Sábado, Janeiro 27, 2007

Multas de Trânsito - Importante!!!

Parece que a criatividade dos golpistas não tem fim.
Nos cruzamentos da cidade, alguém com uma câmera digital, fotografa as placas dos carros que passam...... Com as placas e as fotos, e com ajuda de despachantes, descobrem os endereços e nomes dos proprietários dos veículos.
Com um computador e uma impressora laser, fazem uma montagem e imprimem boletos perfeitamente idênticos a uma multa, só que os dados para liquidação dessa multa, são de uma conta laranja inserida no código de barras.
A vítima recebe a multa pelo correio, fica na dúvida da infração, mas acaba pagando no banco ou via internet, sem verificar no site do Detran se essa multa existe mesmo, mas na realidade foi vítima de um golpe.
Portanto, antes de pagar qualquer multa, entre no site do Detran e verifique se essa multa existe mesmo.

 
 

O peso dos impostos no Brasil

Você sabe quanto paga de impostos no Brasil?
De um modo geral, cada bem ou serviço produzido no Brasil apresenta uma carga tributária diferente e bastante elevada considerados os níveis internacionais.
Alguns exemplos que afetam diretamente o consumidor final. As bebidas pagam diferentes alíquotas dependendo daquela que consumimos. A água de coco (bebida preferida por minha exigente neta) paga aproximadamente 35% de impostos. Já a água mineral paga 45% e o quentão, aquele das festas juninas, paga algo como 63%. Para os refrigerantes, os consumidores contribuem, em média, com 47% de impostos sobre o preço final. Na cachaça (100% brasileira), o consumidor paga cerca de 83% relativo aos impostos, calculados sobre o preço final do produto. Vale lembrar que, tanto a cachaça, quanto os refrigerantes são bebidas consumidas pelas populações de menor poder aquisitivo, o que afeta sobremaneira a renda dessas pessoas, visto que o consumo de cachaça e de refrigerante é bastante alto no país. Quem manda beber cachaça e refrigerante? Imposto neles!
O Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário, de onde procedem os dados, informa ainda que as empresas atuando no Brasil, pagaram em média 34% de seu faturamento, em impostos, no ano de 2006. Alguns setores empresariais brasileiros, como telecomunicações, energia, petróleo (não sei porque petróleo é considerado diferente de energia, mas vamos lá) e transportes, o valor dos impostos ultrapassa os 40%.
Com isto, a carga tributária no Brasil, em 2006, atingiu cerca de 39% do PIB - Produto Interno Bruto.
Para o país atingir a meta de crescimento de 5% em 2007, segundo o proposto no PAC - Programa de Aceleração do Crescimento, do Governo Federal, acredito que a carga tributária no Brasil não deveria ser superior a algo próximo de 32%.
Não nos esqueçamos que , para atingir a meta de crescimento do PAC, ainda devemos considerar as taxas de juros que ainda são elevadas.
Cresçamos sem mágicas, por favor!

 
 

Sexta-feira, Janeiro 26, 2007

Como o Chile combate o aquecimento global

O Estadão publicou notícia sobre como o Chile dá sua contribuição para a diminuição do aquecimento global. A Comissão de Eficiência Energética preparou um plano no qual os servidores públicos estão sendo instruídos a eliminar o uso do paletó e da gravata. Com isso, os escritórios poderão diminuir o uso de aparelhos de ar condicionado, poupando energia. O governo chileno espera que as empresas da iniciativa privada acompanhem a recomendação.

 
 

Sobre o mamão papaya

Recebi de um amigo por e-mail e resolvi postar. Será tudo verdade?
MAMÃO, UM TESOURO A SEU ALCANCE!
O mamão (Carica papaya), originário da América Tropical, é uma das melhores frutas do mundo, tanto pelo seu valor nutritivo, como pelo poder medicinal.
Cada parte desta planta é preciosa, a começar pelo tronco!
De sua parte interna, retira-se uma polpa que - depois de ralada e seca - assemelha-se ao coco ralado. É rica em propriedades nutritivas e aproveitada em alguns lugares no preparo de deliciosas rapaduras.
O cozimento das raízes dá um tônico para os nervos, e é também remédio para as hemorragias renais.
As folhas do mamoeiro, após secas à sombra, têm aplicação no preparo de agradável chá digestivo que pode ser dado livremente às crianças, pois não contém cafeína.
O suco leitoso extraído das folhas é o vermífugo mais enérgico que se conhece. Usa-se diluído em água. Ainda é digestivo e cura feridas. Em diversos lugares, a medicina popular o utiliza para tratar eczemas,verrugas e úlceras.
Os índios preparam a carne envolvendo-a com folhas de mamoeiro por algumas horas antes de levá-la ao fogo. Este processo amacia a carne.
Com as flores do mamoeiro macho prepara-se um maravilhoso xarope que combate a rouquidão, tosse, bronquite, gripe e indisposições gástricas causadas por resfriados. Coloca-se um punhado de flores, com um pouco de mel em vasilha resistente ao calor, mas que não seja de alumínio. Acrescenta-se um copo de água fervendo,tapando-se bem. Depois de esfriar, toma-se às colheradas, de hora em hora.
Com o fruto verde faz-se um doce maravilhoso. Pode-se também prepará-lo ensopado ou ao molho branco. É uma iguaria!
O mamão maduro: é altamente digestivo (cada grama de papaína - fermento solúvel contido no fruto digere 200g de proteína); tem mais vitamina C que a laranja e o limão; contribui para o equilíbrio ácido-alcalino do organismo; é diurético, emoliente, laxante e refrescante; cura prisão de ventre crônica comido em jejum, pela manhã, faz bem ao estômago; é eficaz contra a diabete, asma e icterícia; bom depurativo do sangue; não pode faltar na alimentação da criança, pois favorece o seu crescimento.
Depois de comer-se o mamão, esfrega-se a parte interna da casca sobre a pele para tirar manchas, suavizar a pele áspera e eliminar rugas.
Mastigar de 10 a 15 sementes frescas elimina vermes intestinais, regenera o fígado e limpa o estômago. Comidas em quantidade, são eficazes contra câncer e tuberculose.
Faltava dizer que qualquer uso que se faça de qualquer parte desta planta, traz consigo uma ação vermífuga poderosa, o que bastaria para destacar sua importância.
Melhor que consumir frutos do supermercado (colhidos verdes e amadurecidos à força no carbureto), é colhê-los já maduros no pé, no próprio quintal pois além disso serão livres de agrotóxicos.
Num espaço bem apertado cabem vários mamoeiros. Eles gostam de terra boa, bem adubada. Por exemplo, com lixo de cozinha ou com uma "Boca da Terra".
O consumo do mamão é recomendado pelos nutricionistas por se constituir em um alimento rico em licopeno (média de 3,39 mg em 100 gr), vitamina C e minerais importantes para o organismo.
Quanto mais maduro, é maior a concentração desses nutrientes.

 
 

Alemães, uma gente muito estranha

Relato de uma excursão pela Alemanha.
"Após 40 dias cruzando a Alemanha de norte a sul e de leste a oeste, temos uma constatação a fazer: os alemães são hoje um povo muito estranho.
Listamos a seguir atitudes escandalosas e irresponsáveis que eles adotam. Não queremos gente assim no Rio de Janeiro e São Paulo, para atrapalhar o nosso cotidiano animado de paz e harmonia:
- Os metrôs daqui da Alemanha não têm catraca, o povo compra o bilhete, mas não tem ninguém a quem mostrar esse bilhete.
- As bicicletas ficam soltas nas ruas, com cadeado, mas sem estarem amarradas a nada. E eles ainda desperdiçam um monte de espaço com ciclovias e nem deixam os pedestres andarem nelas, como acontece nas nossas.
- Incrível: os estranhos alemães param nos sinais vermelhos na hora, mesmo de madrugada, quando não há qualquer chance de um carro passar no sentido contrário.
- Os pedestres, não atravessam de jeito nenhum, uma rua, enquanto o sinal para eles não ficar verde, mesmo que não venha nenhum único carro; eles ficam ali perdendo tempo, esperando abrir o sinal.
- Não há limite de velocidade nas estradas (apenas uma recomendação para não ultrapassar 130 km/h, nunca seguida); Ah, e fazem um desperdício de cimento, porque a pista, tem 70 cm de espessura, de puro concreto.
- Nesse país esquisito, um jovem, para adquirir a carteira de motorista, leva quatro anos de escola. As aulas são feitas em conjunto com o colégio.
- Nas estradas, todos os carros andam nas pistas da direita e as pistas da esquerda ficam vazias para os carros mais velozes, um contra-senso de desperdício.
- A gente saia à meia noite para passear na praça e não via nenhum assaltante para quebrar a nossa monotonia.
- O governo que essa gente estranha elege, não cobra pedágio nessas estradas esquisitas. E eles estão sempre fazendo obras, modernizando mais ainda as rodovias, não se sabe para quê, nem com que dinheiro;
- A periferia das grandes cidades, desperdiça todas as áreas com campos verdes e florestas, ao invés de deixar pessoas usarem de forma mais racional os espaços, com favelas, lixões, por exemplo.
- Os caras fabricam uns carrões, tipo BMW, Mercedes, Audi e VW, e nem blindam. E ainda deixam nas ruas à noite.
Tem um monte de maluco que, além disso, ainda tem coragem de andar de carro conversível.
Certamente eles têm o hábito de andar com revólver no porta-luvas para se defender.
- Essa é incrível: os caixas automáticos dos bancos ficam nas ruas, em plena calçada! E não tem ninguém tomando conta.E ainda funcionam a noite inteira. Não falo alemão, mas aposto que os jornais estão cheios de notícias sobre assaltos nesses caixas automáticos.
- As calçadas têm espaços livres que são desperdiçados com pessoas ao invés de deixar o elemento mais importante de uma cidade - os carros - tomarem conta. E aí, para resolver esse contra-senso, os alemães constroem um monte de garagens subterrâneas.
- Em engarrafamentos, eles desperdiçam aquela pistona do acostamento e não ultrapassam ninguém por ali. Se fossem mais espertos, teriam um trânsito mais legal, como o nosso, que ultrapassa por qualquer lado, até pelo acostamento.
- Os jornais do dia ficam empilhados e tem uma caixinha do lado onde você coloca uma moeda e leva um jornal, e não tem ninguém ali para cobrar; mas o gozado é que são tão esquisitos, porque ninguém leva um jornal sem pagar.
Ainda bem que a excursão acabou e estamos voltando para a nossa civilização."

 
 

Quinta-feira, Janeiro 25, 2007

As três velhinhas

Três senhoras muito velhinhas se reúnem para o chá das 5.
- Puxa, acho que estou ficando esclerosada - comenta uma delas. - Ontem eu me peguei com a vassoura na mão e não me lembrava se já tinha varrido a casa ou não.
- Isso não é nada - diz a outra. - Outro dia eu me vi de pé, ao lado da cama, de camisola, e não sabia se tinha acabado de acordar ou estava me preparando para dormir.
- Cruz credo - fez a terceira. - Deus me livre ficar assim! Isola! - e deu três batidinhas na mesa: toc-toc-toc. Olhou para a cara das outras e emendou:
- Esperem um pouco que eu já volto! Acho que tem gente batendo na porta!

