almoço estiver sendo preparado, nada melhor do que reunir os amigos para uma punheta rápida. É um bacalhauzinho desfiado, temperado com cebola, azeite e vinagre. Simples e dá muito prazer. Fácil de fazer, é uma boa opção para os solitários.
Entrada
Sopa de Grelos ou Sopa Seca que se Agarra às Costas. Por alguma razão, a sopa de grelos é a preferida dos marmanjos. Já os que não se importam de ter algo agarrado às costas preferem a segunda sopa, típica da Beira-Litoral e feita à base de feijão e pão.
Prato principal
Arroz de Pica no Chão. É uma especialidade da região do Entre-Douro e Minho, no extremo-norte do país. É feito à base de frango e toucinho, levando os devidos condimentos. É um prato delicioso, mas um tanto pesado e por isso deve ser apreciado com moderação, em especial por quem gosta de um "rala-e-rola" depois do almoço. Com Pica no Chão a coisa fica mais difícil.
Acompanhamento
Caralhotas ou Cacetes. Uma refeição portuguesa tem sempre pão à mesa. As caralhotas são pequenos pães típicos da região de Almeirim. Já os cacetes são comuns em todo o país. É fácil encontrar um português com o cacete na mão.(eles colocam dois ou três cacetes na tua mesa e tu pagas pelos que
comeres).
Bebida - Vinhos Portugueses:
Os vinhos são classificados por regiões e há para todos os gostos. Como é sempre verão no Brasil, talvez seja bom optar por um vinho com aspecto mais leve e feminino. Pode escolher um Monte das Abertas, um Monte dos Cabaços (Alentejo), um Quinta da Pelada (Dão) ou, talvez, uma Garrafa de Rapadas (Ribatejo). Mas, se insistir em uma bebida mais encorpada e masculina, uma boa opção pode ser o Três Bagos (Douro). Se um ainda mais intenso, um Terras do Demo (Beiras).
Sobremesa
Mamadinhas da Pousadinha de Tentúgal ou Espera-Marido à Transmontana. A confeitaria portuguesa é muito rica e os doces conventuais são mesmo um objeto de culto. O Espera-Marido é um doce simples que se faz com açúcar, ovos e canela em pó. Já a Mamadinha é uma das maiores delícias surgidas nos conventos. (os travesseiros também são uma delícia!).
Digestivo
Licor de Merda. É uma bebida da região de Cantanhede, feita à base de leite, baunilha, cacau, canela e frutas cítricas. Quem experimentou diz que é muito
gostoso. Há quem, por exemplo, goste de comer sapateiras, madalenas e trouxas. E tem também água mineral PENACOVA, a eterna pureza da Serra do Buçaco.

 
 

Domingo, Outubro 07, 2007

O meio ambiente agradece!!!!!

Agora já temos onde levar pilhas/baterias e óleo de cozinha para reciclar!
É isso mesmo! A partir de agora as Agências do Banco Real e as lojas do Pão de Açúcar estão com programa de reciclagem.
As pilhas e baterias de celulares, câmeras digitais, controle remoto, relógios, etc, etc... contém materiais que contaminam o solo e os lençóis freáticos deixando-os impróprios para utilização, podendo provocar problemas à saúde, como danos para os rins, fígado e pulmões. São eles: Cádmio, mercúrio, níquel, chumbo, etc.
Não esqueça: o Papa-pilhas está disponível em todas as unidades do Banco Real.
Também já temos onde levar o óleo de cozinha usado para reciclar!
As lojas do Pão de Açúcar, que já reciclam outros tipos de lixo, como papel, vidro, plástico e metal, reciclarão também óleo de cozinha!
Você sabia que apenas 1 litro de óleo despejado no esgoto polui cerca de um milhão de litros de água ou o que uma pessoa consome em 14 anos de vida? E ainda provoca a impermeabilização dos leitos e terrenos próximos, contribuindo para a ocorrência de enchentes.
Como fazer: depois que o óleo usado esfriar, armazene em uma garrafa plástica daquelas de 2 litros, se possível transparente. Tampe bem a garrafa e deposite-a no coletor de lixo de cor marrom da loja Pão de Açúcar, indicado para esta finalidade. Todo óleo de cozinha coletado será encaminhado pela cooperativa às empresas recicladoras, que o utilizarão como matéria-prima para a produção de Biocombustível.
Se o Pão de Açúcar mais perto de sua casa ainda não tem o coletor apropriado, ligue para o SAC da empresa - 0800-7732732 - e peça para que seja providenciado rapidamente.
Independentemente disso, pare imediatamente de jogar óleo pelo esgoto. Armazene em garrafas e jogue no lixo reciclável, e não nos rios!
Se você quer ajudar mais: divulgue esta mensagem para todos os seus contatos, orkut, etc. Pegue folhetos informativos nas lojas Pão de Açúcar (de onde foi tirado este texto) e distribua para vizinhos, amigos e parentes).
É assim que ajudamos o planeta!
Mais informações: http://www.grupopaodeacucar.com.br/meioambiente.

