Segunda-feira, Outubro 22, 2007

Sobre limpeza de bicos injetores de automóveis e espelhamento de pintura

O jornalista Boris Feldman, especialista em automóveis deu uma dica, em sua coluna no jornal Estado de Minas, de 05 de agosto de 2006, bastante interessante e que pode mudar a vida de todos nós pobres usuários de oficinas mecânicas. Não tenho conhecimento de que o assunto tenha sido abordado em outras ocasiões, por outros experts. Por este motivo, como achei o artigo muito interessante, reproduzo aqui trechos que me chamaram atenção. Quem quiser ler o artigo completo pode encontrá-lo no Estado de Minas.
"Está mais complicado as oficinas das concessionárias enganarem seus clientes ao incluir a "limpeza de bicos injetores" na relação de serviços das revisões periódicas, pois já há pelo menos uma montadora afirmando objetivamente, no manual do proprietário, que a operação é desnecessária."
Em outro trecho, ele diz.
"... a Ford, preocupou-se com o bolso do consumidor e resolveu ser objetiva em seu manual, afirmando expressamente não ser necessária a limpeza de bicos injetores nas revisões periódicas, pois eles são autolimpantes. A explicação dos engenheiros das montadoras é que os bicos (o nome técnico é válvula injetora) são submetidos a pressões elevadíssimas na passagem do combustível e, por isso, é difícil ou quase impossível a formação de resíduos em seu interior. Afirmam também que existe de fato a possibilidade de problemas nos bicos, mas que, neste caso, a solução é quase sempre sua substituição. Além disso, a eventual limpeza de bicos só é necessária caso o motor apresente um problema de desempenho: difícil de pegar, marcha lenta irregular ou com variação de rotações. E nunca "preventivamente", como insinuam os consultores."
Para concluir segue o texto.
"Empurroterapia
Muitas concessionárias aplicam uma fórmula simples de estimular os recepcionistas da oficina a empurrar serviços desnecessários no momento em que o carro é levado para a revisão: eles são comissionados pelo faturamento conseguido à custa do desconhecimento do cliente. A limpeza de bicos é justificada pela gasolina adulterada e a descarbonização (ou "descontaminação") fica por conta do excesso de enxofre ou do óleo lubrificante. Até na hora de receber o carro zero quilômetro o cliente é vítima de golpe baixo: é quando se tenta enganá-lo com o "espelhamento" da pintura, totalmente inútil e que prejudica a camada protetora aplicada pela montadora quando o carro deixa a linha de montagem."
Então, olho vivo com as concessionárias!

 
 

97 Comments:

  • Texto: Pedro Franco
    Limpeza de bicos injetores: cotidiano nas oficinas, serviço também é feito em autorizadas
    Apesar de não recomendarem a prática, montadoras admitem que pode haver necessidade da manutenção. Entenda o que causa o acúmulo de resíduos e a polêmica do processo
    Há alguns meses, uma polêmica foi levantada aqui no jornal Oficina Brasil: durante Avaliação do Reparador de um Ford EcoSport, a equipe técnica da Engin Engenharia Automotiva realizou a limpeza e equalização dos bicos injetores do utilitário, já que o nível de emissão de poluentes e o consumo estavam acima da média, característica típica de carros com injetores sujos e/ou desequalizados.
    Quando a reportagem foi publicada, porém, uma concessionária autorizada Ford enviou uma carta alegando que o serviço não era necessário, já que as peças eram fabricadas com teflon em sua composição, o que tornaria impossível o acúmulo de resíduos.
    A opinião dos reparadores, contudo, é bem diferente. No cotidiano das oficinas, a prática é comum. "A remoção da sujeira e a regulagem da pulverização do combustível ajudam a resolver problemas de alto consumo, emissão de poluentes e marcha lenta irregular", explica o engenheiro Paulo Aguiar, responsável pela Engin.
    E até mesmo nas concessionárias o serviço é feito. As montadoras consultadas pelo Oficina Brasil não recomendam esse tipo de manutenção de forma regular (como uma troca de filtro de combustível, por exemplo), mas admitem que existem, sim, casos em que há acúmulo de resíduos, e a operação é necessária. "Não indicamos a limpeza em intervalos determinados de tempo. Isso só deve ser feito se o motor apresentar mau funcionamento, acarretado por bicos injetores sujos", explica Edmílson Briotto, gerente de pós-venda e garantia da Peugeot do Brasil.

    A Citroën segue a mesma linha: "Nós não preconizamos a limpeza por intervalo de quilometragem ou de tempo. O uso de combustível aditivado e de boa qualidade por si só já é suficiente para manter o funcionamento correto", concorda Eduardo Grassiotto, gerente de qualidade da marca. "Em casos específicos em que os bicos injetores tenham sofrido depósitos que prejudiquem seu funcionamento, indicamos a limpeza por ultrasom, além de testes de estanqueidade, vazão e cone de pulverização", completa.
    A Ford, envolvida por meio de seu concessionário na polêmica, não recomenda a prática em seus motores. "No plano de manutenção não existe essa indicação em nenhuma quilometragem", diz Reinaldo Nascimbeni, supervisor da área de peças e serviços.
    A Fiat do Brasil segue o discurso, mas, como Peugeot e Citröen, esclarece que a manutenção só deve ser feita em caso de grande necessidade.

    Os melhores e os piores na hora da limpeza
    Com a ajuda de nossos consultores, listamos alguns modelos que apresentam maior dificuldade – e também os que são mais fáceis de trabalhar.
    Entre as "encrencas", que geralmente exigem a remoção do coletor de admissão, estão Renault Scénic, Fiat Palio 1.6 16v, Renault Clio 1.0 16V, Peugeot 206 1.0 16V, Volkswagen Golf 1.6, Volkswagen Polo 1.6 e carros da Honda.

    "O reparador deve tomar cuidado, pois ao retirar os bicos injetores para limpeza, eles podem quebrar. Uma vez um cliente pediu para efetuarmos a limpeza de bico de um Peugeot 206. Quando retiramos a peça, o plug de um deles quebrou, e o prejuízo ficou em torno de R$ 200. Isso era o preço de apenas um injetor", conta Paulo Aguiar.
    Entre os carros com maior facilidade de remoção da flauta estão os Corsa, Astra, Focus e EcoSport.

    Entenda como a sujeira se acumula*
    Os bicos injetores são, basicamente, solenóides que atuam de acordo com as cargas elétricas despejadas e trabalham com orifícios mínimos de vazão. Em razão disso, o acúmulo de pequenas quantidades de resíduos já é suficiente para comprometer o funcionamento dos componentes.
    Como as câmaras de combustão são projetadas para trabalhar com uma quantidade exata de pulverização de combustível (a variação aceita é mínima), o descompasso entre o valor presente em um cilindro e outro prejudica o desempenho do motor como um todo e faz com que o aproveitamento do combustível não seja o melhor possível.
    Nesse processo de armazenamento de resíduos nocivos, a gasolina é uma das grandes "vilãs" – e a aditivada realmente serve para o bem dessas partes.

    Como o combustível é feito de componentes com diferentes pontos de ebulição, as porções mais "leves" evaporam antes, e as mais "pesadas" acabam aderindo a diferentes partes do motor, como os bicos injetores. Isso é inevitável e ocorre em maior ou menor proporção ao longo do tempo. É aí que a gasolina aditivada contribui: seus detergentes evitam que esses resíduos grudem.
    O momento crucial do acúmulo de depósitos ocorre segundos após o desligamento do motor. Quando o propulsor está em funcionamento, os bicos estão devidamente resfriados pela própria gasolina e pelo ar de admissão.
    Quando ele é desligado, porém, os injetores acabam aquecendo e elevando a temperatura dos resíduos, que "derretem" e "grudam" logo em seguida. Em um efeito cascata, o injetor entupido deixa pingar combustível quando não está mais em operação, acelerando a obstrução. E, apesar de todos os injetores atuais serem projetados para ter o máximo de isolamento possível do calor, o entupimento dos bicos ocorre ainda hoje.

    *Fontes: Petrobrás, Texaco, Esso e Ipiranga
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    www.oficinabrasil.com.br

    By Blogger Fabio D'Amato, at 4/11/07 02:38  

  • Muito bacana essa reportagem,mais em nosso dia-a-dia,esse combustível de má qualidade que temos ajuda as oficins e autorizadas a executar a famoza limpeza dos bicos..."Preciso de retorno"para saber se este incidente ocorre!!!

    By Anonymous nagu, at 9/12/07 19:28  

  • Possuo um Fiat Palio Flex 2006/2007 com 12.000 km rodados e no último final de semana ele começou a apresentar algumas falhas como irregularidade na marcha lenta, consumo excessivo e algumas "engasgadas" a qualquer momento. Levei-o à concessionária e fui questionado se estou usando alcool. Respondi que sim e me informaram que devo fazer a famosa limpeza dos bicos, pois todos os carros que estão usando alcool estão apresentando esse problema. Isso é frustrante, pois comprei um carro flex para me beneficiar dos preços do combustível e sempre abasteci em postos conceituados na cidade. A garantia não cobre a limpeza dos bicos e nem o posto paga a despesa. Pra que serve um carro flex se só podemos usar gasolina aditivada nele?