 
 

Ações da Petrobras e da Vale do Rio Doce

Muito tem sido falado sobre os valores relativos para os preços das ações da Petrobras e da Vale do Rio Doce. Qual o motivo? Dizem os comentaristas e analistas que os valores das ações da Petrobrás, historicamente, sempre foram superiores aos da Vale. É verdade! Petrobras andava na casa de 7,5% acima da Vale, em agosto de 2006. Atualmente, o valor das ações da Vale do Rio Doce andam por volta de 28% acima dos valores das ações da Petrobras. Assim, concluem que, como a Petrobrás é o carro-chefe da Bolsa de Valores, sendo a ação mais negociada diariamente, em algum momento à frente deverá alcançar e até ultrapassar os preços da Vale do Rio Doce.
Em minha opinião, talvez seja conveniente olhar não só os preços históricos, mas também o momento atual e as perspectivas futuras. Não que eu seja contra a tese defendida pelos analistas. Longe de mim tal presunção.
Qual a situação da Petrobrás? A empresa busca a consolidação da auto-suficiência interna em petróleo; tem um programa de investimentos ambicioso para os próximos quatro anos; tem elevada despesa em dólares, principalmente com a importação de matérias-primas para a produção de óleo diesel, já que nosso óleo não possibilita produção de diesel local com boa relação custo-benefício (o consumo interno de óleo diesel é muito alto) e de gás; seus níveis de exportação não são significativos; não consegue elevar os preços dos combustíveis internamente, por dois motivos: eles já estão cerca de 26% acima do preço internacional e os objetivos sociais do governo impedem qualquer movimento da estatal nesse sentido - os aumentos são conseguidos indiretamente, pela não redução do preço dos combustíveis no mercado interno, quando o preço do barril de petróleo cai no mercado mundial, como ocorreu recentemente; não tem uma política de dividendos clara, embora tenha premiado os investidores com dividendo ao final do ano. Quais são as opções para a empresa com vistas ao futuro? Conseguir a auto-suficiência para abastecimento interno; procurar aumentar a exportação e reduzir drasticamente a importação tanto de óleo bruto, como de gás (este, segundo as expectativas da empresa só deverá ter auto-suficiência dentro de cinco anos); transformar-se numa empresa de energia, em lugar de uma empresa petrolífera. Quanto tempo isto demandará?
E a Vale do Rio Doce? Aí a história é um pouco diferente. Primeiro, a empresa não mais sendo estatal (já há alguns anos), pode negociar seus preços de acordo com o mercado, independente do governo; suas receitas são fundamentadas em dólares, fruto de seu elevado índice de exportação; consegue negociar aumentos de preços com uma certa facilidade, por ser uma das maiores produtoras de metais do mundo; tem uma clara política de investimentos e aquisições (ou fusões), principalmente no exterior; tem uma política de dividendos interessante, com distribuição anual, já tendo anunciado para este ano, um dividendo cerca de 23% superior ao valor do ano de 2006; a demanda internacional por metais só aumenta, China à frente. Que tal? Parece que as perspectivas são boas para a empresa.
Portanto, acredito ser difícil comparar os preços relativos, diante de tantas variáveis não homogêneas para ambas as empresas. Corremos o risco de estar comparando banana com laranja. Não creio que seja uma boa comparar apenas os preços. É interessante ir um pouco mais além.
Concluindo, não descarto a Petrobrás como uma opção de investimento, pois ela tem apresentado bons resultados ao final dos exercícios; é uma das maiores empresas petrolíferas do mundo; tem atuação no exterior e procura investir no aumento da produção interna. O valor das ações em Bolsa está bastante atrativo. Pode apresentar resultados satisfatórios no médio-longo prazo. Vale a pena investir, sem a preocupação de que o valor das ações da empresa venham a superar os valores das ações da Vale do Rio Doce, que acredito continuará sua trajetória no médio-longo prazo.
Quem quiser se aventurar, boa sorte!!!

 
 

Quarta-feira, Janeiro 24, 2007

Cuidado com as esponjas de cozinha

Você sabia que as esponjas que são usadas nas pias de cozinha contém mais de 25.000 bactérias por centímetro e podem incluir bactérias tais como enterichia coli e salmonella?
Em compensação, se você colocar essas mesmas esponjas em um forno de micro-ondas por cerca de dois minutos, pode matar aproximadamente 99% das bactérias vivas. É o que aponta um estudo realizado nos Estados Unidos e publicado no Journal of Enviromental Health, conforme é apresentado em artigo da BBC News.

 
 

Estratégia é tudo!

Um homem de idade vivia sozinho em Minnesota,USA. Ele queria revirar a terra de seu jardim para plantar flores, mas era um trabalho muito pesado. Seu único filho, que normalmente o ajudava nesta tarefa, estava na prisão. O homem então escreveu a seguinte carta ao filho, reclamando de seu problema:
"Querido filho, estou triste porque, ao que parece, não vou poder plantar meu jardim este ano. Detesto não poder fazê-lo, porque sua mãe sempre adorava flores, e esta é a época do plantio. Mas eu estou velho demais para cavar a terra. Se você estivesse aqui, eu não teria esse problema, mas sei que você não pode me ajudar com o jardim, pois estás na prisão. Com amor, Papai."
Pouco depois o pai recebeu o seguinte telegrama:
“PELO AMOR DE DEUS, PAPAI, NÃO ESCAVE O JARDIM... FOI LÁ QUE EU ESCONDI OS CORPOS”!
As quatro da manhã do dia seguinte, uma dúzia de Agentes do FBI e policiais apareceram e cavaram o jardim inteiro, sem encontrar nenhum corpo.
Confuso, o velho escreveu uma carta para o filho contando o que acontecera.
Esta foi a resposta: “PODE PLANTAR SEU JARDIM AGORA, PAI... ISSO É O MÁXIMO QUE EU POSSO FAZER POR VOCÊ, NO MOMENTO” !

ESTRATÉGIA É TUDO PARA UM GESTOR... E PARA PROFISSIONAIS COMPETENTES.

 
 

Investir: sorte ou técnica?

É verdade que muita gente ainda diz que investir em Bolsa de Valores requer uma boa dose de sorte. Discordo de quem assim pensa. Acredito muito na análise técnica para orientação em quando entrar ou sair do mercado de ações. Evidentemente é preciso ter uma boa ferramenta que ajude a análise e a tomada de decisão. Nos dias de hoje, aas ferramentas disponíveis permitem que, após algum tempo de estudo das mesmas e observações de comportamento do mercado de ações, se consiga bons resultados.
É lógico que um programa para computador não apresenta resultados 100% corretos. existem falhas. Mas a observação ao longo do tempo permite, com certeza, que as deficiências tenham influências minimizadas ou praticamente eliminadas.
As ferramentas de que dispomos tais como o MetaStock, os programas da Apligraf e tantos outros disponíveis, permitem aos investidores sucesso em suas aplicações em Bolsa de Valores, na maioria dos casos. Precisamos ter paciência, tempo de estudo e os ganhos aparecem.
A análise técnica proporciona ao investidor a possibilidade de identificar tendências de mercado, permitindo assim que os resultados sejam mais confiáveis.
Quem trabalha com a análise técnica, ou gráfica, sabe muito bem que ela está fundamentada em algumas premissas básicas decorrentes dos estudos sobre comportamento do mercado ao longo do tempo. Em primeiro lugar, devemos considerar para nossos investimentos, que o mercado desconta tudo. Mas o que significa isso? O fundamento está em que, qualquer expectativa que o mercado tenha sobre um determinado papel, ou sobre a conjuntura econômica será descontado no preço das ações, seja por fatos ou notícias, seja a expectativa positiva ou negativa. assim, se uma notícia dá conta de que a empresa tal oferecerá um dividendo por suas ações, os preços irão incorporar este dividendo, para descontá-lo quando do efetivo pagamento.
Outro ponto importante é que os preços se movem em tendências, que são facilmente identificadas por meio da análise dos gráficos das ações. É uma boa orientação. Temos que ficar atentos para mudanças de tendência, pois não há tendência que sempre dure!
A última observação vem do fato de que os estudos têm mostrado que a história tende a se repetir, evidenciando ciclos nos mercados. Assim a compreensão das tendências futuras passa a ter uma forte ligação com acontecimentos passados.
Ilustrando, com a figura mostrada ao lado, vejam o caso das ações do Submarino (SUBA3). Por volta de julho de 2006, falava-se em uma possível fusão do Submarino com a Americanas.com (notícia). O gráfico na figura mostra que a ação ensaiou um processo de alta, mas como as condições da fusão ainda não estavam bem entendidas pelo mercado, a ação apresentou uma certa alta, depois caiu um pouco, pois os rumores continuavam, mas sem definição, o que só veio a ocorrer em final de outubro, quando então a ação iniciou uma forte alta. Quando em meados de novembro as condições da fusão ficaram claras, incluindo dividendos em épocas diferentes, a ação disparou, levando sua cotação à casa dos R$ 74,00 - fatos (notemos que os preços constantes da figura já apresentam os descontos dos dividendos pagos em 2006 e a pagar em 30/01/2007). Assim, as ações apresentaram valorização compatíveis com as notícias e com os fatos ocorridos. A análise gráfica indicou com bastante precisão todos os movimentos e tendências da negociação.
Muitos podem dizer que depois do fato ocorrido, é fácil apontar o que aconteceu. Tanto não é assim, que o gráfico traduziu exatamente o que estava por acontecer e o que aconteceu. Quem acompanhou, se deu bem!

 
 

Terça-feira, Janeiro 23, 2007

Morte às sextas-feiras!!!!

Durante alguns meses, acreditou-se que o quarto 311, de um hospital municipal da África do Sul, tinha uma maldição.
Todas as sextas-feiras de manhã, os enfermeiros
descobriam um paciente morto neste quarto da unidade de cuidados intensivos. Claro que os pacientes tinham sido alvo de tratamentos de risco mas, no entanto, já não se encontravam em perigo de morte. A equipe médica, perplexa, pensou que existisse alguma contaminação bacteriológica no ar do quarto.
Alertadas pelos familiares das vítimas, as autoridades conduziram um inquérito. Os pacientes do 311 continuaram, no entanto, a morrer a um ritmo semanal e sempre à sexta-feira. Por fim, foi colocada uma câmera no quarto. E o mistério resolveu-se: todas as sextas-feiras de manhã, pelas 6 horas, a moça que fazia a limpeza naquele turno, desligava o respirador artificial do doente para ligar o aspirador de pó!!!

 
 

Segunda-feira, Janeiro 22, 2007

Tente a experiência

Se é verdade que a cada dia basta sua carga, por que então teimamos em carregar para o dia seguinte nossas mágoas e dores?
Há ainda os que carregam para a semana seguinte, o mês seguinte e anos afora...
Nos apegamos ao sofrimento, ao ressentimento, como nos apegamos a essas coisinhas que guardamos nas nossas gavetas, sabendo inúteis, mas sem coragem para jogar fora.
Vivemos com o lixo da existência, quando tudo seria mais claro e límpido com o coração renovado.
As marcas e cicatrizes ficam para nos lembrar da vida, do que fomos, do que fizemos e do que devemos evitar.
Não inventaram ainda uma cirurgia plástica da alma, onde podem tirar todas as nossas vivências e nos deixar como novos.
Ainda bem...
Não devemos nos esquecer do nosso passado, de onde viemos, do que fizemos, dos caminhos que percorremos.
Não podemos nos esquecer de nossas vitórias, nossas quedas e nossas lutas.
Menos ainda das pessoas que encontramos, essas que direcionaram nossas vidas, muitas vezes sem saber.
O que não podemos é carregar dia-a-dia, com teimosia, o ódio, o rancor, as mágoas, o sentimento de derrota e o ressentimento.
Acredite ou não, mas perdoar a quem nos feriu dói mais na pessoa do que o ódio que podemos sentir durante toda uma vida.
As mágoas envelhecidas transparecem no nosso rosto e nos nossos atos e moldam nossa existência.
Precisamos, com muita coragem e ousadia, abrir a gaveta do nosso coração e dizer: eu não preciso mais disso, isso aqui não me traz nenhum benefício.
E quando só ficarem a lembrança das alegrias, do bem que nos fizeram, das rosas secas, mas carregadas de amor, mais espaço haverá para novas experiências, novos encontros. seremos mais leves, mais fáceis de ser carregados, mesmo por aqueles que já nos amam.
Não é a expressão do rosto que mostra o que vai no coração? De coração aberto e limpo nos tornamos mais bonitos e atraentes e as coisas boas começam a acontecer.
Luz atrai, beleza atrai.
Tente a experiência!!!
Sua vida é única e você é único. Sua vida merece que, a cada dia, você dê uma chance para que ela seja plena e feliz.

(Texto: Letícia Thompson)

 
 

Sexta-feira, Janeiro 19, 2007

A vida prega cada uma!

A filha de um advogado não aparecia em casa mais de 5 anos. Na sua volta, seu pai deu a maior bronca:
- Onde você estava durante esse tempo todo, desgraçada?!
- Por que não escreveu sequer uma notinha dizendo como estava?
- Por que não telefonou? Vagabunda! Não sabe como a sua mãe tem sofrido por sua causa!
A garota, chorando:
- Pai....Virei prostituta...
- O QUE?!? Fora daqui, sem vergonha, ordinária, desqualificada, vergonha da família, não quero te ver nunca mais!!!
- Tá bom, papai. Como o Sr. quiser... Eu somente voltei aqui para dar este casaco de pele e as escrituras da minha mansão do Morumbi para a mamãe. Uma caderneta de poupança no valor de 5 milhões para o meu irmãozinho e, para você, paizinho, este Rolex de ouro puro, o BMW 0km que está na porta e um título vitalício do melhor clube da cidade e um convite a todos para passarem o Reveillon a bordo do meu iate em Búzios, e...
- Filhinha, você disse que tinha virado o que, mesmo?
- Prostituta, papai.
- Aaaaahhhh, boooommmm! Que susto você me deu, menina!.... Eu tinha entendido "professora substituta"!!!!! Vem cá, dá um abraço no Papai.....

