Domingo, Julho 08, 2007

Agressão à lingua portuguesa às portas do Pan 2007

A Prefeitura e os organizadores dos Jogos Pan-Americanos 2007 reservaram faixas exclusivas para a Família Pan trafegar em algumas vias da cidade.
Tudo bem, não fosse o que presenciei hoje, na Linha Amarela: batedores da polícia fechando completamente a via ao tráfego, enquanto escoltavam um comboio de ônibus e caminhões, que supostamente transportavam alguma delegação estrangeira e seus materiais esportivos para as competições. Para que as faixas exclusivas? Alguém poderá explicar?

Para o quê, imagino, não encontrarei explicação plausível é para faixas de plástico afixadas em passarelas incluirem a inscrição de que veículos não autorizados a trafegar pelas faixas de rolamento exclusivas para a Família Pan e demarcadas em cor abóbora (as cores preferidas pela Prefeitura) "estão sujeitos à multa" (grifo e destaque meus), em flagrante desrespeito à língua portuguesa. Qual a razão linguística para utilização da crase?
Quem será o responsável por tal frase? Em tempos idos, as instituições que se utilizavam de material gráfico para divulgação de qualquer assunto de seu interesse solicitavam serviços de revisores para textos em português e textos em língua estrangeira, para cada inscrição gráfica que veiculassem em materiais promocionais e de divulgação. As agências de propaganda e empresas gráficas eram impedidas de veicular materiais que não tivessem sido previamente aprovados. Será que as coias mudaram tanto assim e não se tem mais o cuidado no correto uso da língua portuguesa? Ou o material foi divulgado sem a devida aprovação pelos responsáveis?
Vale a pena alguém rever as faixas contendo a inserção citada pois, sem dúvida elas devem ter custado algum bom dinheiro que não justifica tal aberração.
Olá Camões, apareça por aqui! Mas não fique escandalizado com o uso da língua mãe.

 
 

0 Comments:

Postar um comentário

Links to this post:

Criar um link

<< Home