    By Blogger Paulicena, at 11/12/07 14:29  

  • tenho um fiat uno mille 2007/2008 17000 km rodado começou a falhar e gastar muito combustivel, levei na fiat me informaram a mesma coisa que o alcool estava muito sujo e os carros estavam apresentando este proplema e que a garantia não cobriam me cobraram 160,00 pra limpar os bicos fiz numa oficina particular paguei 90,00 isto é um roubo quem sofre somos nós consumidores.

    By Anonymous noel, at 14/1/08 19:58  

  • Tenho um Clio 2006/2006 hiflex, com 31.000km, há uns 40 dias venho tendo problemas, meu carro engasgando, temendo d+ na lenta e etc.

    Levei em 2 oficinas e em ambas obtive a informação que provavelmente tratava-se de sujeira nos bicos. Custo da limpeza: R$80,00.

    Levei também na renault, deram o mesmo diagnóstico, porém ia me custar R$160,00.

    Amanhã vou levar em uma oficina fora da concessionário mesmo.

    By Anonymous Anônimo, at 24/1/08 21:47  

  • Acho muito estranho todos esses comentários à respeito dos bicos injetores, válvulas etc....Possuo um Kadett/95 sport adquirido em 2001 e até hoje nunca fiz nenhumas dessas limpezas e o veículo funciona muito bem tanto na lenta como na acelerada...será sorte minha ou a limpeza é realmente um embuste?

    By Anonymous DAnilo Nunes, at 19/6/08 18:44  

  • tambem tenho um mille fire flex 2007/2008 com 13000 rodados. Ele comecou a funcinar mal e o diagnostico foi o mesmo na autorizada e fora dela. Limpeza de bicos e em ambas situacoes me informaram que é uso de alcool. Fiz a limpeza, o carro melhorou, mais ainda esta ratiando um pouquinho. Enchi o tanque com gasolina aditivada, vamos ver o que vai dar?
    Amigos, o pior é que moro em campos dos goytacazes no rj e aqui nessa cidade exala corrupcao, a comecar pelos politicos. Os postos de combustivel e um tiro no escuro. Eu tento abastecer em postos que vendem com preço mais reais e com bandeira, mas ainda tenho minhas desconfiancas

    By Anonymous marcelo morais, at 13/8/08 20:04  

  • trabalho a 16 anos em consessionaria; e aconselho sim limpeza de bicos devido a má qualidade de conbustivel que temos, e que gera um mal funcionamento do motor gerando futuros prejuizo. algumas altorizadas não recomendam devido dificuldade de remoção,tentando ganhar tempo revisão gratuita.

    By Anonymous Anônimo, at 29/9/08 17:29  

  • Olá pessoal PRECISO DE AJUDA !!!!pois bem, tenho uma dúvida e gostaria de uma sujestão: tenho um Kadett 98 gl 2.0 e a uns dias, esporadicamente durante o funcionamento do motor (com o carro em movimento) em momentos aleatórios não muito de frequentes que quando acontecem duram cerca de 10 a 30 segundos a luz indicadora de alerta no sistema de injeção acende ( uma de formato amalero como se fosse um raio dentro de um motor) e ao mesmo tempo que acende a intensidade de luz dos faróis aumenta, e se o ar estiver ligado percebe-sse que o "ventilador" sopra mais forte. obs o carro não falha em nenhum desses momentos apenas acontece essas anomalias inesplicavéis . Pergunto: seria algum problema no alternador, enviando muita carga pra bateria? ou gasolina suja? bico injetor sujo? ou quem sabe bomba ? ou um scanner no sistema pra averiguação.... e os farois por que aumentam a luz? poderiam me adiantar se conhecem esse tipo de caso e se é algo complicado de se resolver ou não? grato.

    By Anonymous Anônimo, at 9/10/08 00:24  

  • Ao amigo que citou problemas no kadet,aqui vai a dica,certamente o problema dos farois e ventiladores oscilarem como você mesmo citou,isso ocorre quando a sobre alimentação da carga gerada pelo alternador,provalvelmente o regulador de voltagem do mesmo esta com defeito,outra:faça uma revisão no alternador e todos os aterramentos existentes no cofre do motor,se possivél a subistituição do cabo do aterramento que liga o motor a carroceria,e limpeza dos aterramentos da bateria,e caixa de fusivel,veja se a sinalde zinabre nos bornes,isso é o indicio de má funcionamento do alternador e mal aterramento,de resto nada mais possa esta causando esse funcionamento da parte eletrica do seu carro(Elvis,Eletricista e mecânico de autos,Campo Grande RJ)

    By Blogger elvis, at 20/10/08 22:30  

  • agradecendo ao eletricista de autos ELVIS, valeu pela dica sobre o meu kadett, poderia me dar uma prévia se a troca desse regulador de tensão custa muito caro? em torno de? obrigado, farei boas referencias!!

    By Anonymous Anônimo, at 22/10/08 01:02  

  • .. ja havia me esquecendo Elvis, bom vejamos se entendi, o alternador possui um dispositivo acoplado chamado de regulador de tensão, o mesmo com a funçao de manter os 12 v. em equilibrio, se está desregulado, a tensão que alimenta todo o circuito do carro se torna vulnerável a queima, inclusive o bico injetor? pois o mesmo ao sentir essa variação faz com que acenda a luz no painel da injeção por um longo tempo... isso implica num risco de danificar o bico ijetor? grato

    By Anonymous Anônimo, at 22/10/08 01:08  

  • Vamos lá amigo!! um regulador de voltagem do seu carro custa em média R$60,00,isso pelo preço aqui no RJ,mais a mão de obra do serviço,que esta em torno de R$30,00 quando ha sobre alimentação corre sim o risco de queima de peças,inclusive bico injetor e modúlo de injeção,mais não precisa se desesperar,isso raramente acontece,mais e bom lembrar que esse serviço deve ser executado o quanto antes para evitar problemas futuros,leve seu carro a um eletricista de confiança e peça para medir a tensão do alternador,se comprovar o que eu disse,faça o serviço,OK? Abraços.

    By Anonymous Elvis, at 22/10/08 13:22  

  • tive uma palio 1,3 flex e tbem so alcool e raramente gasolina. depois de 70000 km descobri que o cabecote deste motor fire nao aguenta alcool pois suas sedes de valvulas afundao e a marcha lenta fica irregular e a tx de comprecao cai, tendo que ser feita a retifica das mesmas ou seja a fiat vende um motor flex que se rodar muito com alcool ele da pau....

    By Blogger Ricardo, at 30/10/08 15:48  

  • Olá Ricardo! houve negligência da Fiat a respeito desses motores 1.3,na verdade esse motores são Gasolina,o que os consumidores não sabem e que a Fiat para não perder algo que ja estava pronto,adotou colocar esses prolpusores flexiveis,remapeando o sistema de injeção e adotando bicos injetores com mais vazão e a troca de bomba de combustivel por uma mais resistentes a corosão,Resumo:se olhar direitinho,verá que tanto na versão a gasolina e na versão flex para esses motores,a taxa de compressão e a mesma,algo absurdo,eu ja desmontei um motor 1.3 dito flex e a parte interna(bloco) e igual ao da dublo 1.3 16V gasolina,até porque os motores da dublo nessa versão,são todos a gasolina,chegando somente na versão flex com motores powertrain 1.8 e dando seguencia com motores 1.4nas novas versões,tanto que os motores 1.3 sairam de linha sem deixar rastro,Abraços a todos.

    By Anonymous Elvis Serrão, at 30/10/08 18:49  

  • tenho um fiat palio mill, ano 2007, 17.000 km e levei hoje na revisao. ele tava engsagando d+ e chegava a apagar qdo o ar tava ligado...
    na concessionaria disseram que tenho q fazer limpeza. me cobraram 100.00...

    By Anonymous Anônimo, at 17/11/08 11:21  

  • Isso e inacreditavel,como pode um carro com 17mil km rodados ta com os bicos sujos,realmente estamos mal servidos quando se trata de mecânicos capacitados,provalvelmente seu carro esta com problemas relacionados a sensor de posição de borboleta,ou atuador de marcha lenta,são dois sensores responsaveis quando á desaceleração do giro do motor,o sensor de posição de borboleta envia um sinal para central avisando a hora do atuador de marcha lenta entrar em ação,para mais detalhes,esquece um pouco a autorizada,e procure uma oficina onde possa passar um scanner para diagnosticar o defeito,a oficina sendo séria,ira da a você um laudo do respectivo diagnostico,isso aqui no RJ custa em média 30reis para passar um scanner,vale a pena,melhor do que arriscar limpeza de bico,o que provalvelmente não esta sujompor mais que você abasteça em lugar duvidoso,e quase impossível esta precisando de limpeza,http://www.lcdias.com.br/2007/10/sobre-limpeza-de-bicos-injetores-de.html de uma olhada nesse artigo,ai você entenderá o porque você não deve confiar em concessionarias,Abraços

    By Anonymous Elvis Serrão, at 17/11/08 18:34  

  • tenho um corsa ano 2002. as vezes ao sair de primeira marcha ele falha como se eu estivesse saindo de terceira. alguém pode me dá uma explicação. grato!