 
 

Revivendo Rui Barbosa

"Sinto vergonha de mim por ter sido educador de parte desse povo, por ter batalhado sempre pela justiça, por compactuar com a honestidade, por primar pela verdade e por ver este povo já chamado varonil enveredar pelo caminho da desonra.
Sinto vergonha de mim por ter feito parte de uma era que lutou pela democracia, pela liberdade de ser e ter que entregar aos meus filhos, simples e abominavelmente, a derrota das virtudes pelos vícios, a ausência da sensatez no julgamento da verdade, a negligência com a família, célula-mater da sociedade, a demasiada preocupação com o "eu" feliz a qualquer custo, buscando a tal "felicidade" em caminhos eivados de desrespeito para com o seu próximo.
Tenho vergonha de mim pela passividade em ouvir, sem despejar meu verbo, a tantas desculpas ditadas pelo orgulho e vaidade, a tanta falta de humildade para reconhecer um erro cometido, a tantos "floreios" para justificar atos criminosos, a tanta relutância em esquecer a antiga posição de sempre "contestar", voltar atrás e mudar o futuro. Tenho vergonha de mim pois faço parte de um povo que não reconheço, enveredando por caminhos que não quero percorrer...
Tenho vergonha da minha impotência, da minha falta de garra, das minhas desilusões e do meu cansaço. Não tenho para onde ir pois amo este meu chão, vibro ao ouvir meu Hino e jamais usei a minha Bandeira para enxugar o meu suor ou enrolar meu corpo na pecaminosa manifestação de nacionalidade.
Ao lado da vergonha de mim, tenho tanta pena de ti, povo brasileiro!
De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça, de tanto ver agigantarem- se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar da virtude, a rir-se da honra, a ter vergonha de ser honesto."

 
 

Novidades que apreceram na CES - Consumers Electronic Show

Estive olhando produtos apresentados na CES e alguns me chamaram atenção. Achei-os interessantes e falarei um pouco deles. Pena não ter espaço para falar, nem apresentar, todos. Cada um chama mais atenção do que os outros.
O primeiro de minha lista é o Diamond XtremeTV HDTV USB TV TUNER, da Diamond, que funciona como um receptor de TV e dispositivo de captura de vídeo, utilizando uma porta USB do micro.Com esse gadget você pode assistir TV em seu laptop/PC a qualquer momento e em qualquer lugar usando o sinal disponível no ar, seja de HDTV, UHF, VHF e cabo analógico. Seu tamanho compacto e antena portátil tornam o Xtreme TV um perfeito companheiro para viagens, junto com seu laptop. Com sua versatilidade ele transforma, rapidamente, seu micro em um gravador de vídeo pessoal e digital, possibilitando que você programa suas gravações, pausas e reveja shows da TV. Mais um concorrente para a Pinnacle? O preço sugerido no mercado americano é de US$ 99.99.
Outro produto que chama atenção é um disco rígido portátil, da Memorex, também para uso em uma porta USB, sem necessidade de fonte de alimentação externa, facilitando o transporte de dados armazenados, quando em deslocamentos para fora de casa ou do escritório. Ele está disponível nas capacidades de 80GB, 120GB and 160GB. Para adicionar valor a este disco, um cabo USB e software de backup e sincronismo está incluído no fornecimento. Os preços sugeridos são respectivamente US$129.99, US$149.99 e US$199.99.
Mais um dispositivo interessante é o Sansa View, da SanDisk, que começa, com este produto, sua participação no mercado de mídia portátil. Atualmente, ele é o mais fino do mercado, com apenas 17 mm de espessura. É um produto baseado na tecnologia flash de armazenamento, com 8GB de capacidade, possibilitando assistir filmes em sua tela de 4" (widescreen). Oferece ainda um slot SDHC para acoplar outros cartões de 8, 16 e 32 GB. Possui ainda um alto-falante integrado. Os usuários podem conseguir até 10 horas de música e 4 horas de vídeo. O preço sugerido no mercado americano é de US$ 300.00.


 
 

Quarta-feira, Janeiro 17, 2007

Algumas dicas da NASAA – North American Securities Administrators Association sobre aplicações financeiras

A NASAA é a mais antiga organização internacional de proteção ao investidor americano, fundada em Kansas, USA, em 1919. Ela cuida da proteção aos investidores em ações, bônus do governo americano e outros certificados financeiros negociados no mercado norte-americano.
Atenção! Você pode ser o alvo escolhido pelos artistas da encenação, com recomendações não muito acertadas, acarretando riscos para o seu investimento.
Por outro lado, você pode evitar se tornar vítima de corretores inescrupulosos seguindo as 10 dicas de auto-defesa que a NASAA sugere para os aplicadores americanos.
1 – Não seja uma “vítima cortês”.
2 – Confira sempre de forma a se assegurar de que estranhos não lhe vendam acordos “estranhos”.
3 – Sempre esteja preocupado com seu dinheiro.
4 – “Não julgue um livro por sua capa”.
5 – Preste atenção àqueles vendedores que se compadecem dos medos dos investidores.
6 – Não faça uma tragédia pior devido a decisões financeiras temerárias.
7 – Monitore sempre seus investimentos e faça perguntas consistentes.
8 – Esteja atento para variações sobre seus investimentos ou perderá seus lucros.
9 – Não se embarace ou tenha medo quando verificar fraude ou abuso em seus investimentos.
10 – Esteja sempre atento para voltar à carga com práticas pouco ortodoxas.

 
 

Enquanto isso, no galinheiro...

Uma galinha põe um ovo de meio quilo!!!!
Jornais, televisão, repórteres... Todos atrás da galinha!
- Como conseguiu esta façanha, Sra. Galinha? Perguntam os jornalistas.
- Segredo de família, respondeu a galinha.
- E os planos para o futuro? Voltam a indagar os jornalistas.
- Botar um ovo de um quilo!!!!, respondeu a galinha.
As atenções se voltam, agora, para o galo.
- Como conseguiram tal façanha, Sr. Galo? Indagaram os jornalistas ao rei do galinheiro.
- Segredo de família, respondeu o galo.
- E os planos para o futuro? Voltam os jornalistas para o galo.
Este respondeu prontamente:
- Partir a cara do avestruz que andou por aqui!

 
 

O homem e seu tempo

O cérebro humano mede o tempo por meio da observação dos movimentos.
Se alguém colocar você dentro de uma sala branca vazia, sem nenhuma mobília, sem portas ou janelas, sem relógio... você começará a perder a noção do tempo. Por alguns dias, sua mente detectará a passagem do tempo sentindo as reações internas do seu corpo, incluindo os batimentos cardíacos, ciclos de sono, fome, sede e pressão sanguínea. Isso acontece porque nossa noção de passagem do tempo deriva do movimento dos objetos, pessoas, sinais naturais e da repetição de eventos cíclicos, como o nascer e o pôr do sol. Compreendido este ponto, há outra coisa que você tem que considerar: nosso cérebro é extremamente otimizado.
Ele evita fazer duas vezes o mesmo trabalho.
Um adulto médio tem entre 40 e 60 mil pensamentos por dia. Qualquer um de nós ficaria louco se o cérebro tivesse que processar conscientemente tal quantidade. Por isso, a maior parte destes pensamentos é automatizada e não aparece no índice de eventos do dia e portanto, quando você vive uma experiência pela primeira vez, ele dedica muitos recursos para compreender o que está acontecendo. É quando você se sente mais vivo. Conforme a mesma experiência vai se repetindo, ele vai simplesmente colocando suas reações no modo automático e "apagando" as experiências duplicadas.
Se você entendeu estes dois pontos, já vai compreender porque parece que o tempo acelera, quando ficamos mais velhos e porque os Natais chegam cada vez mais rapidamente.
Quando começamos a dirigir automóveis, tudo parece muito complicado, nossa atenção parece ser requisitada ao máximo. Então, um dia dirigimos trocando de marcha, olhando os semáforos, lendo os sinais ou até falando ao celular ao mesmo tempo. Como acontece? Simples: o cérebro já sabe o que está escrito nas placas (você não lê com os olhos, mas com a imagem anterior, na Mente); o cérebro já sabe qual marcha trocar (ele simplesmente pega suas experiências passadas e usa, no lugar de repetir realmente a experiência) .Em outras palavras, você não vivenciou aquela experiência, pelo menos para a mente. Aqueles críticos segundos de troca de marcha, leitura de placa...
São apagados de sua noção de passagem do tempo...
Quando você começa a repetir algo exatamente igual, a mente apaga a experiência repetida. Conforme envelhecemos, as coisas começam a se repetir: as mesmas ruas, pessoas, problemas, desafios, programas de televisão, reclamações... Enfim... As experiências novas (aquelas que fazem a mente parar e pensar de verdade, fazendo com que seu dia pareça ter sido longo e cheio de novidades), vão diminuindo.
Até que tanta coisa se repete que fica difícil dizer o que tivemos de novidade na semana, no ano ou, para algumas pessoas, na década.
Em outras palavras, o que faz o tempo parecer que acelera é a... R-O-T-I-N-A.
Não me entenda mal. A rotina é essencial para a vida e otimiza muita coisa, mas a maioria das pessoas ama tanto a rotina que, ao longo da vida, seu diário acaba sendo um livro de um só capítulo, repetido todos os anos.
Felizmente há um antídoto para a aceleração do tempo: M & M (Mude e Marque). Mude, fazendo algo diferente e marque, fazendo um ritual, uma festa ou registros com fotos. Mude de paisagem, tire férias com a família (sugiro que você tire férias sempre e, preferencialmente, para um lugar quente, um ano, e frio no seguinte) e marque com fotos, cartões postais e cartas.
Tenha filhos (eles destroem a rotina) e sempre faça festas de aniversário para eles, e para você (marcando o evento e diferenciando o dia).
Use e abuse dos rituais para tornar momentos especiais diferentes de momentos usuais. Faça festas de noivado, casamento, 15 anos, bodas disso ou daquilo, bota-foras, participe do aniversário de formatura de sua turma, visite parentes distantes, entre na universidade com 60 anos, troque a cor do cabelo, deixe a barba, tire a barba, compre enfeites diferentes no Natal, vá a shows, cozinhe uma receita nova, tirada de um livro novo. Escolha roupas diferentes, não pinte a casa da mesma cor, FAÇA DIFERENTE.
Beije diferente sua paixão e viva com ela momentos diferentes. Vá a mercados diferentes, leia livros diferentes, busque experiências diferentes. Seja diferente
Se você tiver dinheiro, especialmente se já estiver aposentado, vá com seu marido, esposa ou amigos para outras cidades ou países, veja outras culturas, visite museus estranhos, deguste pratos esquisitos..
Em outras palavras... VIVA.
Porque se você viver intensamente as diferenças, o tempo vai parecer mais longo. E se tiver a sorte de estar casado com alguém disposto a viver e buscar coisas diferentes, seu livro será muito mais longo, muito mais interessante e muito mais V I V O... do que a maioria dos livros da vida que existem por aí.
Cerque-se de amigos. Amigos com gostos diferentes, vindos de lugares diferentes, com religiões diferentes e que gostam de comidas diferentes.

Enfim, acho que você já entendeu o recado, não é?
Boa sorte em suas experiências para expandir seu tempo, com qualidade, emoção, rituais e vida.

 
 

Taxa de juros - Muito útil!

O site do Banco Central oferece uma tabelinha que calcula os juros que estão sendo cobrados ou, se preferir, o valor da prestação para uma determinada taxa de juros. Tudo rápido e automático. Se for comprar parcelado, calcule antes:http://www.bcb.gov.br/?PRESTFIXA.
Não esqueça a observação de que a tabela não leva em consideração a entrada paga no ato.