 
 

Sábado, Outubro 06, 2007

Site de grande utilidade

Se você deseja fazer cálculos os mais diversos, sejam cálculos financeiros, incluindo variação de índices, aplicação de correção monetária e juros; sejam conversões de unidades que envolvam medidas, peso, volume, temperatura, e outros; também cálculos trabalhistas, tais com rescisão de contrato de trabalho CLT e empregado doméstico, salário anual; ou mesmo, aluguéis, envolvendo cálculo de reajustes e dívidas; ou também dívidas vencidas que englobem boletos bancários, cartão de crédito, cheque especial, outros, basta consultar o site http://www.calculoexato.com.br/adel/default.asp.
Lá será encontrado o que está mencionado acima, e muito mais. Tudo com a maior facilidade para ser usado de imediato. Vale a consulta.

 
 

Fim das cópias autenticadas no Rio de Janeiro

Será que dessa vez dará certo? Ou será mais uma lei para não ser cumprida?
Foi sancionada lei que acaba com obrigatoriedade da apresentação de cópias autenticadas. Publicada em 18/07/2007, às 15h55m, por Marcelo Gomes, do Extra RIO.
- O governador Sergio Cabral sancionou a Lei nº 5069, que põe fim à obrigatoriedade de apresentação das cópias autenticadas nos órgãos públicos do Estado do Rio. A lei, de autoria da então deputada estadual Andréia Zito, foi publicada no Diário Oficial do estado.
A partir de agora a população fluminense não irá mais gastar cerca de R$4,44 por cada documento que precise ser autenticado para apresentação nos órgãos estaduais.
O próprio servidor do estado poderá, mediante comprovação com o documento original, declarar que a cópia confere com o original.Uma pessoa que precisa apresentar documentos básicos, como identidade, CPF, comprovante de residência e histórico escolar, gastaria cerca de R$17,76com autenticação das cópias em cartório. Com a nova lei, o custoserá apenas de cópia comum, cerca de R$ 0,10 por cada.
LEI Nº 5069 DE 16 DE JULHO DE 2007.
TORNA DISPENSÁVEL A EXIGÊNCIA PELA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
ESTADUAL, DIRETA, INDIRETA E SUAS FUNDAÇÕES DE AUTENTICAÇÃO DE CÓPIA,
EM CARTÓRIO, DE DOCUMENTOS PESSOAIS E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.
O Governador do Estado do Rio de Janeiro
Faço saber que a Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro decreta e eu sanciono a seguinte Lei:
Art. 1º - Fica dispensada a exigência de autenticação, em cartório, das cópias de documentos exigidos por órgãos integrantes da Administração Pública Estadual, direta, indireta e suas fundações, em todo o Estado do Rio de Janeiro, desde que utilizadas no interesse do requerente, em procedimento administrativo do mencionado órgão autenticador, excetuados os casos previstos expressamente em legislação federal e nos que envolvam motivos de segurança pública,de licenciamento de veículos e de identificação civil e criminal.
Art. 2º - Somente o servidor público efetivo poderá, em confronto com o documento original, autenticar a cópia,declarando que 'confere com o original'.
Parágrafo único - A autenticação de que trata o caput deste artigo deverá ser feita com a carimbagem, constando, obrigatoriamente, a data, o nome, a matrícula e o órgão de lotação do servidor.
Art. 3º - O órgão que verificar, a qualquer tempo, falsificação de documento ou de assinatura em documento público, deverá dar conhecimento do fato à autoridade competente, no prazo improrrogável de 5 (cinco) dias, para instauração do processo administrativo e criminal.
Art. 4º - O servidor que, no uso de suas atribuições, atestar documentos falsos, sofrerá as sanções previstas no artigo 3º da presente Lei, além daquelas estabelecidas no Estatuto dos Servidores do Estado do Rio de Janeiro.
Art. 5º - Esta Lei entrará em vigor na data de sua publicação, revogando-se as disposições em contrário.