    By Blogger beneval, at 16/12/08 13:04  

  • Caro Amigo Beneval,ja peguei um carro GM Celta com esse mesmo defeito,e foi batata quando passei o scanner,pode esta certo que esse defeito e de Sonda Lambda,abraços.

    By Anonymous Elvis Serrao, at 16/12/08 20:20  

  • comprei um novo palio 2008 rodei só 5.000 km e ja tive problemas na marcha lenta e perda de potência. levei na fiat e limparam os bicos e meu bolso 80,00 ; vejo que nos comentarios a maioria são de carros da fiat; o que pode está acontecendo, afinal a garantia de 1 ano poderia cobrir essa limpeza.

    By Anonymous Anônimo, at 24/12/08 17:37  

  • Olá! você disse uma coisa super correta,a garantia também cobre isso,só que na verdade a loja onde você comprou seu carro,poderá alegar que o combustivel que você esta usando e de má qualidade,livrando-se dessa responsabilidade,na verdade não da tempo pra sujar o bico com essa kilometragem,meu carro esta comigo desde zero,hoje esta com 33mil km rodados,e nunca foi limpo,uso gasolina aditivada e a cada 5000km coloco stop clear da bardhal em um tanque cheio,e rodo até entrar na reserva,ele nunca mi deu problemas de funcionamento,isso porque não e flex,e um Uno 2006 gasolina,você pode pedir junto a autorizada onde supostamente fizeram a limpeza dos bicos,um relatorio da ordem de serviço,e vê se realmente tal serviço foi executado,o que acho bem remoto de ter sido limpeza de bicos,o fabricante de bicos,a famosa Magneti Marelli,recomenda si,eu disse si necessario fazer a limpeza aos 50mil km,ou seja,o seu só tem 10% do km recomendado para possivel limpeza,impossivel eles estarem sujos com tão pouco rodados,abra seu olho e peça toda vez que forem executar um serviço no seu carro,um relatorio,e de direito seu,não tenha vergonha ou si exalte na hora de pedir,mais você acabou de ser mais uma vitima do ganha pão dos chefes de oficinas e subordinados das grandes concessionarias e montadoras do nosso país,Abraços.

    By Anonymous Elvis Serrão Mecânica e Eletronica Automotiva, at 24/12/08 21:11  

  • Amigos muita atenção aos diagnosticos de autorizadas. Levei meu uno mille na concessionária porque estava falhando muito tipo caroo com carburador entupido, o que falaram ? limpeza de bicos R$ 180,00. Resolvi deixar em uma oficina perto de casa mesmo, e advinhem, nada de limpeza, era a sonda lambda, troquei e o problema acabou. O mecânico que consertou me disse que é muito comum nos carros da fiat.

    By Anonymous Anônimo, at 19/1/09 11:29  

  • É verdade mesmo problemas com sonda lâmbda em carros da Fiat e GM,ótimo comentario,as pesoas não podem confiar em um diagnostico só porque e de uma concessionaria,tem que levar em pelo menos 3 oficinas para realmente ter certeza do que si trata,adivinhar não vale,tem que passar o aparelho(scanner).

    By Anonymous Elvis Serrão, at 19/1/09 13:32  

  • Olá, tenho um Peugeot 206 1.6 16v 2002/2003, ele vem apresentando uma falha ao acelerar, quando vou sair com ele as vezes perde força.
    E a lampada da injeção está acesa.

    By Anonymous Anônimo, at 4/2/09 23:38  

  • Possuo um novo ford KA com 3892Km, levei na concessionária pois ele estava com dificuldades em partir de manhã com alcool, pelos meus conhecimentos básicos de mecânica suspeittei do sistema de partida a frio, na concessionária falaram que era bico injetor sujo e era R$100,00 para limpar, não autorezei o serviço e passado umas três hores de prazo me ligaram informando que iriam fazer o serviço de graça, uma cortesia.
    Foi aí que resolvi entrar na net e achei esta reportagem, fica aquela pergunta devemos confiar em nossas concessionárias?

    By Anonymous Pablo Sérgio, at 17/2/09 13:32  

  • Eu Prefiro não dizer a palavra não confie Plabo Sérgio,apenas e confie desconfiando,até porque como um bico de um carro com 3892KM pode esta sujo,a magnetti mareli,recomenda si necessario um limpeza com 60 mil km rodados,ou seja,bem fora do que possa esta com problemas no seu carro,outra: derrepente á algum outro problema que ele não queiram alarmar ou dizer de fato o que seja,daí falam sempre que é bico sujo,essa é minha opnião como profissional de Mecânica de injeção eletrônia e eletrica automotiva,tire suas conclusões e boa sorte,só não esqueça de pedir um Laudo do serviço executado e garantia do mesmo.

    By Anonymous Elvis Coutinho., at 17/2/09 21:57  

  • Possuo um Siena 98, 1.6 16V e quando o carro está frio e dou a partida, ao acelerar o carro morre, tenho que esperar esquentar e o funcionamento do motor fica perfeito, mas frio ele morre ao pisar no acerelador. Melhor explicando, eu acelero o carro, a rotação aumenta e quando tiro o pé ele abaixa a rotação e morre.
    Alguma dica?
    Osvaldo/Curitiba

    By Anonymous Anônimo, at 18/2/09 11:24  

  • Bom amigo!! pode ser varias coisas que levam o carro injetado a morrer quando esta frio,um indicio pode ser sonda lambda aberta,essa peça e responsável por fazer a dosagem exata de combustivel admitido na camara pelos bicos,ou simplismente algum sensor de temperatura,o que seria mais provalvel,deve esta em curto,fazendo com que a central entenda que esta quente dificuldando assim a primeira partida a frio,bomba de combustivel tambem é um sintoma esperado,mais o certo seria passar um scanner para certificar o que esta errado e fazer a troca da peça correta.

    By Anonymous Elvis Serrão, at 18/2/09 12:48  

  • Tenho um palio ELX 1.0 2008, estava falhando muito, nem andava direito. Levei na concessionaria falaram q precisava fazer limpeza de bicos R$ 150 conto. Levei num mecanico amigo meu, realmente era um bico entopido de sujeira, meu carro estava com 8 mil KM apenas. FIAT (Fui Enganado Agora é Tarde)!

    By Anonymous Anônimo, at 22/2/09 17:33  

  • Entopido de sujeira? muito remoto essa de bico entupir com 8 mil km rodados,o que pode ter acontecido foi o bico travar fechado,bico nada mais é,que uma eletrovalvula,eles podem travar levando o carro a trabalhar em 3 cilindros,de resto desconheço,sujo? jamais!!!!! a não ser que ao invés de gasolina tenha colocado algo mais no tanque.

    By Anonymous Elvis Serrão, at 22/2/09 20:27  

  • Entao Elvis, o mecanico abriu na minha frente, sempre andei 100% alcool, os 4 estavam com uma borra preta, tirei o carro 0Km e nunca coloquei nenhum tipo de aditivo.
    Pra voces que conhecem bem, oque voce acha q velou a entopir ? Realmente so estavam 3 cilindros funcionando.

    By Anonymous André, at 23/2/09 09:06  

  • Curioso isso! a única coisa que pode esta levando a criar essa borra tão precoce nos bicos,é exesso de óleo,fire são 2,7litros com filtro,si por 3 litros pode fazer com que o sistema de ventilação do carter,mande exesso de vapores para admissão,contribuindo para formação de borra,ventilação do carter,fica junto a tampa do tucho,ao lado da tampa de abastecimento do óleo,de uma checada em um filtro que fica na parte interna desse tubo,e na hora de trocar o óleo,lembre de segir o que o manual recomenda,Abraços e boa sorte.

    By Anonymous Elvis Serrão., at 24/2/09 17:18  

  • Um amigo me disse que a gasolina da partida a frio contribui para sujar os bicos, por ela ficar parada por muito tempo, talz.....
    Mais realmente ninguem tem certeza de nada. Antes do palio tinha um golzinho q tb tirei 0km, fikei 3 anos rodei uns 40mil Km e nao fiz nd alem de abastecer e trocar oleo, sempre no msm posto e abasteço com palio...
    Vlw Elvis

    By Anonymous André, at 24/2/09 17:41  

  • Falô Andre! realmente eletrônica vinculado a combustivel é uma caixinha de surpresa,como você mesmo disse não fez nada no seu Gol a não ser manutenção preventiva,eu tenho um Uno fire 2006 gasolina,hoje esta com 35 mil km rodados,nunca limpei bico,anda bem sem falhas,troco óleo junto com filtro sempre aos 5 mil km,uso Lubrax Tecno 15W40,esse é semi sintético,então fica a duvida,o que será o que causa uma carbonização aos bicos com baixa kilometragem? suspeitamos mais nada ainda de concreto,abraços e boa sorte com o carrinho.