 
 

Segunda-feira, Janeiro 15, 2007

Boas indicações para a Bolsa de Valores

Bolsas asiáticas fechando em grande alta no dia de hoje. Tóquio, +1,0%; Hong Kong, +2,4%; Shangai, +4,74%; Singapura, +0,88% e por aí vão as demais. Na Europa, mercados abrindo em alta. O dia de hoje promete ser interessante. Na sexta-feira, apesar da volatilidade o IBOVESPA fechou em alta de 1% e as Bolsas americanas apresentaram altas consistentes. Vamos acompanhar o dia de hoje, pois ocorrendo a superação da resistência a 43.900 pontos de forma consistente, pode significar a consolidação de um novo processo de alta. Atenção!
Para quem quer arriscar, amanhã é o último dia que as ações do Submarino serão negociadas com direito ao resgate das ações preferenciais de emissão da B2W decorrente da fusão do Submarinoi com as Lojas Americanas. O resgate total será de R$ 441.046.826,09, sendo R$ 8,324940245 por ação preferencial de emissão da B2W. O crédito correspondente será feito no dia 31/01/2007, de forma individualizada a cada acionista, com base na posição acionária do Submarino em 16/01/2007. A partir de 17/01/2007, as ações de emissão do Submarino passarão a ser negociadas na Bolsa de Valores de São Paulo, ex-direito de crédito.

 
 

Convertendo vídeos do YouTube

Novidade na praça! Está disponível um novo conversor online de vídeos divulgados no YouTube. O endereço é http://vixy.net/flv_converter. Basta você copiar o endereço apresentado no YouTube, inserir no site conversor, escolher o novo formato para o vídeo, ou áudio e disparar o processo. Ao final existe a possibilidade para gravação do vídeo convertido. Basta escolher a pasta de seu micro onde o mesmo deve ser armazenado. Muito fácil! Boa sorte!

 
 

Quinta-feira, Janeiro 11, 2007

Como será hoje a Bolsa de Valores?

Mais uma vez as Bolsas asiáticas operaram em baixa, as commodities também e as Bolsas européias abriram em alta.
Ontem, a BOVESPA, contrariando as expectativas, fechou em ligeira alta, acompanhando as Bolsas americanas, com recuperação na segunda metade do pregão, porém com baixo volume de negócios, o que denota uma certa cautela por parte dos investidores.
As altas verificadas na BOVESPA, nas Bolsas americanas e nas européias no dia de ontem, podem ser atribuídas a uma fraca agenda de indicadores nos mercados mundiais para esta semana e ao crescimento da economia alemã em 2006, por volta de 2,5%, o maior índice desde 2000. Também novos rumores de fusões e aquisições no quadro corporativo europeu promoveram o bom humor do mercado.
Nos Estados Unidos, o único indicador que deverá ser fornecido esta semana é o de vendas no setor de varejo, na sexta-feira. O mercado espera também que os Bancos Centrais da Inglaterra e da Alemanha mantenham suas taxas de juros nos patamares atuais.
A maior parte dos fatores citados revestem-se de expectativas do mercado, o que também deve ser encarado com cautela pelos investidores.
Tudo isso jogado numa avaliação mais ampla, leva a crer que uma certa volatilidade do mercado deve continuar ainda por esta semana.
Os gráficos para o Índice BOVESPA mostram uma formação que sugere cautela, visto que, para mudar a tendência atual, que continua sendo de baixa, será necessário se configurar uma alta consistente até atingir os 43.600 pontos. Vamos continuar observando.

 
 

Diversificação em Bolsa de Valores

Um dos tópicos importantes para investimentos em Bolsa de Valores é o que trata da escolha das ações que serão objeto de constituição de uma carteira. É a composição da carteira que pode contribuir decisivamente sobre o risco por investir em um mercado de renda variável. A diversificação deve ser encarada como uma ferramenta que possibilita ao investidor minimizar perdas quando da ocorrência de um evento que venha a afetar as cotações. Assim, o investidor deve escolher ações para investir em segmentos que venham a reagir de forma diferente frente a um mesmo fato. Ou seja, para um fato registrado, alguns setores da economia se comportam de forma diferente de outros.
Vamos tentar identificar melhor esta colocação. A eclosão de uma guerra em área de grande produção de petróleo pode ter influência sobre ações de empresas distribuidoras de combustíveis, pois a guerra pode diminuir a produção mundial, os preços no mercado internacional, conseqüentemente, poderão subir, fazendo pressão sobre o consumo e diminuindo os lucros das empresas. Como decorrência, as ações de empresas atuando neste segmento de mercado deverão receber impacto negativo.
Por outro lado, empresas produtoras de armamento poderão sair beneficiadas, pois serão requisitadas a vender mais, logo, aumentar a produção, aumentar seus lucros e verem suas ações subir na Bolsa de Valores.
Este mecanismo deve ser bem observado, acompanhando os fatos ocorrendo no dia-a-dia e o evoluir dos mercados.

 
 

Quarta-feira, Janeiro 10, 2007

Mais uma da Apple

Depois do iPod, a Apple surge com mais uma novidade: o iPhone, para ameaçar a tranqüilidade dos fabricantes de telefone móveis celular. Isto acontece em um momento delicado para os fabricantes tradicionais de aparelhos telefônicos celulares que estão sofrendo pressão em todo o mercado mundial. Já apresentaram dificuldades a Ericsson, a Benq, semana passada a Motorola anunciou um ano difícil, e por aí vai.
Hoje, nas Bolsas de Valores européias as ações da Nokia, maior fabricante de aparelhos celulares do mundo, já caiam quase 2%, Ao passo que as ações da fabricante sueca Ericsson apresentavam queda próxima de 0,5%. As ações da Samsung e da LG também caíram no dia de hoje por razões de preocupação dos mercados com o início das vendas que deverá acontecer até junho do corrente ano.
O legendário Steve Jobs, presidente da Apple informou que espera vender 10 milhões dos novos aparelhos até o fim do próximo ano, o que representa uma parcela muito pequena do total de aparelhos celulares vendidos no mundo atualmente, da ordem de 1 bilhão.

 
 

O mercado para hoje

Mais surpresa ontem? Não vi assim. Os preços das commodities no mercado internacional estão afetando muito os mercados. E para hoje não vejo grandes possibilidades de reversão do quadro, pois as Bolsa asiáticas já operaram em baixa, com forte movimento de realização de lucros em Tóquio, com queda de 1,7%, provocada principalmente por vendas maciças de papéis de commodities, lideradas por empresas de petróleo, aço, fármacos e automóveis. Hong Kong também operou em baixa com o índice caindo também cerca de 1,7%. Na Europa, as principais Bolsas abriram em baixa e, por volta de 12:00 horas (hora local), já apresentam queda próxima de 1%.
Assim, não acredito que a BOVESPA venha e ter desempenho diferente no dia de hoje. Ontem o suporte em 42.100 pontos mencionado no último post, foi perdido. Como o volume negociado foi bastante elevado. A associação deste indicador com as quedas dos indicadores Índice de Força Relativa e Momento, pode indicar um movimento de baixa mais forte se anunciando. O próximo suporte está por volta de 41.300 pontos, o que deve ser um bom ponto de observação. Ultrapassado este suporte, o próximo está no entorno de 40.500 pontos. Muita atenção para hoje!

 
 

Antes de investir em Bolsa, escolha a empresa

À primeira vista, aplicar em Bolsa de Valores indica ser um bom negócio, quando tomamos como referência o Índice BOVESPA, que mede o desempenho das ações em na Bolsa de São Paulo, por sua valorização de quase 200% nos últimos três anos. Precisamos ir com calma, primeiro porques o Índice não representa todas as ações que são negociadas na Bolsa de Valores e depois porque as altas e baixas da Bolsa também ocorrerão neste período e, até com alguma intensidade em determinados períodos.
Os investidores, em geral, procuram desenvolver suas análises com a finalidade de descobrir quais os papéis que ainda apresentam potencial de alta e podem, assim, oferecer bons ganhos. Quando este tipo de análise é desenvolvido, precisa ser feito com muito cuidado e critério, pois muitas ações que podem gerar um sentimento positivo no investidor-analista, em vista do que o mercado em geral vem apresentando, pode, na realidade, não apresentar qualquer motivo para subir, pois os fundamentos daquela empresa sob análise não apresentam razões para altas em suas cotações, podendo até mesmo indicar baixa nas cotações.
Voltando às lições que começamos a abordar no dia 02/01/2007, de alguns erros comuns verificados com os investidores que ainda não conhecem muito bem o mercado acionário, podem ser tiradas novas lições.
Um primeiro erro que podemos identificar é quando os investidores iniciantes, freqüentemente, são levados a investir em ações "especulativas", com alto grau de risco para suas aplicações e perdem dinheiro. Além de analisar os fundamentos da empresa o investidor deve acompanhar a liquidez da ação na Bolsa de Valores, ou seja, qual o nível de negociação diária. A liquidez pode ser avaliada também quando são comparadas as ofertas de compra e de venda de um determinado papel. Caso a diferença seja muito grande, a liquidez do papel é baixa. Como decorrência desta falta de liquidez, quando o investidor compra o papel, pode pagar muito. Quando desejar vender, pode receber pouco. Lição associada: liquidez também é fundamental para investimento em Bolsa de Valores.
É comum para quem se inicia em aplicações em Bolsa de Valores, cometer alguns erros considerados por muitos como "erros comuns". Daí podemos extrair mais algumas lições para aplicações em Bolsa de Valores.
Outro erro que pode ser cometido é o de analisar rentabilidades passadas de uma determinado papel. O cuidado deve ser redobrado, pois quando investimos em Bolsa de Valores, estamos investindo em um mercado de renda variável e, como tal, existem riscos associados. A verificação de uma rentabilidade positiva no passado, nada garante que a mesma se manterá no futuro. Aplicações em Bolsa de Valores estão atreladas a perspectivas que o mercado tem e não aos desempenhos passados. Logo, pouco importa como uma empresa negociada em Bolsa de Valores se comportou no passado. O importante é identificar o potencial de crescimento da empresa, como deverão se comportar seus lucros, em que segmento de mercado a empresa está inserida, e por aí afora. Lição decorrente: não analisar só a rentabilidade passada.
Mais um erro que gosto muito de comentar, está relacionado com o período de aplicação. Investimento em Bolsa de Valores não deve ser olhado como investimento de curto prazo. O investidor em Bolsa deve investir aquele dinheiro que não irá precisar no curto prazo. Caso precise do dinheiro no curto prazo, o investidor deve aplicar seus recursos em renda fixa, pois terá aquele dinheiro disponível tão logo queira, sem perdas nominais. Considerando que as cotações em Bolsa variam bastante, existe sempre a possibilidade de ocorrer uma baixa no mercado, exatamente no momento em que o investidor precisa do dinheiro. É quando, mesmo acreditando que o mercado e seus papéis possam se recuperar, as perdas serão inevitáveis porque o dinheiro é necessário naquele momento. Quando o investimento é de longo prazo, a probabilidade de que tais perdas venham a ocorrer cai muito. Lição associada: não aplicar a curto prazo.

Alguns posts passados era mencionado que a Bolsa de Valores merece grande destaque e atenções da mídia e do público em geral, quando está em movimento de alta por algum tempo. É aí que mora o perigo! Quem ainda não aplicou suas economias e sente aquele momento, acredita que também possa participar da festa. Neste casos, normalmente o ingresso para a festa é muito caro. É o momento em que os iniciantes se aventuram a entrar no mercado e podem colher grandes decepções. O segredo para aplicação em Bolsa de Valores é comprar barato e vender caro. Logicamente, quem já compra caro pode estar correndo riscos desnecessários em não atingir o nível de rentabilidade desejado, ou imaginado.
Lição decorrente: quando aplicar em Bolsa de Valores, procure comprar na baixa e vender na alta.
Mais um ponto a considerar: quando estiver disposto a investir em Bolsa de Valores, prepare-se. Irá precisar de sangue frio suficiente para não tomar qualquer atitude impensada quando as cotações de suas ações caírem. Tenha paciência, olhe os fundamentos da empresa para o longo prazo e aguarde o momento certo para realizar lucros. O investidor não deve se desesperar quando vê suas economias de algum tempo perderem, por exemplo, 10% de seu valor nominal em um dia, ou até mesmo alguns minutos. Para a maioria, é mais fácil vender sem pensar, o que irá, sem dúvida, acarretar para este investidor uma percepção incorreta do mercado de ações. Lição associada: postura emocional não condiz com investimento em Bolsa de Valores.

