Segunda-feira, Janeiro 28, 2008

Proteja todos do fumo passivo

É uma estatística surpreendente e alarmante: 700 milhões de crianças - quase a metade dos jovens do mundo - respiram ar poluído pela fumaça de tabaco. As pessoas que fumam em espaços confinados, como dentro de casa ou no carro, submetem outras pessoas a uma mistura perigosa de toxinas, inclusive nicotina, monóxido de carbono e cianeto, mesmo quando as janelas estão abertas. O fumo passivo expõe crianças a riscos crônicos de saúde, pis aumenta o risco de um bebê morrer subitamente de causas inexplicáveis; contribui para o peso baixo de nascituros e prejudica o desenvolvimento dos pulmões; causa bronquite e pneumonia em adultos jovens e aumenta o risco de infecções auriculares, asma, tosse e respiração ofegante entre crianças em idade escolar.
A primeira campanha global de proteção ao fumo passivo, está prestes a se iniciar sob o comando da International Union Against Cancer (UICC) (União Internacional Contra o Câncer) e membros do mundo inteiro conduzirão uma iniciativa para promover às crianças ambientes livres de fumo. A campanha I love my smoke-free childhood (Adoro minha infância livre de fumo) será lançada no Dia Mundial do Câncer, 4 de fevereiro, com as seguintes mensagens para os pais: evite fumar em casa ou no carro; aerte as crianças para ficarem longe do fumo passivo ou de locais que permitem fumar; ensine às crianças que não existe um nível seguro de fumo passivo; não fume durante a gravidez ou perto de alguma mulher grávida; use uma creche livre de fumo; se você é fumante, pergunte ao médico como fazer para parar e seja um modelo de comportamento para seu filho - não fume.
Em apoio a essas mensagens, a UICC está publicando um relatório especializado de 40 páginas, Protecting our children against secondhand smoke [Protegendo nossos filhos contra o fumo passivo].
A campanha I love my smoke-free childhood é o primeiro foco dentro da Campanha Mundial Contra o Câncer, um esforço qüinqüenal de prevenção do câncer lançado no Dia Mundial do Câncer de 2007. A Campanha oferece aos pais medidas simples para serem ulteriormente compartilhadas com as crianças na prevenção do câncer. Para maiores informações, consulte o site www.worldcancercampaign.org.
Fontes: Union Against Cancer (UICC); Campanha Mundial Contra o Cancer; PR Newswire Latin America.

 
 

0 Comments:

Postar um comentário

Links to this post:

Criar um link

<< Home