    By Anonymous Elvis Serrao., at 24/2/09 19:28  

  • Falô Andre! realmente eletrônica vinculado a combustivel é uma caixinha de surpresa,como você mesmo disse não fez nada no seu Gol a não ser manutenção preventiva,eu tenho um Uno fire 2006 gasolina,hoje esta com 35 mil km rodados,nunca limpei bico,anda bem sem falhas,troco óleo junto com filtro sempre aos 5 mil km,uso Lubrax Tecno 15W40,esse é semi sintético,então fica a duvida,o que será o que causa uma carbonização aos bicos com baixa kilometragem? suspeitamos mais nada ainda de concreto,abraços e boa sorte com o carrinho.

    By Anonymous Elvis Serrao., at 24/2/09 19:28  

  • Falô Andre! realmente eletrônica vinculado a combustivel é uma caixinha de surpresa,como você mesmo disse não fez nada no seu Gol a não ser manutenção preventiva,eu tenho um Uno fire 2006 gasolina,hoje esta com 35 mil km rodados,nunca limpei bico,anda bem sem falhas,troco óleo junto com filtro sempre aos 5 mil km,uso Lubrax Tecno 15W40,esse é semi sintético,então fica a duvida,o que será o que causa uma carbonização aos bicos com baixa kilometragem? suspeitamos mais nada ainda de concreto,abraços e boa sorte com o carrinho.

    By Anonymous Elvis Serrao., at 24/2/09 19:28  

  • Tenho um Uno Fire 2008 com 19000km rodados (dezenove mil). Já fiz 4 limpezas, dura apenas 5000km. Sigo a risca as recomendações do manual, já tentei de tudo, já cheguei a abastecer somente com gasolina (posto com bandeira), porém vai beirando os 5000, dá-le limpeza. Cada uma 90,00. Nos tópicos anteriores ficou a dúvida de influência do óleo. Alguém pode me orientar?

    By Blogger jordanjf, at 24/2/09 23:24  

  • Tenho um Uno Fire 2008 com 19000km rodados (dezenove mil). Já fiz 4 limpezas, dura apenas 5000km. Sigo a risca as recomendações do manual, já tentei de tudo, já cheguei a abastecer somente com gasolina (posto com bandeira), porém vai beirando os 5000, dá-le limpeza. Cada uma 90,00. Nos tópicos anteriores ficou a dúvida de influência do óleo. Alguém pode me orientar?

    By Blogger jordanjf, at 24/2/09 23:27  

  • Vamos lá jordanjf, a questão do óleo e fundamental em relação ao bom funcionamento dos nossos propulsores,um motor fire cabe apenas 2,7litros de óleo,passando desse nivel recomendado pelo fabricante,acarreta em exesso de vapores que antecipam a carbonização dos bicos,valvulas,velas e pistões,na verdade o bico não entope na parte interna atoa,afinal são exercida alta pressão em torno de 3 bar,o que carboniza e a parte frontal do mesmo,isso acontece no momento que desligamos o carro,por esta quente,os vapores de óleo e combustivel acabam por grudar nos bicos e valvulas,e que eu sempre faço,e deixar o carro desarmar a ventoinha ao entrar na garagem,e uso a cada 5000 KM o produto |Stop Clear da Bardhal,e poso afirmar que nunca limpei bicos do meu carro até hoje com 34.000 km rodados,meu carro e um Uno 2006 gasolina(não Flex) troco óleo a e filtro a cada 5000 km,e uso o padrão do manual,lógico que compro óleo com cacteristicas iguais,não necessariamente o Sélenia,uso Lubrax Tecno que atende as expecificações do fabricante 15W40 semi sintético,mais barato e mesmo óleo,sempre na kilometragem certa e as vezes até antes troco filtro de ar e combustivel,abasteço em posto de bandeira Ipiranga e BR quando posso,rodo muito em cidade,dificilmente em estradas,mais sempre que posso dou um coro bom em retas pra fazer o bichinho girar alto,de resto meu amigo nada mi preocupa,realmente um fator muito estranho o que esta acontecendo com esses carros flex,algo inesplicavél,tente pelo menos adicionar esse produto da Bardhal a cada 5000km e tire suas conclusões mais tarde,encha o tanque e adicione esse produto,com gasolina,no caso do alcool tem produto da Bardhal expecifico para este,frasco amarelo,1 frasco para até 60 litros,eu fiz um curso na Bardhal e vi que realmente o produto funciona mesmo,não é engana trouxa não,são produtos de alta tecnologia,valeu? braços e boa sorte.

    By Anonymous Elvis Serrão, at 25/2/09 01:11  

  • Saudações a todos.
    Tive um gol 1.0 16v 2001 por 6 anos, nunca limpei o bico, fazia 19km/l na estrada e em média 12,5 na cidade, maravilha. A manutenção resumiu-se à trocar o óleo e um pneu que desgastou errado por falta de alinhamento na fábrica ou nas revisões. (passei o outro para o estepe e comprei um igual para fazer par). Troquei por um Gol G4 2008, flex que acreditava que eu era dono do posto! Fazia 7km/l de álcool na cidade e nunca mais nem menos que 10km/l na estrada, rendia menos do que o anterior, apesar de alegarem possuir mais potência. A limpesa de bicos foi feita na revisão dos 5 mil à toa, pois fora o consumo, o carro não apresentava irregularidades.
    Troquei o carro por um ASTRA 2009, que gasta menos do que gastava o gol na estrada. Com ar ligado, ele faz 11km/l á alcool. Na cidade, cai pra 6 km/l.
    Com esse aconteceu um fato estranho: com 6300km, começou a falhar escandalosamente. Diagnóstico, bico entupido. Acompanhei o serviço de perto, por precaução. O bico do cilindro 1 estava com 50% da vazão dos outros, e apresentava uma borra BRANCA, parecido com um depósito de cálcio, cobrindo 2 dos 4 furinhos do bico. A limpesa foi feita e a falhação sumiu. Os bicos estão com a vazão equilibrada agora, mas ainda não tenho as médias de consumo. Achei estranho ter entupido, mas o depósito parecer cálcio pode indicar que o posto deve estar com "uma torneira vazando água tratada" dentro do tanque de álcool... a água da cidade é ligeiramente ácida, e a estação de tratamento faz adição de carbonato de cálcio pra corrigir o pH e proteger os canos...

    By Anonymous Marcelo68, at 2/3/09 09:53  

  • Tenho um Escort zetec Rocam 1.6 - 8V com 120mil rodados - qdo fiz a troca dos filtros, cabos de velas e velas e le fazia no primeiro mês 15km/L pista, no segundo mês voltou a fazer 9km/L pista - pode ser a sonda lâmbida ou desta vez seria realmente os bicos (hiltonfraboni@hotmail.com) - URGENTE por favor.

    By Anonymous Anônimo, at 3/3/09 10:42  

  • Tenho um Escort zetec Rocam 1.6 - 8V com 120mil rodados - qdo fiz a troca dos filtros, cabos de velas e velas e le fazia no primeiro mês 15km/L pista, no segundo mês voltou a fazer 9km/L pista - pode ser a sonda lâmbida ou desta vez seria realmente os bicos (hiltonfraboni@hotmail.com) - URGENTE por favor.

    By Anonymous Anônimo, at 3/3/09 10:45  

  • Olá! as vezes pode até ser sonda lambda,o que acontece,é que quando esse peça fundamental para fazer com que os bicos trabalhem com exatidão esta ruim,ela simplismente faz o carro trabalhar com exesso de combustivel,o melhor seria passar o carro no scanner,uma palio do meu vizinho ano 1999 estava simplismente dando 650 milli amper hora em mmarcha lenta,ou seja,queima riquissíma,onde deveria esta fazendo leitura esquiometrica,resumo,sonda lambda aberta,si o seu carro exala no escapamento gasolina mesmo depois de aquecido,pode ser mesmo sonda,até porque ja esta com uma kilometragem onde os sensores ja estão no tempo de troca,Abraços e boa sorte.