 
 

Terça-feira, Janeiro 09, 2007

O Formador de Mercado na Bolsa de Valores

No post anterior mencionei a figura do Formados de Mercado e acredito que vale a pena esclarecer sobre esta figura atuante no mercado de ações.
O Formador de Mercado é uma instituição reconhecida pela BOVESPA - Bolsa de Valores do Estado de São Paulo e, na própria definição da BOVESPA, é um "agente de liquidez, facilitador de liquidez, promotor de negócios, especialista, market maker e liquidity provider são algumas designações atribuídas àqueles que se propõem a garantir liquidez mínima e referência de preço para ativos previamente credenciados, fatores de destaque na análise da eficiência no mercado de capitais".
A BOVESPA menciona ainda que "o papel de Formador de Mercado pode ser desempenhado por corretoras membros e não-membros, distribuidoras de valores, bancos de investimento ou bancos múltiplos com carteira de investimentos, que, ao se credenciarem para exercer essa função, assumem a obrigação de colocar no mercado, diariamente, ofertas firmes de compra e de venda para uma quantidade de ativos predeterminada e conhecida por todos".
Continua a BOVESPA dizendo que, "ao registrar ofertas, o Formador de Mercado proporciona um preço de referência para a negociação do ativo. E essa é uma tarefa importante porque envolve prévio conhecimento da empresa, atualização constante sobre suas condições econômico-financeiras, acompanhamento do valor de seus ativos e também de perspectivas no longo prazo, fatores essenciais para o estabelecimento de um preço justo, resultado de um extenso trabalho de relacionamento e análise"
Portanto, os dois pilares sobre os quais se apóia a existência da figura do Formador de Mercado são liquidez mínima, permitindo ao investidor sair de sua posição quando desejar, e preço de referência, possibilitando a transformação rápida de títulos em dinheiro.
A BOVESPA estabelece a quantidade mínima de ativos de cada oferta do Formador de Mercado , em função da quantidade média diária de ações negociadas no pregão, bem como as características da emissão e distribuição no caso de debêntures. Assim, a quantidade mínima de cada oferta pode ser de um lote-padrão vigente para aquele ativo ou múltiplos dele.
A oscilação nos preços das ofertas de compra e venda do Formador de Mercado deve respeitar um intervalo máximo (usualmente denominado de spread) calculado para cada ativo com base na volatilidade verificada ao longo de um determinado período de tempo. As ações menos voláteis, ou seja, aquelas que têm spread menor, costumam ser mais líquidas. Já para o mercado de renda fixa, a base de cálculo do spread é a txa de juro do mercado.

Portanto, podemos concluir que o Formador de Mercado exerce menor influência sobre os papéis de maior liquidez e de menor volatilidade negociados na BOVESPA. Mais um ponto que requer atenção na hora de escolha da ação na qual se vai investir.

 
 

Com quais ações começar na Bolsa de Valores?

Ontem falei aqui de como se iniciar com aplicações em Bolsa de Valores, tipos de ações e seus diferentes comportamentos e outras coisas mais para iniciantes. Hoje vou tratar de um outro aspecto que pode ou não ter influência nas cotações de determinadas ações na Bolsa de Valores. Estou falando dos formadores de preço no mercado. Muitas empresas contratam instituições ligadas ao mercado financeiro, com a finalidade de exercer influência na formação de mercado para suas ações. Tratando-se de empresas sérias, esta posição é importante porque inibe movimentos especulativos em cima de seus papéis, ao mesmo tempo que oferece ao investidor as condições necessárias para poder acompanhar o desempenho das cotações, ao longo do tempo. No entanto, é preciso prestar atenção aos movimentos diários para não ter surpresas.
Mas, voltando ao título, com quais ações começar na Bolsa de Valores?
Além de quais ações começar, o investidor deve se perguntar também, com ações de quantas empresas deve iniciar suas aplicações. Não nos esqueçamos de uma das lições apresentadas em posts anteriores: não colocar todas as moedas em uma única cesta. Isto significa que, em princípio devemos diversificar nossas aplicações, investindo em ações de mais de uma empresa. Mas esta iniciativa vai depender, e muito, do volume de dinheiro disponível para aplicação. Assim, sugiro que o investimento inicial seja feito sempre em ações de empresas tradicionais na Bolsa de Valores e, principalmnete, de alta liquidez, pois para qualquer eventual problema que o mercado porventura apresente e o investidor não deseje correr riscos maiores por estar se iniciando, a saída da aplicação é rápida e com menor perda.
Outro ponto a ser considerado: o tempo que será dedicado ao acompanhamento da evolução das ações constantes da carteira. Quanto maior o número de papéis diferentes, maior será o tempo gasto para acompanhar seus desempenhos. Se o investidor optar por trabalhar com um software que o auxilie na análise gráfica dos papéis, precisará investir um certo tempo para analisar os gráficos de cada ação. Diria que não menos do que 10 minutos por papel a cada dia de análise. Outra opção é contar com a assessoria do corretor da operadora de valores, ou de um assesor financeiro independente. Boa sorte!
Expectativas para hoje na Bolsa de Valores de São Paulo
Muito bem. O suporte em 42.100 pontos não precisou ser testado ontem, pois o mercado digeriu com alguma tranqüilidade os dados do mercado americano divulgados na sexta-feira e, após alguma volatilidade, encerrou o dia com alta superior a 1%. Para hoje, já constatamos que as Bolsas asiáticas operaram em alta, com Tóquio próximo de 1% e Shangai com alta de quase 4%. Hong Kong apresentou baixa da ordem de 0,7%. Por outro lado, as Bolsas européias abriram em alta e continuam assim operando até o momento que este post estava sendo redigido.
Aqui na Bovespa, embora acreditemos que esta semana ainda seja de alguma volatilidade, acreditamos que o dia apresentará resultado positivo, uma vez que o IBOVESPA fechou ontem rompendo uma resistência existente em torno de 42.700 pontos. A caracterizar-se a continuidade do movimento de ontem, acreditamos que a expectativa venha a ser positiva até o final da semana. Fica ainda o alerta para o suporte a 42.100 pontos. Deve ser acompanhado de perto. Consolidado este movimento de alta a próxima resistência está próxima aos 43.900 pontos. Atenção pois!

 
 

Segunda-feira, Janeiro 08, 2007

A chegada do Ano Novo

Hoje o Ano Novo chegou a esta estação.
Se não puder ser o maquinista,
seja o seu mais divertido passageiro.

Procure um lugar próximo à janela desfrute cada
uma das paisagens que o tempo lhe oferecer,
com o prazer de quem realiza a primeira viagem.

Não se assuste com os abismos, nem com as
curvas que não lhe deixam ver os caminhos que estão por vir.

Procure curtir a viagem da vida, observando
cada arbusto, cada riacho, beirais de estrada
e tons mutantes de paisagem.

Desdobre o mapa e planeje roteiros.
Preste atenção em cada ponto de parada,
e fique atento ao apito da partida.

E quando decidir descer na estação onde
a esperança lhe acenou ... não hesite.

Desembarque nela junto com os seus sonhos...
Desejo que a sua viagem pelos dias de 2007,
seja de PRIMEIRA CLASSE

 
 

Um pouco da operação em Bolsa de Valores

Não tomem susto! Quem vai começar a operar no mercado acionário deve ter em mente que existem várias tarefas a serem observadas, passando pelas técnicas, métodos de análise, algum conhecimento de balanço, análise de porfólio das empresas, fatias de mercado das empresas e por aí vai. Não que seja necessário conhecer profundamente cada item, mas, pelo menos, tomar conhecimento de doados com relação à empresa de interesse.
Não se esqueça de que investimento em Bolsa de Valores deve ser primordialmente encarado como investimento de longo prazo. Evidentemente que os tiros curtos não estão afastados, mas entre a decisão por investir em ações de uma determinada empresa e colocar algum lucro no bolso, muita coisa vai acontecer. Esteja atento!
Existem diversos tipos de ações no mercado. Algumas apresentam alta volatilidade, ou seja, as cotações sobem e descem de maneira intempestiva, exigindo muita atenção na operação. Estas devem ser afastadas? Minha opinião é que tudo depende da disposição do investidor quanto a riscos, volume do capital a ser investido, etc.
Outras ações já podem ser consideradas mais "amigas". São as ações de empresas que se preocupam muito com o investidor em seus papéis e os remuneram muito bem, sob a forma de dividendos, independente das oscilações na Bolsa de Valores. São empresas que distribuem regularmente bons dividendos. São as chamadas "ações de viúvas", porque possibilitam aos seus detentores remuneração certa e generosa, seja mensal, semestral, ou anual.
Podemos dizer que cada ação tem sua "personalidade", devendo a escolha ser compatível com o perfil do investidor: conservador, moderado ou agressivo. Como descobrir? Só você pode fazer isso.
Para quem vai iniciar o ano de 2007 investindo em ações, há que considerar que o mercado financeiro brasileiro está hoje inserido no contexto internacional, face à globalização da economia. esta globalização, com relação ao mercado brasileiro, coloca-nos numa situação de ter que acompanhar o que acontece no mundo e quais os reflexos que cada uma das situações que ocorrem no dia-a-dia mundial apresentam por aqui.
Mas por quê isto ocorre?
Vejamos. Nos dias atuais as transações financeiras são realizadas em questões de segundos. Assim , qualquer problema que ocorra na Ásia, com suspeitas de que possa afetar os mercados financeiros asiáticos, os investidores que possuem aplicações por lá identificam de imediato para onde podem migrar e o fazem rapidamente, para aqueles mercados que possuam pouca ou nemhuma influência da crise lá eclodida, face às conjunturas locais, os fundamentos da economia no outro mercado e assim vai. Se o brasil estiver com bons fundamentos econômicos naquele momento específico, os capitais migrarão para cá. O mesmo acontecendo com relação à outros mercados espalhados pelo mundo.
O mercado financeiro brasileiro, principalmente o mercado acionário vive hoje bastante atrelado ao mercado americano e porque não dizer dependente das oscilações por lá. Razões? As empresas brasileiras de destaque possuem todas ADR - Accept Deposit Receipt negociados na Bolsa de Nova York, o que nos leva a inferir que a formação de preços de uma ADR da Vale do Rio Doce, Petrobras, Gerdau, ou outra empresa brasileira negociada por lá será diretamente influenciada pelos parâmetros da economia americana, o quê refletirá diretamente nas cotações na Bolsa de Valores de São Paulo.
Assim, é preciso estar atento não só ao mercado interno, mas também ao mercado externo, priincipalmente o americano. Uma alta dos juros básicos por aqui, que normalmente deveria provocar elevação nos preços das ações por aqui, nem sempre exerce tal tipo de influência em sua plenitude. Já uma queda de jurios nos Estados Unidos provavelmente acarretará uma elevação das cotações na Bolsa de Nova Yorque e na Nasdaq, influenciado os preços das ADR das empresas brasileiras lá negociadas e, por decorrência, uma elevação nas cotações da Bolsa aqui no Brasil.
Evidentemente existem fatores internos que influenciam primeiro aqui, tais como fusões de empresas, divulgação de balanços, de dividendos e por aí vai.
Então, é conveniente acompanhar o humor e as oscilações dos mercado mundiais.
Um exemplo, apesar de no dia 02/01 ter sido feriado nos Estados Unidos, Japão, Alemanha, Cingapura e outras cidades, as Bolsas asiáticas que operaram apresentaram ganhos significativos, o quê seria uma indicação de que a Bolsa brasileira responderia igualmente, o que se comprovou.
E hoje, como se comportará a BOVESPA?
Pois é, depois de pesados movimentos de baixa da Bovespa, acompanhando os mercados internacionais (realização de lucros? Acho que sim) ,ocorridos até sexta-feira, os quais já havia mencionado por aqui, em algum post passado, precisamos estar atentos a esta segunda-feira. As Bolsas asiáticas apresentaram-se hoje em movimentos mistos - Tóquio (-1,51%) e Hong Kong (-0,90%), em baixa e Shangai (+2,49%), em alta - e as Bolsas européias abrindo com ligeira alta. O quê poderá acontecer por aqui? Como sempre digo, estamos muito atrelados às Bolsas americanas e precisamos esperar os mercados de lá abrirem, o que só acontecerá às 12:00 horas de Brasília. Sendo assim, podemos inicialmente acompanhar as Bolsas européias, que abriram antes da nossa. Por lá já temos 2 horas de pregão, as Bolsas abriram em ligeira alta e estão se mantendo assim.
Acredito que hoje venhamos a ver o índice Bovespa testar o forte suporte por volta de 42.100 pontos. Caso rompa este suporte, precisamos estar atentos a um ajuste mais profundo pois dois novos suportes poderão ser testados - 41.300 pontos e 40.400 pontos -. Isto é o que nos mostra a análise gráfica. Estejamos pois atentos!