Rio de Janeiro, 16 de julho de 2007.

SÉRGIO CABRAL
Governador

 
 

Quarta-feira, Outubro 03, 2007

Sobre as frutas

A alimentação tem sido objeto de muitas observações e comentários, pesquisas e estatísticas. Dias atrás recebi uma mensagem que falava sobre a alimentação à base de frutas e dizia o seguinte.
"Aprenda mais uma! Fruta é o mais perfeito alimento, gasta uma quantidade mínima de energia para ser digerida e dá ao seu corpo o máximo em retorno. O único alimento que faz seu cérebro trabalhar é glicose. A fruta é principalmente frutose (que pode ser transformada com facilidade em glicose) e, na maioria das vezes, 90 a 95 por cento de água. Isso significa que ela está limpando e alimentando ao mesmo tempo.
O único problema com as frutas é que a maioria das pessoas não sabe como comê-las de forma a permitir que o corpo use efetivamente seus nutrientes. Deve-se comer frutas sempre com o estômago vazio. Por quê? A razão é que as frutas não são, em princípio, digeridas no estômago: são digeridas no intestino delgado. As frutas passam rapidamente pelo estômago, dali indo para o intestino, onde liberam seus açúcares. Mas se houver carne, batatas ou amidos no estômago, as frutas ficam presas lá e começam a fermentar. Você já comeu alguma fruta de sobremesa, após uma lauta refeição, e passou o resto da noite arrotando aquele desconfortável sabor restante? É porque você não a comeu da maneira adequada.
Deve-se comer frutas sempre com o estômago vazio. A melhor espécie de fruta é a fresca ou o suco feito na hora. Você não deve beber suco de lata ou do recipiente de vidro. Por que não? A maioria das vezes o suco foi aquecido no processo de vedação e sua estrutura tornou-se ácida. Quer fazer a mais valiosa compra que possa? Compre uma centrífuga. Você tem um carro? Venda-o e compre uma centrífuga. Ela levará você muito mais longe. Você pode ingerir o suco extraído na centrífuga como se fosse a fruta, com o estômago vazio. E o suco é digerido tão depressa que você pode comer uma refeição quinze ou vinte minutos mais tarde. Isso não sou só eu quem diz. O Dr. William Castillo, chefe da famosa clínica cardiológica Framington, de Massachusetts, declarou que "fruta é o melhor alimento que podemos comer para nos proteger contra doenças do coração. Disse que as frutas contêm bioflavinóides, que evitam que o sangue se espesse e obstrua as artérias". As frutas também fortalecem os vasos capilares, e vasos capilares fracos quase sempre provocam sangramentos internos e ataques cardíacos. Há pouco tempo, conversei com um corredor de maratona, num dos seminários de saúde que promovo. Ele era bastante cético quanto à natureza, mas concordou em fazer uso correto de frutas em sua dieta. Sabe o que aconteceu? Diminuiu 9,5 minutos de seu tempo de maratona. Cortou seu tempo de recuperação pela metade, e qualificou-se para a maratona de Boston, pela primeira vez em sua vida. Agora, uma coisa final que gostaria que mantivesse em sua mente sobre frutas. Como se deve começar o dia? O que se deve comer no café da manhã? Você acha que é uma boa idéia pular da cama e encher seu sistema com um grande monte de alimentos, que levará o dia inteiro para digerir? Claro que não. O que você quer é alguma coisa que seja fácil de digerir, frutas que o corpo pode usar de imediato, e que ajuda a limpar o corpo. Quando levantar-se, e por tanto tempo durante o dia quanto for confortavelmente possível, coma só frutas frescas e sucos feitos na hora. Mantenha esse esquema até pelo menos o meio- dia, diariamente. Quanto mais tempo ficar só com frutas em seu corpo, maior oportunidade de ele se limpar. Se você começar a se afastar do café e dos outros lixos com que costuma encher seu corpo no começo do dia, sentirá uma nova torrente de vitalidade e energia, tão intensa que você mal acreditará. Tente durante os próximos dez dias e veja por si mesmo."