    By Anonymous Elvis Serrão., at 3/3/09 14:12  

  • OLÁ MAIGOS,
    TENHO UM SIENA FIRE 1.0 16 V. ANO 2001, A ALGUM TEMPO APRESENTA FUGA DE CORRETE. QUANDO RETIRO UM FUSIVÉL QUE EXISTE NUMA CAIXA PRÓXIMA À BATERIA O CURTO PARA É UM FUSÍVEL DE 70 AMP. SE EU NÃO ME ENGANO ESTÁ RELACIONADO COM O PAINEL. JÁ TIREI TODOS FUSIVEIS DA CAIXA NO INTERIOR DO CARRO NAS E NÃO CONSIGO DESCOBRIR QUAL A ORIGEM DA FUGA DE CORRENTE. SENDO ASSIM, PEÇO SUA AJUDA.
    DESDE JÁ FICO AGRADECIDO.
    WILLIAM, CAXIAS - RJ.

    By Blogger william, at 9/3/09 09:47  

  • Esta postagem foi removida pelo autor.

    By Blogger Bruno, at 12/3/09 09:05  

  • 6reportagem interessante pois as autorizadas as vezes ate cobram o serviço e não execulta,maiiiis devido esses combustiveis, adulterados que existem aqui no brasil infelismente, temos q fazer lipeza dos bicos simmm descarbonizaçâo de todo o sistema simmm troca velas ate antes do recomendado ;pois tenho oficina trabalho no ramo a mais de 10 anos no seguimento, quem tem oficina sabe........ ja chegou varios clientes com bico travado,carro engasgando , sem força,demorando pegar,70% dos casos e sujeira nos bicos injetores,então deixo aqui aminha opinião: na teoria e muito facil vc julgar determinados temas na net e opnar sem conlhecimento pratico.o melhor,e vc levar o seu carro numa oficina de cofiança. procure informação a respeito, primeiro.infelismente esse seguimento tem muita desonestidade começando das autorizadas.este tipo de reportagem as vezes ajuda muito, mais neste tema quem naõ conheçe acaba deichando de revizar o sitema vital do veiculo.infruenciando diretamente na emissão dos gases e corendo o risco de ficar numa alto estrada.......... bom cada um tem sua opinão aqui deixo a minha pesquizem a respeito .

    By Anonymous Anônimo, at 22/3/09 22:04  

  • Mais um que acredita em duendes e fadas, a revisão dos bicos custa em torno de 120,00 os 4, cada um custa 300,00 em média, então seja burro e espere ele entupir de forma irreversível e gaste 1200,00 ao invés de 120,00, pior que postar besteira é postar o que nao se entende. http://www.procurooficina.com.br/forum/index.php?topic=1684.0 aprenda depois faça sua análise seu leigo co L maiusculo

    By Blogger passatao2006, at 15/4/09 16:58  

  • olá! eu tenho um fiat uno mille ep 1.0, o problema dele é consumo excessivo de gasolina, já fiz limpeza de bico, e na resolve, verifiquei se tinha alguma mangueira furada, mais com as mangueiras estão tudo OK! vc poderia me ajudar. Obrigado

    By Anonymous Anônimo, at 8/5/09 15:24  

  • ola vc do mille. troque as velas leve numa oficina para escanear o sistema de injeçao eletronica pois sua sonda lambda pode estar danificada ou o sensor map. mesmo assim tem babaca q inssisti; em recomendar nao fazer limpeza de bico.assim como disse o passatao. espero ter ajudado em alguma coisa valeu.......... fui.....

    By Anonymous Anônimo, at 10/5/09 00:03  

  • Alguém pode me ajudar?
    Tenho um vectra 99 gls 2.2 8v falhando MUITO. Passei o scanner e deu alta tensão em um bico e baixa tensão em outro. Tem hora que estou andando ele fica tipo acelerando e diminuindo como se eu estivisse colocando e tirando o pé do acelerador, outros vezes ele para de responder minha celeração tanto que coloco o pé lá em baixo e o carro não faz nada, perde toda força ai depois de um tempinho ele volta a acelerar com tudo. Outra barulho muito alto e cheio horrivel saindo dele. Urgente carro esta parado a uns dois meses por causa disso ($$$$). Fui na autorizada para ver outra coisa e comentei sobre isso que estava acontecendo e falaram para fazer limpeza de bico eletro sei lá o que um nome lá, que disseram que regula o bico e caso não ficasse bom teria que trocar o bico R$300,00 cada um, não fiz claro ($$$) mais andei lendo se é problema de tensão não seria outra peça que manda a tensão para os bicos que esta com problemas, não poderia ser o regulador de tensão do alternador ou a outra central de energia também que me falaram uma vez que eu esqueci o nome... Obrigado e Desculpe pelo comentário longo.
    Junior.

    By Blogger Juninho, at 23/5/09 16:31  

  • Queria trazer o cara q fez a reportagem aqui na minha oficina e tirar um bico na frente dele pra ele me confirmar q bicos sao auto limpantes!Os combustiveis aqui no brasil sao praticamente todos aduterados,e na queima forma uma crosta na parte interna do motor q atinge tambem o ponto de saida de combustivel nos bicos e ai é necessaria ser feita a limpeza,ah e outra coisa:Uma vez minha mae comprou um fogao q era auto limpante mas por incrivel q pareça ele sujava igualzinho os outros fogoes q nao eram auto limpnte,conselho pros donos de veiculos:Nao acredite em fabula de reporter e fabricante de veiculos pq oq os dois tem em comum :Vender suas historias !!!!!!!!!!!

    By Anonymous Anônimo, at 4/6/09 13:32  

  • é fato que as limpezas de bicos estão mais frequentes, devido a minha desconfiança sobre a necessidade de limpeza, e o carro com uma tremedeira igual Mal de Parkson, o chefe da oficina da concessionária FIAT, sugeriu que eu acompanhasse o meu carro no processo de limpeza, aquela tremedeira, e volta do rendimento do carro ocorre através da limpeza do bico. Depois de tanto pressionar a fiat, a atendente assumiu que está havendo um aumento exagerado de problemas com sujeira nos bicos injetores. Até agora ninguem me apresentou uma solução para o fato, pois a cada 11000km tenho que levar o carro para limpeza de bico(ou seja todo mes). Alguém conhece outra forma para limpar esse componente? Em pesquisa na internet, encontrei um kit da 3m. Alguem conhece? As revisões vou continuar levando no mecânico, mas as limpezas de bico, prefiro eu mesmo fazer, pois cada uma me custa 130,00

    By Anonymous Anônimo, at 7/6/09 08:52  

  • Ola! Vamos la...a forma melhor e vc abastecer em postos de gasolina de confiança sempre; nada de procurar combustiveis baratos milaborantes.nao existe bom barato. claro existe milagres ainda .ha...a atal da limpeza 3m.se vc fizer vai acabar de fuder seus bicos pois vai empurrar mais a sujeira para obstruir a passagem ;seu catalizador vai ser contaminado fora os retentores de valvulas acorda meu irmao isso e mais produto para te enganar.caso prescisar va em uma oficina especializada pois as concessionarias e so enganaçao quer vc todos os dias la.acorda meu para de economizar meu irmao para fazer um motor fica muito caro pense nisso... essa e minha opniao fui.......

    By Anonymous Anônimo, at 7/6/09 17:51  

  • Eu nunca fiz limpeza de bico no meu carro(Uno mille fire 2006 gasolina) troco de filtro de ar e combustivel a cada 10 mil km rodados,adiciono a cada 5000km Cean Gas da Bardahl,abasteço quando da em um posto Ipiranga perto de casa,su cliente a mais de 5 anos nesse mesmo posto,quando estou longo da cidade vejo posto de movimento para abastecer e com preço do combustivel equivalente,si ta barato de mais não arrisco,meu carro ja vai para 40 mil rodados e injeção perfeita,sem falhas,sem contar o óleo e filtro de óleo,troco a cada 5000 ou no maximo 7.000km,uso Lubrax Tecno 15W40 semi-sintético,o mesmo do Selênia,só muda o frasco e é muito mais barato,compro aqui no RJ a R$11.80 o litro contra R$23.00 do Selênia,não ei si é sorte minha,pois nunca tive problemas de bico sujo,a magneti Marelli informa que bico si precisar ser limpo a depois dos 50.000km, e ai? as concessionaris arrumaram uma fonte de ganhar dinheiro facíl dos clientes leigos,bico não entope assim,a pressão exercida de combustivel sobre ele,não da para entupir facilmente,nunca fiz revisão pela concessionaria,por isso perdi a garantia,e ja si vão3 anos com minhas revisões sem trauma,pense direito sobre o assunto dos bicos,consulta o site da magneti Marelli e confirma o que eu disse,Abraços e boa sorte.