 
 

Sexta-feira, Janeiro 05, 2007

Sun Tzu - A arte da guerra

"Se o general se preocupa com seus soldados como se fossem crianças, eles o acompanharão até os lugares mais profundos; se ele os trata afetuosamente, como se fossem os seus próprios filhos amados, então, eles estarão dispostos a morrer com ele na batalha. Se o general favorece os seus homens, mas não sabe usá-los; os ama, mas não pode comandá-los; e quando eles violam leis e regulamentos, ele não os castiga ou chama-os a ordem, tais soldados são como crianças mimadas e serão inúteis para batalha."
Sun Tzu

 
 

Ligação entre vitamina E e crescimento fetal

Pesquisas realizadas por cientistas na Universidade de Medicina e Odontologia de New Jersey, mostraram que os níveis de vitamina E nas mulheres durante a gestação estavam diretamente relacionados com o peso dos bebês quando do nascimento. Mais precisamente, quanto maior a concentração de plasma sob a forma de vitamina E - alpha-tocopherol - foi relacinonado positivamente no aumento do crescimento do feto.
Os pesquisadores acompanharam 1.231 mulheres e mediram suas concentrações de plasma de alpha-tocopherol durante a primeira semana e na vigésima oitava semana de cada gravidez. Eles concluiram que mulheres que possuiam um alto grau de vitaminas durante os testes deram à luz crianças maiores.
Também concentrações de alpha-tocopherol na vigésima oitava semana estiveram relacionadas positivamente ao uso de multivitaminas no processo pré-natal e de uma dieta rica em vitamina E.
No início deste ano, pesquisas conduzidas por pesquisadores britânicos sugerem que níveis de vitamina E baixo nas mulheres durante a gravidez pode acarretar maiores risco de asma aos bebês. A pesquisa também constatou uma associação negativa entre níveis de materiais contendo zinco e crianças com asma ativa ou com crianças que nunca tiveram asma diagnosticada.

 
 

Um pouco sobre corretoras de valores. E o dia de hoje na Bolsa?

Dois escritos atrás, mencionei rapidamente sobre corretores e home-brokers. Vamos voltar ao tema.
Hoje opero com um corretor de toda confiança, conhecedor do mercado, pois já atua há mais de 30 anos. A Corretora onde opero não é uma das maiores do Rio de Janeiro, mas tem um bom suporte técnico, com alternativas para aplicações financeiras com confiança. Tive algumas experiências amargas e frustrantes. A que mais me fez sentir o que era o mercado de ações no passado, vem da época em que os papéis não ficavam custodiados na Bolsa de Valores, como hoje, pois as ações são todas escriturais. Não mais existe o papel. Por aquela época comprava-se um lote da ações e um certo número de dias depois o comprador comparecia à corretora de valores para receber sua cautela, ou deixava custodiado na própria corretora que, em muitos casos, tinha um banco comercial onde os valores eram guardados. A cautela era um papel, tipo um certificado, que indicava de quantas ações era o lote adquirido, o capital da empresa, eoutras informações que não mais lembro.
Pois bem (ou pois mal), um belo dia encontrei-me com um colega de infância que disse-me estar trabalhando em uma corretora de valores fazia pouco tempo e que estava muito satisfeito porque o mercado de ações estava em franco progresso. Convidou-me a comparecer aos escritórios para conhecer a empresa e, se eu tivesse interesse e algum capital, poderia iniciar aplicando com ele. Não lhe disse que eu já aplicava em ações com outra corretora, pois nunca foi de meu feitio atitudes que desestimulem alguém. Ainda mais que ele havia passado a infância comigo. fui lá visitar a corretora e fiquei impressionad com as instalações. Tudo muito bonito, limpo, arrumado cafezinho, etc. Mordomias que em minha corretora onde era cliente por mais de 10 anos, eu não tinha. Depois de um longo e convincente papo, assumi um compromisso com ele em adquirir algumas ações e deixá-las custodiadas na corretora, já que ele era conhecido, sabia onde morava, etc e tal. Assim foi. Passado algum tempo, resolvi vender as ações e telefonei para o corretor. Ninguém respondia. Na primeira oportunidade fui ao escritório e encontrei a porta lacrada, por despejo. Fiquei atônito. afinal, não era muito dinhieor aplicado, mas representava economias de alguns meses. No final de semana fui até à cas dos pais do corretor procurar por ele e qual surpresa me esperava. Os pais me receberam muito bem, mas, sem que falasse alguma coisa, disseram-me todos chorosos, que o filho havia desaparecido há 15 dias, que a polícia estava procurando por ele e que várias pessoas já tinham aparecido por lá para saber o paradeiro do rapaz. Resultado: a corretora havia liquidado todas as cautelas que estavam custodiadas, o rapaz fora um dos mentores do plano e todos sumiram. O rombo foi respeitável. Vim a conhecer empresários que perderam todas as aplicações feitas, em elevadas quantias. esse é um cuidado que tem que ser tomado. Mais uma lição: procurar operar com corretoras sólidas, com tradição no mercado e de confiança, o mesmo valendo para os corretores. Não que isto nos resguarde de todos os riscos, mas com certeza irá minimizá-los.
Outro ponto: o relacionamento com o corretor não deve ser muito próximo, nem amistoso demais. Deve ser um relacionamento profissional, comercial, com a finalidade de evitar que a emoção venha interferir nos negócios. Mais uma lição: deve-se estar sempre atento às jogadas de corretores inescrupulosos que muitas das vezes oferecem um papel que está micado, para se livrar de uma posição errada que ele assumiu. Daí ser conveniente que o investidor esteja esclarecido com relação ao mercado.
Falando agora sobre as home-brokers. Há que se procurar também empresas com tradição no mercado e que inspirem confiança. Nunca é demais procurar por referências com pessoas que operam, ou operaram, com a empresa que estamos procurando ligação. Outro cuidado que precisa ser tomado é com as taxas cobradas por estas organizações, pois muitas vezes são elevadas e possuem escalas de valores associadas a volumes de aplicação e/ou tempo de fidelidade. Há que se analisar com cuidado!
COMO SERÁ O DIA DE HOJE?
No post de ontem comentava que a BOVESPA poderia apresentar mais um dia de queda. Foi o que aconteceu! Realização de lucros, ainda? Talvez! O fato é que os mercados internacionais estão apreensivos com alguns desempenhos específicos, notadamente os preços das commodities e o declínio nas áreas de serviços nos Estados Unidos e na Europa. As Bolsas asiáticas apresentaram hoje, de um modo geral, movimento de queda, exceção a Hong Kong que operou em alta de 0,9%. Tóquio deve forte queda. Já as Bolsas européias abriram com baixas leves. Há que se esperar a abertura das Bolsas americanas para se avaliar a tendência por aqui. É esperado por lá a divulgação dos estoques de petróleo, face ao inverno que já chegou, muito embora as temperaturas não estejam muito baixas. Os fundamentos da economia brasileira continuam bons, as grandes empresas apresentam perspectivas animadoras. Vamos aguardar! Arriscando uma posição, acredito que hoje ainda será um dia de baixa na BOVESPA. Algumas apostas poderiam ser efetivadas em Acesita PN (ACES4), Bancos em geral, Banco do Brasil (BBAS3), em particular, Vale do Rio Doce (VAL5) e até mesmo Petrobrás (PETR4), que já está em um nível de preço interessante. Submarino (SUBA3) e Lojas Americanas (LAME4), que se fundiram recentemente, têm indicadores bons e podem ser uma opção. Chamo atenção para o fato de que embora as duas ações venham se valorizando nos últimos dias, pode-se notar que pode estar existindo um algum jogo de posições entre os investidores nestes papéis já que a cotação de um papel sobe, enquanto a cotação do outro cai. Embora ambos venham apresentado valorização, quem pode afirmar que não esteja havendo um aproveitamento da situação das duas empresas para puxar as cotações para cima, com realizações de lucro significativas ao longo do percurso? Há que prestar atenção e tentar acompanhar este movimento para também tirar proveito.

 
 

Quinta-feira, Janeiro 04, 2007

Novos considerandos sobre Bolsa de Valores

Voltando ao post de ontem, comentava eu que poderia haver realização de lucros na BOVESPA, pois a euforia parecia estar em alta (além das cotações), as Bolsas européias apresentavam-se em baixa e as asiáticas haviam subido, função de uma recuperação do mercado japonês. Não deu outra!
Mas e hoje? O que pode acontecer? Vamos analisar o que temos disponível: ; bolsas asiáticas em baixa, exceto Japão e Shangai; Bolsas européias abrindo em baixa, por conta dos preços das commodities (petróleo, cobre) que estão caindo e os indicadores de serviços apresentando tendência de perda de fôlego; ontem as Bolsas americanas operaram sem definição, por conta de indefinida minuta de ata do Fomc -
Federal Open Market Committee, com preocupações sobre inflação por lá. Por aqui, estes fatores poderão apresentar reflexos, o que levaria a BOVESPA a nova queda hoje, muito embora ontem o risco país tenha se apresentado no menor nível desde que começou a ser avaliado. Olho vivo e barbas de molho!
Continuando a história, minha dedicação aos estudos sobre o mercado financeiro foram se intensificando. Sempre que o tempo me permitia aprofundava-me um pouco mais, até porque, o trabalho me consumia muito, com constantes viagens. Na primeira oportunidade que tive fiz um curso de análise gráfica no IBMEC - Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais. Eu e mais dois amigos. Foi muito importante, pois ali conclui que algumas coisas eu, pelo menos, não deveria fazer, pois trazia um alto risco envolvido e eu não tinha cacife para tanto. refiro-me aos mercados de opções, a termo e futuro. O jogo era e continua sendo pesado, onde os contendores têm cacife suficiente, até para influenciar sobre as cotações do mercado à vista. É preciso acompanhar de perto estes mercados para procurar descobrir a tendência.
O resultado do curso foi excelente. Tirei minhas conclusões e as sigo até hoje, sem arrependimento. Conclui, por exemplo, que analisar os indicadores econômico-financeiros das empresas é importante, mas não fator decisivo em termos de tendência para as cotações das ações de uma determinada empresa na Bolsa de Valores. Em minha avaliação, a análise técnica, ou gráfica, oferece mais indicações sobre tendências e humores do mercado.
Decorrência do curso, adquiri um software brasileiro para análise gráfica, denominado TRUNFO, que não mais está disponível. Usei-o durante muitos anos, com bastante sucesso. A opção pela análise gráfica como a melhor ferramenta para decidir sobre meus investimentos no mercado financeiro e considerando que o TRUNFO era apenas uma ferramenta gráfica, que não oferecia os fundamentos de cada um dos indicadores objeto de análise, fui atrás de algo que trouxesse a base teórica para minhas avaliações. Foi então que encontrei um livro (na realidade, um tijolo! - aquilo na cabeça de qualquer um é uma arma mortífera!) americano cujo título é "Technical Analysis of the Future Markets" e o autor John J. Murphy. Minha bíblia até hoje. Aprendi muito e continuo consultando. Embora sua primeira edição seja de 1986, é uma publicação completamente atual.
Depois disso, o TRUNFO saiu do mercado e procurei outro software que me auxiliasse nas análises gráficas dos papéis e fui bater no MetaStock. Grande software! Embora possua uma versão antiga, continuo me valendo de seus excelentes serviços e não vejo motivos para mudar, ou buscar uma versão mais nova. Ao começar a usar o MetaStock deparei-me com a dificuldade da atualização, pois o mesmo foi desenvolvido visando o mercado americano. Conversando com meu filho mais velho Cristiano, expert na área de desenvolvimento de sistemas e programação, verificamos que a BOVESPA continuava disponibilizando, ao final do dia, arquivos com todas as movimentações do dia, tal como na época do TRUNFO, embora com outro lay-out. Restava a tarefa de tornar estes arquivos compatíveis com a entrada de dados do MetaStock. Isto foi feito pelo Cristiano, que passou a distribuir via e-mail e sob assinatura, um arquivo denominado BDI, que permite a atualização diária do MetaStock, ao final do pregão. Quem desejar, pode ser assinante para receber os dados, bastando manter contato com Cristiano.
Até a próxima e bons negócios.

 
 

Quarta-feira, Janeiro 03, 2007

Auto suficiência em petróleo

A Petrobras deverá anunciar em breve a consolidação da auto-suficiência em petróleo, conforme admitiu o presidente da estatal, José Sérgio Gabrielli, em entrevista à revista Isto É - Dinheiro. A produção diária da estatal, de 1,857 milhão de barris, já é suficiente para atender toda a demanda interna, de 1,8 milhão de barris. A confirmação somente deverá ocorrer após a entrada em operação da plataforma P-50, conforme diz o presidente, quando poderá ser consolidada uma produção média acima da demanda interna. A P-50 deverá entrar em operação durante o mês de março de 2007.
Assim, embora existam notícias de possibilidade de queda nos preços do barril de petróleo no mercado internacional, a Petrobras poderá ter sua receita (logo, lucro) melhor em 2007.
A Folha de São Paulo informa que a indústria do petróleo ampliou a participação no PIB e tal tendência deve se manter diante do aumento contínuo da produção.
A fatia de participação da indústria do petróleo no PIB brasileiro já anda por volta de 8%, segundo a ANP e o IBGE.
Atenção investidores, pode ser uma boa oportunidade.