 
 

Seja criativo como o cara do filme

Olha só a imaginação do cara! Bota criatividade nisso.

 
 

Terça-feira, Outubro 02, 2007

Pobre gerúndio, foi demitido!

Não sou filólogo, ou como preferem alguns, filologista, mas gostaria aqui de relembrar o significado do termo filologia, qual seja, o "estudo da língua em toda sua amplitude, e dos documentos escritos que servem para documentá-la", conforme consta do Novo Dicionário do Aurélio. mas por que esta digressão?
Por ter achado muito "útil" para o desenvolvimento das ações do estado a providência do Governadro do Distrito Federal, José Roberto Arruda, demitindo, por Decreto, o gerúndio. Ora, o gerúndio é um tempo verbal que indica continuidade de ação, constante de todos os compêndios da língua portuguesa. Será que, de agora em diante, a gramática da língua portuguesa será modificada pelos doutos políticos, por Decreto?
Pelo Art. 2º do Decreto, pe dito que "Fica proibido a partir desta data o uso do gerúndio para desculpa de INEFICIÊNCIA". Muito bom!
Ora, INEFICIÊNCIA, ainda de acordo com o Novo Dicionário do Aurélio, siginifica "falta de eficiência, ou melhor, falta de ação, força, virtude de produzir um efeito". Ora, se há falta de ação nos órgãos do governo do Distrito Federal, para alcançar o desejado pelo estado, em minha modesta opinião, não será com o impedimento do uso de um tempo verbal que o objetivo apregoado será alcançado e sim, segundo os princípios das boas normas administrativas, com funcionários competentes, gerentes comprometidos com resultados e, principalmente, uma cúpula administrativa consciente das ações necessárias para atender os anseios e necessidades da população em geral; quem os elegeu.
Lendo o Decreto, tal como ele se apresenta, poderíamos chegar ao absurdo de imaginar uma professora da rede pública do Distrito Federal chegar diante de seus alunos e dizer que devido ao Decreto, ela não mais poderá ensinar todos os tempos verbais, o gerúndio, em particular, pois o mesmo foi demitido por Decreto do Governador.
Imaginemos a cena seguinte: no palácio do Governo do Distrito Federal: toca o telefone móvel de um funcionário, ele atende, e seu interlocutor pergunta - Por onde andas? Ao que ele responderia, em função do novo Decreto: - Eu ando pelo corredor tal, em frente ao gabinete do Secretário tal. É evidente que ele anda pelo corredor, mas na realidade ele "está andando", "está de passagem", "está desenvolvendo a ação de andar". É a correta aplicação do gerúndio.
Mas estaria o funcionário errado em sua resposta? À luz do Decreto, não. Mas à luz da gramática, certamente.
Isso aconteceria porque o Decreto é casuístico; de aplicação somente aos órgãos do governo do Distrito Federal e para combater a ineficiência.
Fica a pergunta: Se, por acaso, existirem órgãos, ou funcionários EFICIENTES, no governo do Distrito Federal é permitido a eles usar o gerúndio?
Amigos, legislar é fácil, baixar Decretos inúteis, mais ainda, principalmente quando se aproxima mais um período eleitoral, quando TODOS os políticos buscam encobrir suas ineficências com medidas de impacto que os coloque na mídia, sejam elas úteis à população, ou não. O importante é que os coloque sob os holofotes, pois é isso que gera votos.
Mas afinal, o quê estou eu fazendo no momento? Exatamente o que condeno acima, ou seja, colocando o governo (ou o Governador?) do Distrito Federal sob holofotes de uma mídia de grande repercussão, a Internet. mas permitam-me, essa foi a forma que encontrei para manifestar o meu desagrado quanto à medida baixada. Compreendam!
Pobre gramática, passou a estar vinculada ao poder público e, também, administrada por Decreto.