    By Anonymous Elvis Serrão.(Eletrotecnico de autos), at 7/6/09 18:05  

  • tenho oficina amais de 15 anos e os motores fire flex tem sim q ter uns cuidados especiais recentemente ,chegou um palio 1.4 flex falhando muito,clonclusao : bicos injetores sujos fica ai um alerta um bico injetor custa em media :210,00R$ os motores posuem 4 injetores .cuidado colegas a cada 20.000KM e recomendado sim limpeza nos bicos injetores. A magnet mareli teoricamente recomenda uma manutençao mais alongada, pois e so teoria pega umas opnioes com oficina especializada q tera uma resposta mais coerente pois na pratica nao e bem assim q funciona tem muitos motores porai queimando bicos ;consumo ecessivo,poluindo jogando dindin fora rsrsrs ....vamos entao ficarem mais atentos a esses detales opnioes de quem nao conhece do ramo acaba confundindo a cabeça de motoristas leigos. q se entopem de adtivos milagrosos dessas lojas de coveniencias de postos de gasolina sobre gasolina .use sempre bandeira br,esso ,texaco... na rede globo ja passou varias vezes tem postos de combustiveis q aduteram ate 90% do combustivel isso e uma vergonha para um pais de impostos caros ......cuidado cuidado com os nossos motores eles agradeçem nao te deichando na mao.rsrssr abraços........

    By Anonymous Anônimo, at 7/6/09 22:42  

  • ola, na minha opniao bico injetortem que ser limpo periodicamente meeesmo, ha! cuidado viu Elvis,a manutençao corretiva fica mais cara q a preventiva ... vamos dar uma pesquisada antes viu galera!!!!!! so adtivos nao resolve. fiquem de olho.

    By Anonymous Anônimo, at 11/6/09 16:23  

  • Tem gente que de tão leigo chego a ri,sonda lambda e o ultimo a dar problemas,e quanto ao injetor(Bico) até que mereci atenção,mais digo com expereência propria,tenho um uno mille fire 2006 gasolina com 37 mil km rodados e nunca fiz limpeza de bico,minha prevenção vem la de trás,combustivel bom,cliente de um posto a mais de 5 anos(Ipiranga)uso aditivo sim de limpeza da Bardahl(Cleaan Gas)a quem prefere da o carro na mão de qualquer um para limpar bico,nunca farei isso até que o carro de sintomas de falha,faço revisão de filtros no geral até antes do prazo estabelecido no manual,troco óleo e filtro de óleo a cada 5 mil km,uso Lubrax Tecno que é semi sintético que atende as especificações do fabricante,a luz de auto diagnostico do painel não esta lá de enfeite,quando acende indica alguma anomalia no sistema,então fica ai o alerta,ta cheio de mecânicos mal intencionado,si seu carro não esta falhando ou esta falhando,leve para passar um scanner para vê o que esta ruim,não cai no conto do mecânico de limpar bicos não,isso ja virou fonte de renda,qualquer boteco limpa bicos hoje em dia,não recomendo até que seja necessario mexer,o scanner é a melhor saida para diagnosticar qualquer defeito no veiculo injetado,e sonda lambda e mais uma armadilha dos mecânicos,que aconselha a troca a custo de nada. http://quatrorodas.abril.com.br/autoservico/reportagens/conteudo_262424.shtml

    By Anonymous Elvis ....., at 11/6/09 19:00  

  • oi. no meu modo de entender combustivel da bandeira ipiranga e so fachada na minha cidade tem um posto de combustivel desta bandeira ,e uma porcaria eu tambem acho esses comentarios estam parecendo propaganda de bandeira de posto ,oeo lubrificante ate montadora de veiculo .o galera vamos melhorar os comentarios parar com essa de querer saber de mais achar que e dono da verdade deixa de meninisse............

    By Anonymous Anônimo, at 13/6/09 21:25  

  • Tenho um Celta 06/07 1.0 e não sei se é conhecidencia, mas quando o motor injeta gasolina na partida a frio, o bico entope, apesar de os mecânicos dizerem que essa gasolina vai direto p/ o coletor. Como não sou mecânico, não sei. A cada 3 meses +/- acontece isso e lá vai cenzinho p/ limpar, e é sempre o mesmo bico que entope. Será que pode ser defeito do bico? Obs. Só abasteço no Carrefour desde 0km.

    By Anonymous Eduardo, at 6/7/09 15:21  

  • É Eduardo, é a mesma desconfiança minha. o meu carro é um fiat uno fire 2009. Tive que fazer limpeza duas vezes, 120 conto cada.

    By Anonymous Anônimo, at 7/7/09 17:31  

  • oi. com certeza Eduardo e o bico injetor troque ele e se livre desse pesadelo. boa sorte..............

    By Anonymous Anônimo, at 7/7/09 22:13  

  • Vale mais a pena mesmo trocar logo o bico. Esse assunto é muito polêmico (limpeza), pq antes do Celta, tinha um Vectra 97 peguei ele com 2.000 km e vendi com 110.000 km e só fiz a limpeza de bico uma vez quando tive que trocar o regulador de pressão, isso com mais de 90.000 km. Tem mecânico que diz que os carros 1.0 é mais fácil entupir que os 2.0 porque o diâmetro do bico é maior. Não sei,se é isso mesmo pq como disse antes não sou mecânico. Começo a acreditar que só entope bico com defeito.

    By Anonymous Eduardo, at 8/7/09 11:26  

  • ola . no seu caso pode ter sido serviço mal feito .Pois a limpeza sim bem feita recupera sim o bico entupido ,mas não bico com a bobina queimada entedeu...A questão de um carro rodar 80 75 90 mil sem limpar os bicos vai variar de carro para carro cada região tem um determinado tipo de gasolina nem precisa falar detales ...E so ler anteriomente .eu sou a favor da manutençao preventiva basta apenas vc ter uma oficina de confiança pensse nisso ...

    By Anonymous Anônimo, at 9/7/09 21:29  

  • DETALHE ESQUECIDO !!

    By Anonymous MARCO, at 22/7/09 09:27  

  • NÃO SE PERCAM NA POEIRA DA FAMA DO BICO INJETOR. VÁLVULAS COM DEFEITO SÓ SUBSTITUINDO.
    NA MAIORIA DOS CASOS O PROBLEMA É RESOLVIDO, SEM QUERER, NA HORA DA LIMPEZA COLOCANDO OS ANÉIS VEDADORES NOVOS, ELIMINANDO ASSIM, POSSÍVEL ENTRADA DE AR FALSO PELOS BICOS INJETORES.
    (SRS MECÂNICOS, PENSEM. PLEASE)

    By Anonymous Anônimo, at 22/7/09 09:34  

  • Meu amigo se limpeza de bico nao resolvesse.Nao teria os famosos equipamento de limpeza; como vc tem muito dinheiro toda vez q os bicos injetores entupirem vc coloque injetores novos. Os bicos injetores nao tem como dar entrada de ar neles pois trabalham pulsando da proxima vez nao fala abobrinha seu leigo,
    Quem trabalha no ramo a mais de 20 anos pode dizer .... faça um curso de injeção eletronica,leia mais ,va ate uma oficina especializada faça uma pesquiza, e nao essas oficinas q não tem equipamento e fica sem argumento quando o cliente quer fazer uma revisão no sistema eletronico ,troca peças no chute ate resolver o problema.Amigos tem quer se atualizar. na duvidas a melhor maneira de achar uma oficina especializada de confiança pegue mais de 3 informação valeu ... ha MARCO OBRIGADO PELA CORREÇÃO DO PORTUGUÊS... POIS AQUI AS VEZES PASSA BATIDO MESMO O AMIGO DEVE SER PROFESSOR RSRSRS NUNCA ERROU NE RSRSRSR........... #$$¨%@*&¨%$%$#

    By Anonymous Anônimo, at 22/7/09 20:45  

  • Olha pessoal, vejo que este blog está fugindo do objetivo, não deveriamos estar discutindo a questão com argumentos técnicos? Deixando as crenças pessoais de lado, e vendo pelo lado profissional? Ao longo destes depoimentos vejo que há muita gente querendo informação e por outro, pessoas discutindo dogmas. Gostaria muito que todos refletissem nesta questão e discutíssemos de fato, sem dogmas ou religiosidades o assunto. Não quero ser moralista, porém assim como outros, quero ver este blog discutindo realmente o assunto.

    By Anonymous Henrique de Souza, at 22/7/09 22:45  

  • Com certeza Henrique, o blog está perdendo seu objetivo...uma pena...

    By Anonymous Eduardo, at 23/7/09 10:45  

  • Mais uma vez tive que executar limpeza no meu Celta, e mais uma vez o mecânico me disse que Gm e FIAT se superam nesse problema. Disse ele que para amenizar o problema é bom a cada 4 tanque de alcool / 1 de gasolina. É foda ter um carro flex e ter que ficar colocando gasolina.

    By Anonymous Eduardo, at 23/7/09 10:50  

  • concordo com vc Eduardo! bom vamos la o Herrique, seu celta pode esta precisando de uma revisão geral em todo o sistema de injeção eletrônica e não so limpeza . veja bem velas influenciam muito,cabos,bobina.....boa sorte !