 
 

Mais sobre Bolsa de Valores

Depois do que falei ontem, talvez seja conveniente dar um salto no tempo e passar a abordar outros assuntos. Com o passar de atuação no mercado de ações, continuei observando, anotando, estudando e, principalmente, prestando muita atenção nos humores do mercado. À época, ainda não se falava em globalização e tão pouco as empresas brasileiras operavam com ADR´s no mercado americano. Mas dava para sentir que o capital estrangeiro já atuava na Bolsa brasileira, de forma ainda tímida. Por aqui, na época, tínhamos duas frentes fortes, a Bolsa de Valores do Rio de Janeiro (BVRJ) e a Bolsa de Valores de São Paulo (BOVESPA). A Bolsa de Mercadorias e Futuros (BM&F) ainda não era conhecida.
Naquela época, estou me referindo à década de 80, a Bolsa já apresentava variações expressivas ao longo de alguns meses e novas máximas eram enfatizadas pelos analistas: "compre no boato e venda no fato (sexta lição), ou seja, a Bolsa sobe após o boato e cai quando o fato se verifica! Por que? Parece simples, embora não o seja tanto assim: quando aparece notícia sobre determinada empresa, com algum fundamento quando são olhados os indicadores da empresa, se eles são positivos, a notícia, ou boato, toma força e o pessoal sai comprando ações daquela empresa. Caso contrário, se os fundamentos não estão muito sólidos, dependendo do tipo de notícia, o valor das ações da empresa pode cair, ou permanecer no mesmo patamar. Sobre o tema, poderemos falar proximamente.
O que me chamou muita atenção, não sei precisar a época, foi quando a Bolsa de Valores estava em franca trajetória de alta e todo mundo comentava. Sem referência pejorativa, até os cabineiros de elevadores e motoristas de táxi falavam no assunto. Para mim, esta caracterizou-se como a sétima lição: "quando todos comentarem sobre Bolsa de Valores, se estiver comprado, venda imediatamente que a debacle está próxima". Nos dias de hoje, já estou com minhas barbas de molho, pois os jornais televisivos já começam a dar destaque à sucessiva quebra de recordes da Bolsa brasileira. Para reforçar, manchete de hoje no jornal O Globo à página 24 do caderno de economia, lê-se "Bolsa sobe 2% e rompe a barreira dos 45 mil pontos". Embora a notícia seja uma análise do que vem acontecendo no mercado, precisamos estar atentos. Por que? Vejamos.
Embora as Bolsas asiáticas tenham fechado em mais um dia de alta não tão expressiva quanto a alta verificada ontem, os principais mercados europeus abriram em baixa (França, Alemanha e Inglaterra). Isto sinaliza o quê? Nos últimos dias os mercados apresentavam alta consistente. Estaremos próximo de uma realização de lucros, com início de vendas? Minha avaliação é de que tal movimento seria altamente saudável para os mercados, pois as altas precisam ser consistentes com o panorama mundial e não alimentadas por impulsos.
Volto a comentar que os fundamentos da economia brasileira são bons. A economia americana continua crescendo. Então, o momento é propício para movimentos de alta, aliás como sempre ocorre em início de ano.
Minha expectativa é de que o índice Bovespa alcance 46.000 pontos proximamente. Os ajustes são saudáveis e precisam vir. Em minha opinião, deverão ocorrer ainda ao longo do mês de janeiro, para uma retomada de altas logo em seguida. Olho vivo!
Falar de índices de Bolsa de Valores parece algo abstrato, muito embora exista os que defendam a validade da análise pois eles representam os negõcios com as ações mais importantes. Na realidade, os índices representam uma média ponderada dos negócios realizados nas Bolsas, visto que cada ação tem o seu volume de negociação diária, função direta do volume de papéis que estão sendo negociadosno mercado. Entendamos um pouco melhor como funciona os índices. Ontem (02/01/07) a Bolsa de Valores de São Paulo apresentou a nova composição do IBOVESPA, o índice da Bolsa paulista. Algumas ações sairam e outras entraram na composição do índice. A título de exemplo, para um melhor entendimento, as ações do Submarino (SUBA3) passaram a fazer parte do índice. Mas esta ação é negociada diariamente na faixa 400.000 lotes de mil ações, enquanto Petrobras, também integrante do índice e das mais negociadas diariamente na BOVESPA, negocia algo em torno de 5.000.000. Evidentemente que o IBOVESPA é muito influenciado pelos negócios com ações da Petrobras e pouco modificado pelas negociações atuais com as ações do Submarino. O lado reverso do quadro acima pintado também pode ocorrer, ou seja, as ações da Petrobras podem apresentar alguma queda no dia e o IBOVESPA subir porque a composição com um grande número de ações também permite compensações na formação diária do índice. E por aí vai.
Então, é prudente acompanhar a variação dos papéis de forma individualizada, deixando o IBOVESPA para avaliações macro do mercado.

 
 

Terça-feira, Janeiro 02, 2007

Fraude com dados médicos

Mais uma! Apareceu nos Estados Unidos uma novidade nada interessante. Alguns inescrupulosos estão comprando de forma fraudulenta documentos pessoais e dados médicos de pessoas sãs, com a finalidade de repassá-los a pessoas com problemas sérios. Estão sendo roubados dados pessoais como endereço, número do Social Segurity (INSS de lá), número do identidade do seguro, etc.
Recente reportagem da Business Week faz um relato sobre casos ocorridos. As autoridades desconfiam que até médicos estão envolvidos nesta nova versão do crime organizado.
Está acontecendo de tudo e as pessoas lesadas só descobrem o que ocorreu quando chega a conta do hospital. Em vários casos, após a descoberta das fraudes a reversão é um processo lento e demorado, ficando as pessoas lesadas expostas a várias complicações relacionadas com as cobranças efetivadas pelos hospitais.
Deve ser horrível morar num país assim. Nossa!!!

 
 

O que aconteceu nas Bolsas asiáticas

O índice Hang Seng da Bolsa de Hong Kong fechou em alta recorde, devido principalmente ao desempenho da gigante de telecomunicações China Mobile. O índice encerrou em alta de 1,73%, a 20.310,18 pontos. A China Mobile subiu 3,7% após um relatório dizer que a companhia pode ser listada na bolsa chinesa.
Na Bolsa de Taipé, o índice Taiwan Weighted encerrou o primeiro pregão do ano em alta de 1,2%, aos 7.920 pontos e com o melhor volume em 8 meses, em razão da volta dos investidores ao mercado.
O índice Kospi, da Bolsa sul-coreana, fechou estável, com alta de 0,1%, com moderado volume de negócios. Os papéis de empresas de Tecnologia da Informação (TI) registraram aumento por causa da expectativa de crescimento da demanda por DRAM (tipo de memória RAM) com o lançamento do Windows Vista, previsto para os próximos dias.
O índice PSE Composto, da Bolsa das Filipinas, caiu 0,2%, em um dia de volume moderado de negócios e realização de lucros de alguns papéis que haviam subido antes do início do ano.
O mercado australiano encerrou o pregão desta terça-feira estável. O índice S&P/ASX 200 da Bolsa de Sydney registrou alta de 0,01%, aos 5.670,2 pontos, em razão de realização de lucros no final dos negócios.

 
 

O início

Quando no post passado falei que iria tentar apresentar algo sobre mercados financeiros para os mais jovens, não entendam como discriminação àqueles que têm mais idade. Quem sabe, poderei estar falando até mesmo para os da terceira idade, como eu? Conhecimento não escolhe idade. Vamos lá!
Iniciar aplicações no mercado financeiro, não considero tarefa fácil, principalmente diante da vasta gama de alternativas que estão disponíveis. No entanto, não é para desanimar, piois nossas economias não podem ficar sofrendo processo de corrosão debaixo de um colchão.
Volto-me agora, pelos idos de 1968, lá pelo meio do ano, quando já completava um ano de atividade profissional e possuía algumas economias. Cheguei à conclusão que precisava fazer meu dinheiro render, pois pretendia casar em breve. Onde investir, se não tinha sequer conhecimento mínimo de aplicações financeiras que não fosse a tradicional e velha caderneta de poupança, que pouco rendia?
Conversando com colegas de trabalho sobre o assunto, lembro-me bem da colocação de Álvaro Sérgio Maia, prematuramente falecido, experiente já em aplicações financeiras, pois seu irmão era gerente do Banco do Brasil à época. Dizia ele: "aplica na Bolsa que vai ocorrer um boom e quem lá estiver vai ganhar rios de dinheiro". Quem sabe seja esta a primeira lição a ser observada? Ouvir atentamente o quê os insiders dizem. Legal! Mas como aplicar se não conhecia os mecanismos e sempre ouvia dizer o que ainda dizem hoje: Bolsa é para quem vive lá dentro; quem está de fora alimenta os grandões do mercado.
Mas como prudência e caldo de galinha não faz mal a ninguém, como dizia minha saudosa avó, fui conversar com o gerente do Banco Real, onde tinha minha conta salário, o amigo Francisco, grande velejador das horas vagas. Sugeriu Francisco que eu não aplicasse todo o meu dinheiro na Bolsa, pois era um mercado de renda variável(?!) e sujeito a riscos. Falava que existiam aplicações de renda fixa, onde você já saberia o quanto ganharia ao final do prazo da aplicação. Eram os CDB - Certificado de Depósito Bancário. Explicou-me como funcionava e foi bem claro dizendo que, se aplicasse com ele, contaria para seu prêmio ao final do ano. Não me enrolou.
Aprendi mais uma coisa: quanto maior a expectativa de ganho, maior o risco da aplicação (segunda lição).
Voltei a falar com Álvaro e ele dizia. "Dias (como eu era chamado na empresa), divide a aplicação; não coloca todo o dinheiro em um único cesto. Caso o cesto fure, vai tudo por água abaixo". Considero esta a terceira lição para aplicar nossas economias. Parti então em busca de um corretor que me ajudasse a aplicar na Bolsa o pouco que tinha destinado a este mercado. Foi difícil, pois as corretoras só trabalhavam com grandes investidores. Foi então que, mais uma vez, Álvaro me socorreu e me apresentou a um amigo que se dispôs a investir minha grana.
Assim foi, dividi o capital a ser investido em CDB e na Bolsa. Lembro-me bem que meses após ter investido em ações do Banco do Brasil, que eram a menina dos olhos da Bolsa, já estava com um resultado excelente, pois as ações vinham subindo à razão de uma unidade monetária ao dia (não lembro mais qual era a moeda da época!). Era o início do boom de que o Álvaro havia falado.
Eu estava todo animado, pois enquanto ao final de 6 meses de aplicação iria ter uma valorização de X, em poucos meses (talvez 2 ou 3) de aplicação na Bolsa, já havia acumulado uma valorização de 3X. Foi quando conversei com meu pai, também Álvaro, um mecânico eletricista, com apenas o curso primário, mas um devorador de livros, jornais e revistas da época, e dizia a ele o quanto estava ganhando na Bolsa. Do alto de sua sabedoria e experiência de vida, meu pai fez a seguinte colocação: "mas e então, você já vendeu as ações?" Ao que respondi: "não, vou esperar valorizar mais". A observação que meu pai fez logo a seguir, transformou-se para mim, na quarta lição sobre investimento: "você só pode dizer que ganhou, quando o dinheiro estiver na tua mão, ou na conta bancária". No dia seguinte vendi todas as ações do Banco do Brasil. Faturei uma boa grana graças a meu pai, que nada entendia de Bolsa. Passados alguns meses foi aquela quebradeira no mercado de ações, provocada, segundo diziam à época, por uma das maiores corretoras atuando no mercado. Aqui cheguei à quinta lição do mercado: ter um corretor de confiança é meio caminho andado para o sucesso no mercado de ações. Não querendo avançar no tempo, hoje já temos disponíveis as facilidades de home brokers que oferecem grande agilidade para aplicações e resgate, mas ter a assistência de um corretor sempre ajuda e permite avaliar junto com ele, oportunidades e riscos de cada negócio, visto que o corretor é o elemento que temos lá dentro (da Bolsa).
E assim fui levando a vida, ouvindo, observando, analisando e estudando o mercado financeiro. Espero voltar a tratar do assunto amanhã, avançando no tempo. Paciência que chego lá!

 
 

Segunda-feira, Janeiro 01, 2007

Ano Novo, posts novos e sobre novos assuntos

Olá pessoal! Ano Novo, vida nova. Este é o esgotado dito popular. Vamos encará-lo com otimismo, pois as coisas vão melhorar, com certeza!
Nos primeiros seis meses de existência deste blog, falei sobre assuntos os mais diversos, com alguma ênfase para aplicações em Bolsa de Valores. Comentários interessantes surgiram sobre o que escrevi.Gostei daqueles que se referiam a dificudades que os pobres mortais jovens encontram quando têm a intenção de aplicar suas economias para obter algum rendimento extra. Dificuldades que aparecem, segundo eles, porque as publicações disponíveis e comentários de analistas financeiros "são para iniciados". Ivens, Daniel Augusto, Rodrigo e Leonardo sempre falavam que precisavam encontrar algo sobre aplicações financeiras que estivesse voltado para leigos.
Em troca de idéias com Leonardo e CrisDias, meu filho mais velho, cheguei à conclusão que esta é uma verdade em nosso mundo atual. Os jovens para se iniciarem no mercado de aplicações financeiras não dispõem de publicações para iniciantes, nem encontram alguém que os ajude a entender os mercados e suas variações.
Discordo quando eles dizem que sou um iniciado. Ledo engano. Sou um estudioso do assunto, auto-didata, que deu os primeiros passos no mercado há cerca de 40 anos e que vem acumulando informações (ou experiência?) ao longo deste tempo.
Dizia eu ao Leonardo, até por sugestão dele, que estaria pensando seriamente em escrever algo sobre o assunto, tentando tornar o ambiente mais agradável para os não iniciados em um tema tão complexo e árduo como o mercado financeiro.
Pensei muito em como abordar assunto tão complexo. A luz me veio qundo ontem, almoçando com Sandro, meu filho mais novo, agora com 28 anos, ele me consultava sobre o que seria mais interessante, em termos financeiro/patrimonial, fazer com a utilização de seu FGTS na compra de um imóvel novo, após a venda de seu imóvel atual. Consolidou-se, para mim, a dificuldade que o jovem de hoje tem para entender tantos mecanismos diferentes e diferenciados que ocorrem no mercado financeiro. Foi a partir de então que resolvi, definitivamente, postar sobre os temas de que estou tratando aqui, com o único objetivo de transferir informações, acertos erros, dúvidas e o que mais surgir, sempre com a intenção de colaborar com os mais jovens para que venham a batalhar por um futuro mais ameno em suas vidas, nunca ensinar verdades sobre os mercados financeiros, pois acredito que estas não existem de forma absoluta. Estão sempre atreladas a conjunturas nacionais e internacionais, mais às internacionais, fruto da globalização dos mercados.
Alerto àqueles que vierem a ler os posts que aqui pretendo colocar, que não tenho formação acadêmica de economista, financista, contador, analista financeiro, ou qualquer outra semelhante. Sou engenheito por formação, com MBA em marketing, procurando manter-me atualizado, através de dedicação e estudos. As opiniões aqui emitidas serão de um leigo que se meteu a besta em entrar numa área dominada por tubarões.
Portanto, sintamo-nos no mesmo nível, com a ressalva que apanho durante mais tempo e tenho a intenção de compartilhar o que suponho ter aprendido, com todos.
Pretendo por aqui, apresentar inicialmente a motivação que me levou a entrar neste terreno árido e seguir contando um pouco de história para que todos possam entender como fui avançando com o tempo, dentro deste mercado.
Até o próximo post (que pode ser daqui a pouco, amanhã, ou em breve) e sucesso financeiro em 2007!

 
 

E as invenções japonesas continuam

Úteis ou inúteis, as invenções japonesas continuam sendo divulgadas por aí. Vejamos:
- Talvez uma das invenções mais interessantes e úteis seja a desenvolvido pelo grupo KDDI, operador na área de telecomunicações móveis: o telefone celular chamado Alc-Mobile. Este dispositivo tem como finalidade analisar o teor alcoólico de motoristas de empresas de transporte. Ele tem um bafômetro acoplado a um telefone celular. Quando o motorista sopra o bafômetro o dispositivo mede o nível de intoxicação do motorista e imediatamente envia os resultados para a empresa à qual está vinculado, via telefone. O telefone, com câmera, transmite expressões faciais do motorista e detalhes de localização do veículo usando o GPS - Sistema de Posicionamento Global. Já foram vendidos 400 aparelhos Alc-Mobile para cerca de 30 companhias japonesas por um preço de US$ 750 cada. O software para análise custa mais US$ 500. O Japão registrou, no último ano, cerca de 14.000 acidentes de trânsito envolvendo motorista alcoolizados, segundo dados da Agência Nacional de Polícia.
- Para fazer frente à forte subida do preço do querosene de aviação, o grupo Matsushita e dois jovens universitários japoneses fizeram um homem voar utilizando um avião com hélices alimentado por 100 pilhas do tipo AAA, as mesmas que usamos em casa em nossos eletro-eletrônicos.
- Já a cinentista japonesa Mayu Yamamoto desenvolveu seu trabalho com fezes de vaca, concluindo que as fezes cozidas por um período de uma hora e, em seguida, pressurizadas exalam um agradável odor de baunilha, o que vem a permitir a fabricação de xampu e velas aromáticas. A cientista lembra que a baunilha assim produzida custa duas vezes menos do que aquela extraída da flor.
- Para aquelas senhoras que desejam ter filhos, mas não sabem como calcular o melhor momento para a fecundação, a Mitsubishi Eletric criou um telefone móvel com a função bioritmo. Ele aciona um alarme quando chega o período mais propício para a relação sexual, função do cicxlo menstrual de sua proprietária.
- Os estúdios de cinema Shochiku paresentaram o filme americano "The New World" acompanhado de cheiros sincronizados com a seqüências do filme.

 
 

 
For an alternate route to Journal of Emerging finance market.There are affordable cars, and then there are cars that offer thrilling performance. Rarely do the two ever converge, but Japanese automake mazada.new impreza 2008 Impreza Photos | Subaru News, Articles, Road Tests, Test Drives, Comparisons, Concepts.manhattan beach toyota Los Angeles Toyota Dealer, is a New & Pre-Owned Toyota dealership, with OEM Toyota parts and professional Toyota service.fashions like you need it: make fashion trends work for you, get fashion on a budget, dress for your body and look great for special occasions.How to treat a fragile man without health insurance man.gadget store buy drinking games, gadgets & boys toys. Shop online for fun gifts, presents, gizmos and games.Review and road test of the Ford mondeo.Discover new cars from hyndai.Find new kia.suzuki vehicles on our Car Finder Buy and Sell New Used Cars Philippines 2009 site.Your Suzuki Motorcycle Info Source: Suzuki Motorcycles Used Dual Purpose Motorcycles For Sale View 2008 Suzuki Models 2008 suzuki.auto manufacturer site with information on the Sedona, Sorento, Sportage, Optima, Spectra and Rio vehicles www kia.Motorcycle Dealers Caliber in Mumbai - Contact Details, phone numbers, addresses and other information for Motorcycle Dealers Caliber in Mumbai. dealerships caliber.Electronics and gadgets are two words that fit very well together. The electronic gadget.2001 excursion highlights from Consumer Guide Automotive. Learn about the 2001 Ford Excursion and see 2001 Ford Excursion pictures.ford Motor Company maker of cars, trucks, SUVs and other vehicles. View our vehicle showroom, get genuine Ford parts and accessories, find dealers.The soul of Formula M: reloaded. Combining motorsport capabilities with everyday driving. The bmw coupe.Vintage and Classic Car Club of India vintage car.Welcome - Feel Good Natural health stores.Welcome to mazdas global website.Locate the nearest Chevrolet Car chevy dealer

fuck him

rock dramatically

came home

new homes

community centres

finger tips

active lifestyle

began pushing

dog collar

weight loss

feel better

always got

pet insurance

good idea

weight loss

DeJuan came

when entranced

distant fill east

public transport

Asia depending

iPod music

Pacific Sunwears

carpal tunnel

of medicine correspond

teen pregnancy

vacation rentals

word processor

condo conversion

great place

training guide

domain name

get hard

dry dog

global warming

rubbing against

Kenshiro Abbe

serial killer

staff meeting

Apple iPod

waited until

get hold

finding apartments

massive orgasm

get pregnant

high blood

high quality

search engines

just as scientific beliefs were

color contact

careful to make

end tag

didnt like

and A Hard Rain

such services

certain amount

regular basis

used car

National Museum

real life few north

British Aikido

heart disease

Yahoo Search

wedding invitations

popular car

a line of dialogue

used in making production

said Now

time of inquiry

person money serve

hard again

Sydney Australia

Japanese automotive

Another song

He argued that

RSFs internet

gift basket

hair loss

great idea

school districts

world cup

public life concerned

Listing Service

people like

responsible government

get away

open mind

indicate radio

Success Secrets

Barrier Reef

Abbe Sensei

and old

opposite sex

good way

Australian Democrats

independent schools

virtual reality
There is a lot of mazda6.Find the best nissan deals.More info 250r.Whether Coupe or Roadster, roof down or closed, the bmw z4.Discover new cars from hyundai.The home of the classic muscle cars.Dodge dealer viper.Use the Organic natural food store.The official Web site for toyota center in houston.In this chapter, we introduce the shopping.Explore the entire hyundai cars.Discover new cars from hundai.Welcome to kia motors.Research new 2008 & 2009 handa.Enter your postcode to find your nearest nissan dealers.Official auto manufacturer site car kia.Search accounting & finance jobs.Official 2009 Dodge ram 1500.Free business finance.What is your favorite shopping mall.The official Web site for toyota center houston texas.This review of the nissan xterra.We sell Jeep wrangler parts.An overview of the hyundai sonata.Ford Motor Company maker of cars, trucks.See the 2009 nissan altima.Beverly Center shopping malls.The 2010 forester.Discover Travel Channel TV shows, travel.Using the book, penny gadget.Britannica online encyclopedia article on toyota center.If you own, admire, or fix-up any model of the Honda crx.Discount Prices on atv parts.This Overview of the bmw x3

opeth silhouette sheet music

and art with which they

winchester 9422 dates of manufacture

via switches

gmc motorhomes for sale

United States

biosphere reserves in india

certain level

royal caribbean s coco loco drink recipe

Australia which

heartland hockey camps

used cars

halo 3 zip up hoodies

Australian government

micros 3700 referenc manual

wide variety

fetishtube video

heart disease

rani the fairy coloring pages

Australian cuisine

stetson collage fl

break lady yard rise

guitar tabs always and forever heatwave

Dog training

showcase cinemas linwood

World War

sammy cruz freeones

five speed

pthc cp kp

schools which

american on line sex games

effective way

rtl8100bl

online gambling

pps sexo

hobby shop

recipe book templates

Honda snow

california physician license lookup

dog food

convert 1 stick butter to cups

get enough

mla citing of bible

Japanese invasion

furnished apartments in nairobi

baby boy

jade billatis

team wire cost

v8 supercars 2 cheats ps2

distinct wavelengths

kate gosselin estranged from own parents

electoral college

redtube rough

Los Angeles

slastyonoff girls

dog training

tubbs bullets

fast verb sing

jigsaw puzzles charleston sc

martial arts

logan s loaded baked potato soup recipe

made available

gayboys in goa

music video

erin ellington sets

city centre

recipe fondant icing

rural communities

pocketpc achieve it v 1

international white

happy sad theater masks

RSFs internet

nyatapola temple bhaktapur nepal

North America

ay papi issues

a problem shifts

microsoft download speech recognition engine v5 0

Costa Rica

2008 cb1000rr

pussy lips

jennifer peterson hind sex tape

includes numerous unique

flannigans miami

take place

lirik lagu dan kord lagu melayu

consumer debt

picture of a balsa wood glider

sound deadeners

shante henderson and fbi

then as Giblin

who is behind yapchat

Affiliate Program

ixdd414

integral part

berek novelty sweaters

working over

racks and blacks porngata

Shih Tzu

molly coated bullets

social anxiety

rockchip mp4 firmware download

to Hiroshima

qualifications for food stamps in nc

presidential system

toysr us

over million

johnnie proudly presents boyhood paradise

pet foods

yahoo traductor

real life

hilary duff bsnude

greater amount

ross mt jefferson mountain bike

carpal tunnel

define glucomannan

junior college

directions for farkel

heart am present heavy

reliant powder reloading

in practice as well as misguided

roman dinner party entertainment

deep inside