    By Anonymous Anônimo, at 23/7/09 22:02  

  • Galera, gostaria da ajuda de vcs para esclarecer uma dúvida. Tenho um Uno Mille Smart 00/01, com quase 98.000 kms rodados, que nas últimas semanas vem apresentando problemas até então inexistentes. Por duas vezes ele morreu pouco tempo depois de começar a rodar (+/- 1 km) no momento em que tive de reduzir as marchas para entrar num cruzamento. Numa dessas vezes precisei de ajuda especializada para fazê-lo pegar novamente. No último fim de semana fiz uma viagem e notei que em alguns momentos o carro engasgou, parecendo que ia morrer de novo (essas engasgadas também ocorrem na cidade). Fui informado de que o problema poderia ser a bomba de combustível, já que a luz vermelha da injeção eletrônica vem acendendo no painel de forma intermitente. No entanto, levei o carro a um mecânico e ele verificou que não havia nada de errado com a pressão da bomba. Vcs acham que o problema pode ser os bicos injetores sujos? Ou seria a sonda lambda? De quanto em quanto tempo é preciso trocar o filtro de combustível? Sou o segundo dono desse carro, que adquiri com 60.000kms, sendo que o 1º proprietário me relatou não se lembrar se havia feito ou não a limpeza dos bicos (provavelmente não). Obrigado.

    By Blogger Marcelo, at 24/7/09 11:24  

  • Marcelo, precisa scanear a injeção p/ ver se detecta alguma coisa. O filtro de combustível é necessário trocar a cada 20 mil km se não me engano, no manual vc pode ter essa informação com precisão. É importante vc levar em alguem de confiança para fazer esse diagnóstico de injeção e verificar velas, cabos e etc. Tem que ser de confiança p/ não te empurrar serviços desnecesários. Acho q bico sujo não é não, pq qdo. ele tá sujo a luz da injeção não acende.

    By Anonymous Eduardo, at 30/7/09 10:25  

  • Olá meu carro estar engasgando muito gostaria de uma dica para solucionar o meu problema carro palio 1.0 fire ja troquei vela cabo bomba sensor de rotação....... so estar faltando a limpeza de bico pois estou em duvida pois muita gente não recomenda.... o que fazer? muito o brigado.

    By Anonymous Anônimo, at 10/8/09 22:58  

  • Meu amigo do palio! peça para passar o rastreador em uma oficina bem equipada,pois se precisar deve sim ser feito a limpeza no sistema de injeção,vc não deveria ter trocado todas essas peças sem ter certeza pois vai tornar o serviço bem mais caro do q uma simples revisão . Boa sorte .

    By Anonymous Anônimo, at 12/8/09 12:01  

  • Nossa, viagem essa do Palio...oficina totalmente despreparada, p/ sair trocando um monte de peça sem saber o que é....

    By Anonymous Eduardo, at 12/8/09 19:12  

  • vamos pessoal estava adorando os comentários!cade voçes

    By Anonymous Anônimo, at 12/9/09 18:17  

  • Olá, tenho um Uno 02 motor fire, notei que depois que abasteci em um posto especifico ele começou a engasgar e as vezes fica oscilando a lenta, alguém poderia me dizer algo sobre? desde ja agradeço ;D

    By Anonymous Anônimo, at 22/9/09 10:16  

  • OLA TENHO UM SIENA FIRE FLEX 1.0 06/07. QUANDO LIGO PELA MANHÃ NO ALCOOL ELE FICA TREMENDO COMO ESTIVESSE ENGASGADO PARA DEPOIS ESTABILIZAR. O QUE VEM A SER ESSE PROBLEMA (ACHO QUE É) ESPERO ORIENTAÇÃO PARA SOLUCIONAR. DESDE JÁ AGRADEÇO.

    By Anonymous Anônimo, at 27/9/09 10:10  

  • Olá amigos, eu tenho um corsa sedan 2001 16v com kit GNV... quando ando com GNV tudo certo, quando passo para gasolina fica horrivel, ocorrem variações de aceleração, falhas, o carro fica incrivelmente fraco etc... Passei scan na injeção e acusou um monte de erros que foram resetados mas que não resolveu meu problema, o que mais poderia ser. Será que os bicos estão sujos, eu uso direto aqueles aditivos que vao com a gasolina para ver se resolve e nada... alguem tem ideia do que pode ser???

    By Blogger Gabriel, at 1/10/09 15:50  

  • Gabriel, eu tinha um Vectra e tinha o mesmo problema, além de gastar muita gasolina, q não sei se é seu caso também. O problema era o regulador de pressão da gasolina. abç.

    By Anonymous Eduardo, at 8/10/09 17:46  

  • Tenho o Novo Ford Ka 2009 e esta semana começou a engasgar. O mecanico da concessionária alegou que tinha que fazer a limpeza de bico e disse que após fazer os testes concluiu que o combustivel que estava no veiculo era de má qualidade e foi retirado. Tive que pagar a limpeza e mais o ombustivel que foi colocado. Os 15 litros de alcool que foram retirados levei para casa e penso se vale a pena enviar para centro de pesquisa da UFMG para ser testado. Na verdade nem sei se vale a pena contestar os serviços da concessionária, uma vez que precisarei outras vezes, mas também não quero ser enganada.

    Glaucilaine - MG

    By Blogger glau.bahia, at 17/10/09 15:39  

  • Olá glau! vale apena sim vc recorrer. sabe porque? agente paga muitos impostos e outra a ford alega em nota oficial q não é nescessário execultar esse tipo de serviço. boa sorte para vc...

    By Anonymous Anônimo, at 18/10/09 21:51  

  • Bom Galera bom dia! tenho um fox que apresenta o seguinte sintomas

    - Luz da injeção acesa
    - falha na aceleração
    - perda de potencia
    porem o carro possui kit gás no gás o carro anda normalmente sem falhas sem perder potencia normalmente mesmo com a luz da injeção acesa. já no combustivel a luz da injeção começa a piscar intermitente. podem me ajudar? algué teve caso parecido? Obrigado abçs. A todos...

    By Blogger MYLENA, at 25/10/09 11:17  

  • Á esqueci de dizer já limpei o corpo da borboleta e troquei o filtro de combustivel mais nada, a luz da injeção insiste em ficar acesa. Até que é bonitinha rs desculpa a brincadeira é que estou muito nervosa com essa luszinha.Outra coisa si eu ficar rodando no gás já que no gás o carro roda normalmente, terei algum problema no motor? me ajudem...

    By Blogger MYLENA, at 25/10/09 11:23  

  • Olá mylena! vou te dar uma dica, leve em uma oficina de confiança, para rastrear o sistema de injeção eletrônica,90% vai ser a bomba de combustivel, isso é quanto à potência agora quanto a luz acesa pode ser sensor de pedal ou outros.... fui...

    By Anonymous Anônimo, at 29/10/09 21:58  

  • Tenho uma ecosport 05 8v flex, ela esta engasgando em marcha lenta (quando acelero), ja levei em 3 oficinas e nenhuma conseguiu diagnosticar o problema com exatidão. Em uma delas o mecânico avaliou o bobina cabos de velas e vela, disse que tinha uma fase queimada da bobina(e que eu teria que troca-las, (troquei) mas o problema persistiu, sem conseguir resolver o problema disse que o próximo passo seria trocar a junta do cabeçote, indignado com o laudo tirei meu carro imediatamente da oficina, pois achei que se tratava de um chute no escuro por parte do mecânico, se é que posso chamar isso de mecânico, já em outra oficina o mecânico fez a limpeza dos bicos novamente revisão dos cabos de velas, bobinas e velas e não conseguiu encontrar o problema me disse que teria que trocar a junta do cabeçote, também cai fora. Ai resolvi ir em uma autorizada ford o mecânico avaliou que eu teria que fazer uma descarbonização na parte da admissão do coletor, ainda não fiz o serviço de descarbonização, pois resolvi compartilhar meu problema com os senhores antes de mandar novamente para a oficina. álgum tem o mesmo problema que o meu e conseguiu resolver. obrigado pelo espaço. aguardo.

    By Anonymous Anônimo, at 2/11/09 15:53  

  • É impressionante como os profissionais, se é que podemos chamar assim, estão despreparados! Tudo bem que a junta do cabeçote não é muito cara, mas é estranho a junta causar esses problemas. Se fosse vc, levaria em outra concessionária para tirar a dúvida, pq esse negócio de descarbonização tb pode ser chute por não saberem qual o defeito.

    By Anonymous Eduardo, at 4/11/09 14:39  

  • Bom gente,tenho um Astra gls 95, nos ultimos 3 meses a luz da injeçao vem ascendendo sem parar. Ja troquei bomba de combustivel,sonda lambida e nada de resolver, meu carro fica constantemente com cheiro mto forte de gasolina, tem morrido em marcha lenta e engasgando demais! Faço manutencao corretamente,mas nao sei mais o q fazer, agora o mecanico esta descarbonizando a parte de cima do motor, sera que alguem pode me dar alguma dica, esse carro esta me deixando louco com esse problema! fora o $$ que ja gastei sem retorno algum!!! Que puder dar uma ajuda fico mto agradecido!

    By Anonymous Marcelo, at 10/11/09 14:26  

  • sou o mesmo do comentario a cima, lipou os bicos e nada da melhorar e nem da luz da ijeçao apagar, trocamos tbm o sensor da temperatura e nda, alguem me da um força ai, ta dificil meu carro viu. valeu

    By Anonymous Marcelo, at 11/11/09 14:16  

  • TENHO UM FIESTA 2009 COM 29000 KM.UM CARRO TRATADO A PÃO DE LÓ.FAÇO TODA AS REVISÕES COM TROCAS DOS COMPONENTES QUE A REVISÃO PEDE.A REVISÃO DE 30000 KM ME FOI COBRADO 280 REAIS,PARA TROCA DE OLEO FILTRO DE GASOLINA E FITRO OLEO..BUSUEI UMA ALTENATIVA PARA A MANUTENÇÃO COM AS MEMAS ESPECIFICAÇÕES E ENCONTREI POR 180 REAIS. UM LUCRO DE 100 REAIS..OTIMO..PEDI QUE OLHASSE AS VELAS QUE POR SINAL ESTÃO EM BOA CONDIÇÃO DE USO COMO TAMBEM OS CABOS..AGORA OS BICOS ESTAVAM CHEIOS DE CROSTAS E DEPOIS DE LIMPOS NA MAQUINA,FOI CONSTATADO UMA VASÃO IQUAL EM TODOS E SEM SOMBRA DE DUVIDAS O CARRO FICOU BEM MELHOR..CONSTATEI UMA QUANTIDADE DE BORRA ENORME NA CABEÇA DOS BICOS,E A MAIORIA DAS MONTADORAS SEMPRE CITAM QUE SÃO AUTO LIMPANTE..AUTO LIMPANTES?? SIQUINIFICA UM ENTUPIMENTO EM UM DOS BICOS E VC TERÁ QUE TROCAR TODOS,POIS A MAIORIA SEMPRE VAI RECOMENDAR A TROCA DE TODOS,ESTEJAM BOM OU NÃO.VOU LIMPAR OS MEUS A CADA 20000 KM.O DESEMPENHO MELHOROU E ECONOMIA TAMBEM.

    By Anonymous Anônimo, at 16/11/09 14:50  

  • Prezados, Este blog é excelente. Comprei um Fiat Uno 2006 com 90.000 rodados. Só uso alcool. A luz da injeção não apaga de jeito nenhum. Mas, não percebi perda de potência e nem acredito que seja alto consumo. Como só ando a 80 km/h, numa rodovia para ir e voltar ao trabalho todos os dias (170km todos os dias) e ele está fazendo 13,5km/l de álcool na estrada. Agora estou preocupado porque oficina mecânica e/ou concessionária é igual a loteria esportiva: senão tiver sorte não leva o prêmio (no caso, o reparo). Alguma sugestão, além da que, com certeza, vocês dirão: "leve a uma oficina"? rsrs

    By Blogger Roberto Junior, at 16/11/09 17:27  

  • Olá pessoal meu problema foi resolvido LUZ DA INJEÇÃO ACENDENDO era bico injetor entupido foi só limpar o bico o FOX ficou ótimo andando muito bem,mais como o FOX já tem alguns problemas precoces posso até citar alguns ( LUZ EPC acende do nada BUCHA DA SUSPENÇÃO, VALVULA TERMOSTÁTICA BARULHOS INTERNOS DEVIDO GRANDE QUANTIDADE DE PLÁSTICO COLUNA PARA BRIS MUITO LARGA TIRANDO A VISÃO NAS CURVAS entre outros ) na verdade carro bonitinho mais ordinário. Então resolvir voltar para a FIAT especificamente para o SIENA EL 2010 CHEIO DE ITEM DE ´SERIE COMO COMP. BORDO DIREÇÃO AR VIDROS ELÉT. TRAVA ELÉTRICA ENTRE OUTROS estou adorando o carro to falando isso pois já tive 2 palios rodei 4 anos com cada um e nunca me deixaram na mão já com o fox rodei 2 anos e 7 meses e só problema e comprei zero bala fox não recomendo. abç a todos...

    By Blogger MYLENA, at 4/12/09 10:46  

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    By Anonymous Anônimo, at 29/12/09 00:24  

  • por incrivel que pareça acabei de tirar meu carro da oficina tenho um gol GII 98 8v MI e limparam os bicos o carro realmente não pegava nem andava na gasolina agora pelo menos esta andando na gasolina porem ele não responde direito eu piso e ele demora a responder quando eu acelero ai ele anda direito mais na lenta ele ainda estafalhando o que pode ser agora?

    By Anonymous Anônimo, at 30/12/09 18:45  

  • gostei da reportagem...

    todos estão de parabéns....

    meu nome é nelson e preciso de ajuda de voces...

    tenho um pegeout 206 ano 2002 16v 1.0 gasolina.

    quando comprei o carro ele ratiava com gasolina comum. Então apartir daí só abasteço no posto shell com gasolina aditiva e ficou bom...

    mas depois de um tempo(3 meses) voltou a ratiar e morrer em primeira ou na partida.

    levei na oficina e não acusou nada na injeção e nenhum componente.

    o mecanico dizia que não tinha nada e liberava o carro.
    certa vez o carro morreu na frente da oficina e o mecanico entã viu o problema... teste daqui e dali achou o problema na bomba que estava fraca. então mandei trocar ele disse para trocar só o refil e custou 240,00.

    ficou bom por 6 meses...

    agora voltou o problema

    foi depois de abastecer no posto diferente, pois não havia gasolina aditivada...
    agora fiquei em duvida não sei se foi a gasolina ou a bomba?

    e as vezes morre e nada de pegar, parece que não tem gasolina... passados 40 segundos ele pega e volta normal e vai embora se eu usar a primeira ou reduzir no quebra mola volta o problema e acende a luz de injeção.

    qual é o problema realmente deste carro ? tem solução?

    em velocida anda muito bem e nunca morreu... eu sempre abasteço com 40,00 e ele faz na estrada 290km de autonomia.

    até gasolina fracionada eu coloco para não ficar velha. fui informado que é ruim encher o tanque e deixar um tempo sem usar....

    o carro é bom não queria desfazer dele será que tem jeito?

    tem algum mecanico que possa resolver isso?

    agradeço o brigado

    email. bycarioca@hotmail.com

    By Anonymous Anônimo, at 4/1/10 15:25  

  • olá pessoal,to com um problema no meu palio 99-1.0-8v,o carro ta bebendo gasolina mais do que eu bebo agua,rsrs.ele sempre consumiu um pouco alto em media9km/l para um carro 1.0...
    ha uns 5 meses atras fiz uma revisao:troquei velas,cabos,limparam os bicos,e ha 3meses troquei filtro de combustivel e bomba de combustivel,mas tenho percebido que o carro ta consumindo muito chega a fazer 7km/l(e só uso gasolina aditivada) o que pode ser?na marcha lenta ele tb trepida um poco quando paro e saio no sinal.sera sonda lambda ou limpeza nos bicos que tenho que fazer?se alguem puder me ajudar ficarei grato,obrigado!

    By Blogger Alexandre, at 4/1/10 20:06  

  • tenho um gol 4
    ele perdeu a potencia troquei o posto de abastecimento ele melhorou devo limpar os bicos

    By Blogger douglas, at 27/1/10 20:04  

  • Pessoal, preciso de um help. Tenho um ford ka 2008/2009, há uns 15 meses atrás meu carro começou a engasgar e a concessionaria disse que eu teria que fazer limpeza de bico... otimo fiz e resolveu o problema, depois de 5 meses aconteceu a mesma coisa.. fiz novamente, agora aconteceu de novo... Agora eu pergunto é normal em praticamente 1 ano ter que fazer limpeza de bico 3 vezes num carro que tem 13000 km rodados??? será que todos os postos do meu bairro o alcool é ruim????

    By Blogger Dulcilene, at 28/1/10 17:42  

  • É de admirar!!!! segundo dizem aqui nos comentarios, a Ford não recomenda limpeza de bicos!!!!! pq fez a tal limpeza???? Na teoria é um, na pratica é outra???? esses caras só confundem as pessoas mesmo... Amigo! mudo de posto de combustivel!!! ai é uma prova q limpeza de bicos injetores fuciona mesmo!!! abraços... boa sorte. bye...

    By Anonymous Anônimo, at 28/1/10 22:09  

  • comprei um fiat uno fire 2003/2004 na agencia de carros e ele veio consumindo muita gasolina e saindo uma fumaça preta e tambem demora um pouco desenvolve em marcha lenta. o que pode ser?

    By Blogger fewell, at 3/3/10 10:58  

  • comprei um fiat uno fire 2003/2004 na agencia de carros e ele veio consumindo muita gasolina e saindo uma fumaça preta e tambem demora um pouco desenvolve em marcha lenta. o que pode ser?

    By Blogger fewell, at 3/3/10 11:00  

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